Eleição do conselheiro tutelar acontecerá neste domingo

PUBLICADO ÀS 8H36 - ATUALIZADO ÀS 11H48
Candidatas a Conselheiras Tutelares - Fotos cedidas pelo CMDCA/Montagem BSS
Vai acontecer neste domingo, 15, a eleição para conselheiros tutelares. Os novos conselheiros, ou os reeleitos, assumirão o cargo por um período de três anos, podendo concorrer a uma única reeleição consecutiva.

Segundo o edital, todos os eleitores do município podem votar, bastando para tanto comparecer com o título de eleitor e o RG ao local de votação, que acontecerá na sede do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na Rua Santo Antonio, 197 (próximo ao Fórum), das 8h às 17h.

São oito candidatas, que concorrerão a cinco vagas. Inicialmente eram 11 candidatas, mas três foram reprovadas na avaliação de conhecimentos do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Confira quem são as candidatas:

Ana Lúcia Pereira
Paulina Dionísio Cosme
Shirley dos Santos Mendes
Izaltina Helena de Camargo Maciel (Lene)
Ana Lúcia Penaforte
Solange Barboza de Souza
Vanilde Aparecida dos Santos Lima
Cátia Silene Aparecida Brisola

De acordo com a lei municipal 254/2011, para concorrer ao cargo de conselheiro tutelar o candidato tem que preencher diversos requisitos. Os mais importantes é conhecer o ECA, ter ensino médio (antigo 2° grau) completo e não ter antecedentes criminais.

O inciso VII, art.12 da resolução diz que o candidato a conselheiro tutelar deve ter: “Comprovação de experiência profissional ou voluntária de no mínimo 1 ano em trabalho direto na área da criança, do adolescente e família, nos últimos 3 anos”, além de apresentar uma carta de apresentação firmada pelo presidente de uma entidade cadastrada no CMDCA ou por um diretor de estabelecimento de ensino.
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

1 comentários:

marbrizolla disse...

Infelizmente, não estarei nesse domingo em Pilar para poder votar...Sei o quanto é importante bons conselheiros para tomarem decisões com firmeza e coerência,não esquecendo nunca da responsabilidade e bom senso pois estão trabalhando em prol das crianças e adolescentes.Como diretora de escola já presenciei atitudes totalmente despreparadas(não generalizando) em relação às crianças, a ponto de evitar chamar o conselho tutelar.Mas, quero deixar bem claro que precisamos e muito de um conselho atuante para serem nossos parceiros em garantir as crianças e adolescentes os seus DIREITOS, porém nunca deixando de concientizá-los dos seus DEVERES.

Postar um comentário

PUBLICIDADE