Empresa japonesa pode se instalar em Pilar do Sul e gerar até mil empregos

Hiroshi Adachi, Masanori Fukami, Toninho e Takao.
Um representante de uma empresa japonesa do ramo automotivo, fornecedora da montadora de veículos Toyota, que está se instalando em Sorocaba, esteve visitando o município de Pilar do Sul, na manhã de ontem (26), com o objetivo de conhecer a cidade para uma possível instalação da empresa.

Masanori Fukami, executivo da empresa Toyoda Gosei Co. Ltd., foi recepcionado pelo prefeito municipal, Antonio José Pereira e pelo vice-prefeito Takao Yonemura, que fez o contato inicial com a empresa no Japão. Hiroshi Adachi, presidente do Kaikan (Associação Cultural e Desportiva de Pilar do Sul), representante da colônia japonesa, atuou como intérprete na reunião.

Masanori explicou que a empresa, que tem sede no Japão e filial na Indonésia, está se instalando no Brasil por causa da vinda da fábrica da Toyota para Sorocaba, para quem a empresa fornece diversos acessórios como airbag e perfis de polímero. Da produção da empresa, 70% é vendido para a Toyota, que, inclusive, detém 70% das ações da Toyoda Gosei no Japão.

O executivo disse que a empresa está analisando diversos municípios e deverá escolher um deles até junho deste ano. Em 2013, disse, a empresa pretende iniciar a construção da planta no Brasil, em 2014 a instalação de equipamentos e treinamento de pessoal e em 2015 a produção. Para isso a empresa necessita de uma área de, pelo menos, 25.000m² para a construção de um galpão de 10.000m². A meta da empresa é gerar 200 empregos de imediato podendo chegar a 500 empregos, em curto prazo, e 1000 empregos a médio e longo prazo, dependendo da demanda do mercado brasileiro.

O prefeito Toninho da Padaria disse que a prefeitura não dispõe de uma área tão grande, mas se mostrou disposto a desapropriar uma área para a instalação da empresa. Uma das possibilidades analisadas foi a área da antiga fábrica Perrella, no parque industrial. O empresário japonês esteve na área e teria aprovado o local.

Uma das razões para convencer a empresa a escolher Pilar do Sul é a força e estrutura da colônia japonesa, como clube de serviços e escola japonesa na cidade, considerada uma das melhores do estado.

O vice-prefeito Takao Yonemura foi quem fez o primeiro contato com a empresa Toyoda Gosei, quando esta acenou com a possibilidade de vir para o Brasil. Takao tem um irmão que reside no Japão e fez a intermediação entre ele e os diretores da empresa, que vieram, agora, ao Brasil, analisar as cidades e os locais para a futura instalação da planta no Brasil. (Com informações do blog do Toni Silva).

A reunião aconteceu na prefeitura

























Empresa com sede no Japão pode se instalar em Pilar do Sul - Foto:  Response.


No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

1 comentários:

Talita C. disse...

É isso que Pilar precisa, empresas para gerar empregos para a população. Torço que nossa cidade seja escolhida, será uma grande oportunidade principalmente paras os jovens pilarenses que muitas vezes deixam o município por falta emprego. Um abraço.

Postar um comentário

PUBLICIDADE