Projeto ensina fazer do ‘lixo um luxo’




Crianças, jovens e adultos podem
participar do projeto (clique para ampliar)
Transformar o lixo em um luxo. Esse é o objetivo do projeto “Oficina Reciclagem e Arte”, desenvolvido pela professora Ana Carvalho, na Secretaria de Cultura e Turismo, e que ensina os alunos a reaproveitar materiais recicláveis que, descartados, iriam para o lixo. “Tudo pode ser reaproveitado e virar arte”, explica a professora.

Papel, papelão, rolo de papel higiênico, filtro usado de café, bobinas de papelão, caixas de leite longa vida e, até, casca de ovos, viram arte requintada nas mãos dos artesãos e artesãs alunos do projeto. “A gente consegue os materiais com empresas, ou recolhe na rua, trás pra cá e os transforma em objetos úteis, como porta retrato, porta-joias, vasos, abajur, enfim... vai da criatividade de cada um”, explica Ana Carvalho.

Os alunos aprendem também a utilizar e fazer a cola ecológica caseira, com maisena e farinha de trigo. “A gente passa a técnica, mas a criatividade fica por conta de cada aluno”, disse a professora.

O trabalho, explica a artesã, ajuda a valorizar o artesão, promover a reciclagem de materiais que demorariam anos para se decompor na natureza e que poderiam contaminar o meio ambiente. Ao mesmo tempo pode ser uma fonte de renda, além de excelente terapia ajudando a melhorar a autoestima das pessoas, já que exercita o raciocínio, a criatividade, etc.

O projeto conta atualmente com 15 alunos e acontece todas as terças-feiras das 16h às 20h no Centro Comunitário. As inscrições estão abertas para novos alunos e é gratuita. Os interessados podem comparecer no dia da aula e já começar as atividades. Contatos pelo telefone 9732-6879, com Ana Carvalho.




Alunos e professora posam ao lado dos trabalhos




Artesã faz arte com caixa de leite




Professora Ana Carvalho

No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

1 comentários:

saulinho disse...

Parabéns Sérgio Santos pela matéria, ficou excelente,em meio a tantas noticias ruins:violência, furto, assalto entre outros, pelo menos uma noticia boa,é isso ai,vamos fazer do lixo o luxo

Postar um comentário

PUBLICIDADE