Pilar tem 16 partidos para disputar as eleições em 2012, segundo TSE

  • PT perde 60% dos filiados e só tem 100 aptos.
  • Sem submeter a lista, PPS e DEM não registraram novos filiados.
  • Sem partido, Paulinho Papagaio não poderá ser candidato.
  • Confira o ranking de filiações de todos os partidos de Pilar do Sul.
  • PTB ultrapassa o PSDB e ocupa o 1° lugar com 367 filiados.
  • Último: PSL só tem 1 filiado e é nora do prefeito Toninho da Padaria.


No ano de 2008, apenas 8 partidos concorreram as eleições municipais. Agora, para as eleições do ano que vem, Pilar do Sul conta com 16 partidos aptos a participarem do pleito eleitoral que elegerá o prefeito, vice-prefeito e 11 vereadores que comandarão a cidade de 2013 à 2016. As informações estão disponíveis no site do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, no sistema Filiaweb - sistema eletrônico de filiações, desfiliações, emissão de certidões e de regularização dos partidos, junto a Justiça Eleitoral.

As novidades são os recém-criados PSB, PHS, PRB e PSD, além dos nanicos PP, PCdoB, PR e PSL (que já existiam) que se juntam aos partidos tradicionais na cidade como PSDB, DEM e PMDB, que já elegeram prefeito, além de PTB, PT, PDT, e PPS, que já elegeram vereadores, e PV, que participaram das últimas eleições na cidade.

Listas oficiais dos partidos
Segundo a legislação em vigor no país, para que um cidadão possa ser candidato a cargo eletivo ele deve estar filiado a um partido político há, pelo menos, 1 ano antes do pleito. Esse prazo espirou-se no último dia 7 de outubro. O prazo para que os partidos submetessem a lista oficial de filiados, e novos filiados, expirou no dia 14 de outubro.

Segundo o artigo 21 da resolução 23.117/09, do TSE, em conformidade com artigo 19 da Lei n.º 9.096/95, à partir deste prazo (14/10) não é possível realizar inclusão, ou alteração, de filiados na listagem oficial, valendo (para fins de candidatura) a última listagem submetida pelo partido a Justiça Eleitoral, no Filiaweb.

Consultando os dados do Filiaweb (www.filiaweb.tse.gov.br), 10 partidos, PSDB, PMDB, PTB, PT, PV, PDT, PHS, PSB, PRB e PSD, atualizaram suas listas, contendo novos filiados, junto ao TSE.

Os demais partidos, DEM, PPS, PP, PCdoB, PR e PSL, não atualizaram as suas listas e, agora, só poderão fazê-los na próxima abertura do Filiaweb, em abril do próximo ano, quando poderão incluir novos filiados, mas estes não poderão ser candidatos em 2012.

Segundo o TSE só poderão ser candidatos em 2012 os filiados até 7 de outubro de 2011, cujas inscrições constem nas listas oficiais do partido submetida até 14 de outubro de 2011 ao TSE, pelo Filiaweb.

DEM e PPS não atualizaram a lista
O Partido Democratas (DEM), do atual prefeito Toninho da Padaria, é um dos partidos que não atualizou a lista no mês de outubro. A última vez que o partido o fez foi em 14/05/2009, sendo válido para fins de candidatura a cargos eletivos os filiados incluídos até esta data.

Outro partido que não submeteu a lista foi o Partido Popular Socialista (PPS). Segundo as informações a comissão provisória do partido foi dissolvida pela executiva estadual que retirou o comando do partido do antigo grupo, que era comandado por Dito da Paineira (agora no PSDB) e Angelo Paiotti (agora PTB), e o passou para Vicente Ianni Junior que estaria formando um novo grupo, mas a listagem dos novos filiados não foi atualizada no TSE. Se a informação for procedente os novos filiados do PPS não poderão concorrer à eleição do ano que vem.

Novos partidos
Dos 16 partidos existentes, apenas 8 disputaram as 3 últimas eleições municipais. PP, PC do B, PR e PSL já existiam, mas estavam, ou ainda estão, inativos. Os outros quatros, PSB, PHS, PSD e PRB são partidos novos na cidade.

PSB - O Partido Socialista Brasileiro tem 9 filiados, entre eles o jornalista Sérgio Santos, o sindicalista Pedro Samuel, o advogado Luiz Fernando de Almeida Rosa, os empresários Sidnei Aparecido de Souza e José Antonio Gomes, e o servidor público Everaldo da Silva Portugal.

PHS – Partido Humanista da Solidariedade tem 3 filiados e é comandado por Anderson Luiz, servidor público da Câmara Municipal, que era filiado ao PDT.

PRB – Partido Republicano Brasileiro, do ex-vice-presidente José Alencar, tem apenas 1 filiado. Trata-se de Manoel Luiz da Silva, 44 anos, que nossa reportagem não conseguiu obter maiores informações.

PSD – Partido Social Democrata - conhecido como ‘O Partido do Kassab’, que foi fundado recentemente pelo prefeito da capital, tem em Pilar do Sul 9 filiados. O presidente da nova sigla é Carlos Alex Franco, o “Jaca”, proprietário do site Girou, promotor de eventos e fotógrafo.

O vereador Roberto Toshimi estava constituindo a comissão provisória do PSD em Pilar do Sul e tinha, inclusive, filiado cerca de 15 pessoas, sendo que a maioria deles seriam candidatos a vereador. Mas, por causa de uma manobra de bastidores a comissão provisória foi retirada de Toshimi que afirmou que a manobra foi realizada por um vereador, um ‘expert’ desarticulador da política pilarense. Depois disso, Toshimi deixou o DEM e foi para o PMDB.

Outros partidos
PP – Partido Progressista é um dos quatro partidos existentes, mas que, supostamente, estão inativos, mas aptos a disputarem as eleições do ano que vem. O PP tem 4 filiados entre eles a empresária Alzira Akiko Adati Yuri. O ex-vereador Celso Luiz Farrapo foi filiado ao partido, mas o deixou em 2004.

PR – Partido da República, antigo PL (Partido Liberal) tem apenas um filiado, mas apto a disputar as eleições. O filiado é Jair Goes Vieira.

PC do B – Partido Comunista do Brasil tem 43 filiados todos em dia com a Justiça Eleitoral. A última vez que a lista foi atualizada no TSE foi em 2004. O curioso deste partido é que dos 43 filiados, 39 são mulheres. Outro fato que chama atenção é que 41 filiações foram feitas no mesmo dia, em 07/08/1995, e as demais datam do ano de 1993. Segundo o sindicalista Pedro Samuel, o PC do B era comandado por membros de um sindicato que congregava funcionários da antiga fábrica de fusíveis Brasan-o e que os filiados seriam funcionários da empresa que ingressaram na sigla para fazer frente a uma corrente partidária dentro do referido sindicado.

PSL – Partido Socialista Liberal é, dos nanicos, o que também chama a atenção por ter apenas uma filiada e esta ser a nora do prefeito Toninho da Padaria, Rosangela Assunção de Meira, Secretária de Recursos Humanos e Administração na prefeitura de Pilar do Sul. Segundo o TSE, Rosangela filiou-se ao partido em 1995 e a última vez que o PSL atualizou os seus dados na Justiça Eleitoral foi em 2004.

PT perde mais da metade dos filiados
Dos maiores partidos da cidade o PT – Partido dos Trabalhadores, foi quem mais perdeu filiados nesta última atualização. De 252 filiados só restaram 100 aptos a disputar as eleições. Uma queda de 60%. Foram 78 desfiliações voluntárias, além de 46 filiações canceladas, outras 23 excluídas e 5 sub judice. Com isso o PT caiu da terceira para a quinta colocação no ranking de filiações.

Noel Batista de Carvalho, ex-vereador (2001/2004) e que nas duas últimas eleições foi candidato a prefeito pelo PT foi um dos que abandonaram a sigla. Noel Professor filou-se ao PMDB.

Maiores partidos
O PTB se consolida como o partido com maior número de filiados: 367. O PSDB vem em seguida com 331, seguido do DEM com 188, PMDB com 179 e PT com 100 filiados aptos.

Demais partidos: PV 75 filiados - PDT 49 filiados - PPS 47 filiados - PC do B 43 filiados - PSD 9 filiados - PSB 9 filiados - PP 4 filiados - PHS 3 filiados - PR, PRB e PSL tem 1 filiado cada.

Paulinho Papagaio e Paulino sem partido
Segundo os dados do TSE os ex-vereadores Paulo Roberto Domingues dos Santos, o Paulinho Papagaio, e Paulino Ribeiro de Carvalho, o Paulininho Mineiro, estão sem partido e não poderão disputar as eleições do ano que vem.

Papagaio teve o registro cancelado judicialmente em 13/12/2007 quando ainda era vereador e deixou o PPS indo para o PMDB, o que causou dupla filiação fazendo com que ele não pudesse disputar as eleições de 2008. Possivelmente a situação do pré-candidato não foi solucionada e, segundo certidão emitida pelo TSE, Paulinho Papagaio está sem partido, assim, não poderá disputar as eleições do ano que vem.

Paulino Mineiro teve o seu registro no DEM cancelado em 13/12/2007 e também consta no site do TSE como sem partido.
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

1 comentários:

Pilar do Sul disse...

Caro Sérgio, tomara que graças a essa "manobra realizada pelo vereador expert", as próximas eleições nos tragam novos candidatos, pessoas que busquem uma revolução política ao invés dos mesmos candidatos, com as mesmas propostas e promessas, e que nos trouxeram sempre os mesmos resultados; tomara que as próximas eleições nos reservem candidatos jovens, com novas ideias e ideais, novas estratégias de governo. Quem sabe, se as novas eleições nos revelarem novos candidatos, a nova geração não comece a participar ativamente da vida política, afinal de contas onde estão os jovens hoje em dia? Desde os cara-pintadas não vemos mais, grandes movimentos políticos aqui no Brasil, vemos uma ou outra manifestação, casos isolados, mas apenas. Os jovens devem voltar a se interessar por política, principalmente pela nossa política, que vem se transformando a cada nova eleição em uma "marmelada" maior.
Digo tudo isso porque ouço rumores que em 2012 teremos candidatos jovens aqui na cidade e torço, para que assim, outros jovens repensem seus conceitos políticos e votem, ao menos desta vez, com consciência; para que todos avaliem seus candidatos, a proposta de cada um, o que cada novo político poderá trazer de bom para nossa Pilarzinha, que já ficou tempo demais estagnada; que desta vez o progresso chegue até nós pelas mãos destes jovens políticos e torçamos para que eles não desanimem, pois a jornada será longa.
Uma última coisa, que estes jovens contem com o APOIO de quem já tem experiência no assunto e não sejam recebidos com pedradas; tenho certeza que eles não estão entrando neste barco com a intenção de ocupar o lugar de alguém (como muitos estão pensando), querem apenas exercer seus direitos, contribuir como podem, fazer cada um a sua parte. Então, que os velhos não os tomem como rivais ou concorrentes de urna, mas apenas como o futuro do país.
Enfim, é só o que penso. Grande abraço!

Postar um comentário

PUBLICIDADE