Acabou a paciência: Mutuários do CDHU protestam em frente a casa de Toninho da Padaria



“Acabou... esgotou a nossa paciência. Queremos nossas casas”. Com esse, e outras palavras de ordem, cerca de 25 pessoas mutuários das casas CDHU, que está em construção, realizaram na noite de ontem (04) um protesto em frente a casa do prefeito Antonio José Pereira, (DEM), na rua Toshio Muramatsu, na Santa Cecília, em Pilar do Sul.

Era por volta de 20h quando os mutuários se aglomeraram em frente à residência de Toninho da Padaria, mas foram informados pelos familiares do alcaide que ele não se encontrava, que ainda não havia voltado da prefeitura.

Os moradores contaram à reportagem do Blog do Sérgio Santos que realizavam um protesto pacífico, algumas delas com panelas nas mãos, e a intenção era conversar com Toninho da Padaria para obter dele uma resposta objetiva e definitiva de quando as obras serão concluídas e as casas, finalmente, entregues. Os mutuários disseram que já não aguentam mais esperar pelo término das obras que deveriam ter terminado e as casas entregues há cerca de 3 anos.

Os manifestantes disseram que logo depois que chegaram, cerca de apenas 4 minutos, chegou a primeira viatura do Polícia Militar, com dois policiais, e depois chegaram mais duas viaturas, uma delas da Força Tática, com mais seis policiais. “Nós estamos aqui para proteger à todos, tanto o prefeito como seus familiares, como vocês também (os manifestantes)”, disse o sargento Adail, comandante da guarnição da PM que veio de Salto de Pirapora.

Os manifestantes reivindicam a conclusão das obras de construção de 93 casas do CDHU que foram iniciadas em 2007, ainda gestão do ex-prefeito Luiz Henrique de Carvalho (PSDB), e que deveria, de acordo com o cronograma inicial, ter sido concluída em dezembro de 2008. Ao longo desses anos, alegam, várias reuniões foram realizadas, mas o prazo prometido para o término das obras não foram  cumpridos pelo CDHU e pela prefeitura. “Prometeram-nos que iam entregar as casas em agosto, depois mudou para outubro, depois para dezembro (2011) e, por último, para abril de 2012, mas já disseram que não vai ficar pronta e, agora, não tem nenhum prazo para o final das obras. E, inclusive, o prefeito disse que não sabe mais quando a obra irá terminar e que se pegarmos muito no seu pé ele não terminará a obra nesse ano”, disse um dos mutuários.

“Estamos a sete anos esperando as casas. Já não aguentamos mais esperar”, disse uma manifestante acrescentando que está para ser despejada da casa em que mora de aluguel, que está com a luz cortada, em virtude de ter que pagar aluguel, que está atrasado.

Depois de muita negociação, intermediada, por telefone, pelos vereadores Miguel Pereira e Roberto Toshime (ambos do PMDB), que chegaram ao local por volta de 22h, o prefeito Toninho da Padaria chegou em casa por volta de 22h30 para falar com os mutuários e deixou claro que não gostou da manifestação realizada à noite em frente a sua casa e que não era a hora nem o local correto para tratar do assunto. Junto com o prefeito estavam o seu advogado, Caetano Scaduto Filho, e o engenheiro José Almeida Rosa Junior (Gestor de Convênios PMPS – CDHU), responsável técnico da obra.

O prefeito alegou modificações no projeto original e serviços adicionais, como muros de arrimo, que atrasaram a conclusão da obra. O prefeito disse que está empenhado em terminar a obra e que apenas é responsável pelos três anos de seu mandato, e não dos anos anteriores, na gestão passada.

O prefeito sugeriu que uma comissão composta de cinco mutuários fosse hoje (05) até o gabinete discutir o assunto. Depois de muita discussão, e ânimos exaltados de ambos os lados, os mutuários aceitaram a sugestão do prefeito. A reunião foi na manhã de hoje, na sede da prefeitura. Nossa reportagem ainda está tentando apurar o teor da reunião, bem como o que foi decidido.












Leia também:

Moradores reclamam de atraso nas obras do CDHU em Pilar do Sul

Tags: , ,

Sérgio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTb 51.754/SP

26 comentários

  1. Querer reivindicar direitos é fácil! mais como disse o atual Prefeito ele é apenas responsável pelos três anos de seu mandato, e não dos anos anteriores, na gestão passada. Se eles estão assim por causa das datas que só se modificam futuramente, porque não correram atrás trabalharam e tentando se ajustar financeiramente sem precisar ficar esperando alguma coisa de alguém? Não se pode julgar as pessoas sem antes saber da história, mais o fato é que; muitos desses manifestantes do meio pararam suas vidas e ficam apenas buscando modos de se ajustar sem querer sofrer ou correr atrás de alguma coisa. É claro que ambos estão errados, pois venho acompanhando esse projeto da CDHU desde quando elas foram prometidas, e vejo que até hoje elas não foram entregues , as ambas histórias tem pontos positivos e negativos; mais a única certeza que se pode obter é que tumultos e palavras agressivas não apressaram suas casas; por isso eu acho que antes de armar "barracos" e expor pessoas, eles (os manifestantes) deveria ter procurado a cede da prefeitura para tentar ter entrado em um acordo com o atual prefeito , e ai então estar esclarecendo suas duvidas sobre o prazos de entrega. Agir de forma inadequada como o que aconteceu só aumenta os problemas, além de não ajudar em nada.

  2. Ellena, tudo bem?

    Ou você não entendeu, ou meu texto não foi claro...

    Deixa eu ser claro então:

    Já foram realizadas "trocentas" reuniões e feitas "trocentas" promessas. Faz 7 [sete] anos que os mutuários estão aguardando essas casas... A paciência deles chegou ao limite...

    Eles me disseram que ultimamente o prefeito tem se recusado recebe-los no gabinete... A manifestação, disseram, foi o último recurso.

    Se conseguir fazer uma interpretação de texto [e clicar nos demais links da matéria] verá que esse problema ja vem da administração anterior, mas o prefeito atual é o TONINHO DA PADARIA [há 3 anos e 3 meses]. Ele foi eleito para resolver problema. 3 anos foi Tempo mais que suficiente para terminar a obra.

  3. A mais pura verdade, é que o sr. Antonio e toda sua equipe não se empenharam para entregar em tempo hábil a obra. O manifesto é claro e justo, tendo em vista que o prefeito é eleito pelo povo para resolver todos esses problemas. A não entrega simboliza de forma clara o quanto foi inoperante a gestão da equipe do sr. Antonio, que se preocupou muito em estar bem com a base aliada ao invés de trabalhar pelo povo Pilarese. Por outro lado tenho absoluta certeza que inúmeras dessas pessoas que hoje protestam (e com toda a razão) contra o prefeito também auxiliou para que mesmo fosse eleito. Resta saber quando essas casas serão entregues, e se ao receber a casa quantos mafiestantes irão comerciáliza-las à preço de banana.

  4. Justamente; "eles te disseram" agora, você já falou com alguém que realmente pode dizer o porque dá não entrega das casas? Além de que a pessoa mais apta a enformar quando as casas serão entregues precisamente é o engenheiro José Almeida Rosa Junior (Gestor de Convênios PMPS – CDHU), responsável técnico da obra. As pessoas vive, querendo achar alguém pra se encostar, para atacar pedras e tudo mais. Mais duvido que se as casas já estivesse prontas entregues para uso, se haveria alguém pra agradecer; ( ta na cara que não ) ! e outra se eles acham que o culpado das casas ainda não terem sido entregues é só do Prefeito, tivesse avaliado antes a capacidade dele e não terem o elegido a prefeito. É bom; assim, as pessoas pensam melhor na hora de votar pra escolher quem vai ficar no comando, porque quem escolhe somos nós mesmos, e então somos os últimos que temos direito de julgar.
    Ele certo não tá mais eu sou totalmente contra a manifestações em frente a casas, locais de trabalho e tudo mais. ! então aqui eu faço valer o meu ponto de vista, seja ele igual ao seu ao dele , ou de ninguém !!!

  5. Ellena... o comandante da cidade, a autoridade máxima, é o prefeito... é ele que manda e desmanda.. é ele que nomeia e despede o engenheiro, bem como seus auxiliares...

    Estou acompanhando esse caso desde o começo. Quem deve explicação é o prefeito, e ninguém mais...

    E mais, se as casas tivessem sido entregues, ninguém tinha que AGRADECER NADA... o prefeito não está fazendo nenhum favor pra ninguém não, minha cara.... Isso é feito com o dinheiro do POVO... E mais: cada um vai pagar a sua casa por 25 anos... não é de graça não... ninguém tem que agradecer nada... políticos não fazem mais que a sua obrigação... tudo é feito com o dinheiro dos impostos do POVO.

    A constituição brasileira [conhece] garante o direito de qualquer cidadão realizar manifestação pacífica e ordeira.

    Quanto a votar nesse prefeito, me exclua dessa. Se você votou nele, eu não.

    Seu direito de expor o seu ponto de vista, de dar a sua opinião, SERÁ SEMPRE GARANTIDO AQUI NO BLOG DO SS... aqui todos podem se manifestar a vontade, sem qualquer cerceamento, mesmo que discorde de mim, mesmo que me critique... AQUI QUALQUER CIDADÃO PODE SE MANIFESTAR... à vontade.

  6. JÁ ESTAVA NA HORA DO POVO REAGIR , SE TODOS QUE ESTÃO SENDO LESADOS POR ESSA ADMINISTRAÇÃO FIZESSEM MANIFESTO , QUEM SABE A CIDADE NÃO ESTARIA COMO ESTA, OUTRA COISA REVOLTANTE E EM VÉSPERA DE FERIADO NÃO TER MEDICO EM NENHUM DOS POSTOS, QUE ABSURDO E O POVO COMO FICA? QUEM CHEGA NOS POSTOS DE SAUDE AS 4 DA MANHA PARA MARCAR CONSULTA FICA NO TEMPO PORQUE NAO ABREM MAIS AS PORTAS DE MADRUGADA OU SEJA O POVO NAO TEM MAIS DIREITO NEM DE SENTAR ,

  7. Eu particularmente acho que o Prefeito Toninho fez muito por Pilar, (invisto de tantos outros que já passaram por Pilar). Coisas boas que ele fez não foram "publicadas" , porque ao invés de correr atrás de noticias boas, de realizações as pessoas perdem tempo correndo atrás de (coisas de graças) , brigas, manifestações, e tudo mais.
    Não digo todas, mas tem algumas pessoas, que eu conheço, que estavam na manifestação, e que brigam pela casa, sendo que já tem uma de moradia, outra para aluguel, e depois querem dizer que não tem nada?
    O que é preciso averiguar ninguém vai verificar!
    E outra eu votei nele, e votaria de novo!!!

  8. Cleonice, obrigado pela sua participação... Deu a sua opinião, isso é legal.

    Só uma coisa: fazer “as coisas boas” é obrigação do prefeito... é o dever dele, assim como de qualquer governante... o político foi eleito pra isso e o povo não lhe deve qualquer obrigação por isso... O político não faz nenhum favor em fazer as benfeitorias para o povo.

    Agora quando ele faz “as coisas erradas” aí ele está desviando do objetivo que ele se comprometeu com o povo... Para isso existe a imprensa [bem qualquer um do povo] para publicar as coisas erradas dos governantes... Você está sugerindo o contrário? Que escondamos as coisas erradas e publiquemos “as coisas boas” que o prefeito faz? É isso? Então não conte comigo.

    OBS.: Qualquer um do povo pode ser um repórter, um jornalista... Basta ter uma maquina fotográfica e publicar seus textos e notícias no Facebook, no Twitter, no Orkut e, até, montar um blog e começar a comunicar. Isso é o barato da internet, a melhor coisa que já inventaram em termo de comunicação, de interação, entre as pessoas... seja você também um comunicador social e comece a pegar no pé dos políticos... só assim para mudar a nossa realidade... Político nenhum gosta de noticias ruins... imagine cada um internauta publicando o buraco da rua, a fila no posto de saúde, o terreno baldio cheio de mato, funcionário público passeando com o carro da prefeitura, maquinas da prefeitura trabalhando para particulares, o córrego sujo, falta de coleta de lixo, etc... O POVO pode fazer um revolução e com isso os políticos nunca mais serão os mesmos e terão que ter responsabilidade no que fazem.

  9. Sergio Santos, obrigada pela sua força de saber da necessidade de cada um é de cidadão igual a vocÊ que o nosso Pilar do Sul necessita. Estamos somente querendo o que é nosso de maneira pacifica.O Sr Antonio como prefeito teve mais do que tempo para fazer a obra andar, mas ele prefere ficar gastando em Shows para agradar a população.Agora se tem gente que acha ele um bom prefeito tenho pena da nossa cidade...E uma pena o povo não saber escolher uma pessoa digna para governar a nossa cidade.Espero que agora ele possa resolver o problema dos multuarios, esta todo mundo desesperado a unica coisa que queremos são as nossas casas e como dito acima um direito nosso, pois não vai ser de graça vamos ter que pagar...
    Obrigada pela publicação..O povo Pilarense precisa conhecer quem realmente é o Sr Antonio...

  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.
  11. Primeiro quero agradecer a cobertura madura e profissional do jornalista Sergio Santos.
    A manifestação ocorreu após inúmeras tentativas (em vão) dos mutuário em ter uma resposta séria e conclusiva da entrega das casas do CDHU.
    Não sou contemplada com as casas, pessoalmente realmente não tenho nada a ver com essa reenvidicação, mas moralmente tenho tudo a ver sim ! Acompanho minha amiga a anos pagando aluguel e sendo enganada com a data da entrega destas casas. Não gosto de política e muito menos de bagunça, mas se cada cidadão abrir seus olhos para o problema dos outros ao invés de apenas se preocupar com seu "mundinho" as coisas neste país seriam mais justas !!!

  12. Boa Noite Senhor Sergio Santos!!!

    Adoro seu trabalho, porém discordo dessa matéria, o povo tem sim que reivindicar sobre direitos, porém devem ser usados com inteligência.Fazendo bagunça, sair brigando isso não vai levar a nada, pelo contrario só ajudar a atrapalhar.
    Outra coisa é que essa obra já vem de outro mandato e não devemos estourar a bomba na mão apenas do atual porque o anterior também contribuiu com a demora.
    Sem contar que a casa estará sendo entregue praticamente terminada, com piso, azulejo,forro, pintura, muro e ainda o povo reclama da demora, é claro que o povo precisa de um canto pra morar,mas isso não é de hoje, vem de mandatos passados como já havia dito anteriormente(a bomba sempre estoura do lado mais fraco).Muitos que reclamaram da demora da entrega da casa (pessoas que conheço) tem casas para morarem e até possui outras de alugueis, não sei porque reclamam da demora, acho que está com muita pressa de alugá - las também.
    Aos invés de esperar alguma coisa de alguém aprenda a correr atrás dos seus objetivos você mesma, quantas pessoas não lutaram para conseguir tudo o que se tem hoje, pois é fácil sentar e se acomodar quando se sabe que sempre tem uma pessoa a te apoia - lá e que vai conseguir uma coisa de mão mão beijada. O povo tem que aprender a andar com as próprias pernas pois nem sempre vai ter um pra te emprestar uma muleta.

  13. sergio você é muito importante pra nossa cidade seja cubrindo notícias boas ou vergonhosas como essa em que nossa autoridade maior esta envolvido, é preciso que os contra o manifesto entendam que essas casas não são presentes enviados pelo governo : a população vai pagar por elas durante longos anos, então acho muito pelo contrário quem se encostam são tais governantes , aliás de onde vêm os salários (magrinhos deles ) cá entre nós sem fazer muito esforço já nós trabalhadores comuns suamos muito pra ganhar um ou dois salários no mês. Então população se é de nossos direitos vamos cobrar sim seja quem for não podemos nos calar diante de tanto descaso.

  14. ellena quem é o prefeito aqui da cidade de pilar do sul ?
    vc ou toninho
    tipo asim o toninho nao legeo como prefeito agora que a eleiçao vai começar o toninho esta saindo a cazinha dele ta bonitinha com o dinheiro do povo kkkk
    por que nao aguento a onda toninho nao queria ser prefeito entaum se vc fizesse pelo povo nao tinha ninguen ti cobrando kk
    bem que o povo fala msm
    pra ser prefeito nao pode leger um pobre o pobre qé fikar rico no primeiro dia de trabalho

    pra começar logro os candidato dizendo que era clente dizia fazer melhoria para cidade aquela ponte la perto do agromaia ?
    ja fais uns 5 anos q ta largada o que fais com o dinheiro q nao da pra reconstruir é pra ser prefeito nao é pra qualquer um nao se broxa pedi pra sair companheiro
    ellena quantos q vc ta ganhando por tentar cobrir o toninho ?
    quem é vc pra dizer contra a cidade da boca de cada um sai palavras boa bonita enteresçante mais numca sai palavras q promete

    kkkkkkkkkk

    assi :fernandinhoo

  15. Sergio faça uma materia com a Eunice Pascoal, ela atualmente esta morando na casa do cras, e desde a enchente ela esta desabrigada e pulando de lugar ja morou no chico mineiro, na escola, enfim e nossa excelentíssima administração nao conseguiu arrumar um lugar para ela morar ate hoje e ainda ameaçam ela pra sair da casa urgente pq precisam da casa, mas essa mulher e seus filhos antes da enchente ja eram assistida por entidades e seu aluguel era pago por um empresario desconhecido, ela trabalha mas nao tem marido e seus filhos moram com ela, recebe cesta dos vicentinos, é uma pessoa pobre e nao tem condiçoes de pagar aluguel....agora me pergunto ja pensou se fossem varias familias desabrigadas assim como mostram outras cidades????nao conseguiram resolver 1 problema de enchente na mesma epoca das pontes!!!!!ai derepente a gente ve terreno publico cedido a empresario rico,,,pq nao ceder tb a esta familia pobre???? tenho certeza que a população ajudaria contruir uma casa pra ela!!!!entao acho justo que coloque uma materia sobre este assunto e dai quem sabe o problema será resolvido?

  16. Tem pessoas nos chamando de humildes, coitados, se bem me lembro no dia da inscrição, ñ eram só o povo de baixa renda que estavam por lá, muitos dos "chamados riquinhos" de Pilar do sul, tmbm estavam lá, e muitos deles conseguiram tmbm serem contemplados, mas na hora de agir como nós estamos fazendo alugns nos criticaram e pularam fora, por vergonha ou até medo dos politicos ou da policia mesmo, ñ queremos ser chamados de coitadinho, queremos ser lembrados como ( O POVO QUE BATALHOU POR SEU DIREITO ). E tmbm a demora do manifesto se deu pelo fato de tanta lenga, lenga, e promessas de um dia especifico da entrega das casas. FICA AÍ A DICA PARA AS SENHORAS CLEONISE, ELLENA E PARA OUTROS SENHORES OU SENHORAS QUE NOS CRITICARAM PELO NOSSO ATO, NÃO FOI UM ATO VANDALISMO E SIM COBRANÇAS QUE O POVO TEM O DIREITO E O DEVER DE COBRAR, AOS NOSSOS ILUSTRES POLITICOS.

  17. Bom Dia SS!

    O povo tem mais do que direito de querer correr atrás do que é seu por direito; porém o que eles conseguiram com essa manifestação??? Se ao invés de ficar na porta da casa do prefeito, eles estivesse lá ajudando os "pedreiros" possivelmente se obteria um resultado bem melhor ( não que seja a obrigação delas ) mais faria bem mais sentido. O tempo que eles "perdem" correndo atrás de prefeito reuniões que eles mesmo afirmam não dar em nada, poderia estar correndo atrás de serviços, de maneira com que fizesse que elas não necessitasse esperar nada de ninguém.
    Como disse a Sr.Talita "Muitos que reclamaram da demora da entrega da casa (algumas que eu também conheço) tem casas para morarem e até possui outras de alugueis, não sei porque reclamam da demora, também acho que elas estão com muita pressa de alugá - las" de "comercializá-las à preço de banana" ( eu acho que deveriam averiguar novamente quem precisa, pois estão fazendo enormes burrices de dar casas pra quem tem, e deixar quem realmente necessita sem teto para morar ) graças a deus eu tenho uma casa ( dos meus pais ) uma casa construída com muito esforço, porque ninguém nunca se ofereceu para ajudar a construir, e nem para faze-la para serem pagas por 25 anos eu sei que não deve ser fácil, morar de aluguel e tudo mais; mais a vida não é fácil, e se sentar e esperar a vontade das pessoas ajudasse, as casas de moveis seriam a unica que iam lucrar com tanto sofá a ser vendido; ( nada é fácil, mais é mais difícil ainda sentar e esperar, ou então ficar com panelas na mão tentando intimidar, alguém, com choros, desmaios ou tudo mais) hoje em dia é cada um por si, ninguém liga mais para as nossas necessidades, nem prefeito, vereador, vizinhos, os unicos que as vezes ajudam são nossas familias ! São fatos e certezas ! Olhar em volta e irão perceber que tem muitas outras familias que necessitam de uma casa, mais que mesmo assim, correm lutam para obte-las sem ficar esperando que algum político resolva entregar!

    Agora quando os outros políticos prometiam, e não cumpriam porque será que ninguém nunca reclamo, levantou uma voz de ordem, ou fez uma manifestação? Como já haviam dito a cima, " a bomba sempre estoura do lado mais fraco" sempre foi assim.

    Agora discordo completamente dessa frase - "pra ser prefeito não pode eleger um pobre, porque pobre quer ficar rico no primeiro dia de trabalho". kkkkk, é claro é mais fácil eleger um rico, afinal ele já é rico, e ele não vai precisar ficar rico no primeiro dia de trabalho, já que se pode ter 4 anos para aumentar "suas economias" dia pós dia, são 4 anos para (passar a mão)#literalmente#, é com pensamento desse jeito que Pilar só anda pra trás (não importa se o candidato, ou o prefeito é rico ou pobre) todos eles sempre terão dois lados os das "cara", e os do "valor" assim como a moeda.

    Agora assim como criticam O Sr.Antonio poucos aqui estão pra defende-los ou ao menos tentar mostrar algo bom que ele já fez. ( NÃO TEM COMO CULPAR SÓ ELE DAS COISAS, NINGUÉM NUNCA FEZ NADA POR PILAR, E AINDA TÁ PRA NASCER QUEM QUEIRA APENAS COMANDAR, SEM TIRAR APROVEITO ) .

    "E como o dinheiro muda a cabeça das pessoas" muda sim & siga como exemplo o ex-prefeito!

    "Quantos que você esta ganhando por tentar cobrir o Toninho ?
    Mostrar os ambos lados das ambas histórias pra você significa cobrir? Eu chamo isso de apuração dos fatos!

    ...

  18. Concordo com vc Sérgio Santos durantes esses tres anos deveria ter entregue as casas pra pessoas.Maioria são dificientes.Outro descaso é no meu bairro que nem tem iluminação puro escuro .As vezes tem que ir pela rua de cima da minha casa.Até quando vai ficar a cidade desse jeito largada tendo prefeito ,pelo jeito parece que não tem prefeito nesta cidade.Os moradores que tem sofrer conseguencia.Muito obrigada ,Deus te abençoe.assinado:Rebeca filha do Mecanico Renato Rabeca.

  19. g:

    Para começar logro os [candidato] dizendo que era crente (kkkkk) nossa, agora as pessoas votam de acordo com a religião que o candidato pertence? Parabéns sua maneira de seleção, é ótima !

    E aquela ponte que fica perto do Agromaia? Já se fazem uns 5 anos que está largada o que fazem com o dinheiro que não da pra reconstruir?
    Quer saber pra onde vai o dinheiro? Vai lá pede um balancete, antes de sair falando bobagem!

    Prefeito não é pra qualquer um não! Concordo, e é por isso que ele está na onde está, porque ele não se iguala a qualquer um...

    Ellena quantos que você está ganhando por tentar cobrir o Toninho? O mesmo que você ganha pra difamar (NADA). Até porque eu não estou cobrindo, estou apenas lhe passando informações!

    E quem é você pra dizer contra a cidade? Sou o mesmo que você, um cidadão que tem o direito de falar o que acha certo, e correto; só a uma diferença entre nós eu sei o que falo, ao contrario de você !

    Da boca de cada um sai palavras boa bonita interessante mais nunca sai palavras que promete? O que você esta sugerindo? Não é só prefeito que promete; Kkkkk, mais a história não para por ai, calma, ai tem muita eleição, muitas promessas, para serem cumpridas, ou apenas esquecidas!

  20. Senhora Hellen, respondendo sua pergunta :oque conseguimos com essa manifestação? Em primeiro lugar, como vc mesma disse, vc ñ precisa de correr atrás de politicos, pois tem costa quente, pq mora e tem apoio de seus pais, nós corremos sim atrás do prefeito e correremos sim não só por nós mas se a cidade precisar faremos por onde, em prol da melhoria dela, não estamos culpando um certo prefeito, e sim exigindo o que o nosso atual prefeito nos prometeu em vários comícios,se é que vc participou de algum, ele como se diz um prefeito de vila(pois foi assim que se aprensetou a nós)deveria estar nos apoiando e não nos criticando. Ato de democracia, vc conhece?? Para sua informação até em cidades grandes, como São Paulo, engenheiros de lá ja estão sabendo da palhaçada dessas casas, que segundo estamos sabendo não poderiam nem seram construidas naquele local. Outra coisa,vc sabia que fomos os primeiros a por a mão na massa, junto com pedreiros e serventes, essas memas pessoas que ali estiveram?????? Pois é minha cara, fomos nós os contempladoS que começamos, e por razão, de má organização da parte dos GRANDÕES, fomos retirados de completar as obras, NÃO FALE COISAS QUE A SENHORA NÃO SAIBA.

  21. ellena cai na real pów
    até quando vai babar ovo do toninho ?
    qual é fika mais na sua
    quem ta presizando da casa nao é vc
    entaum fika mais na sua graças a deus eu nao presiso de casa
    por q se fosse pra mim depende de prefeito estava na rua
    mais tipo asim eu sei q maioria q ta aqui comentando na é pra querer uma casa
    mais ja é um protestinhu uma força mais pra quem presisa da casa
    magina meu o que fais com a verba ? até hoje a casa nao foi entregue tipoo asim ja passou do contrato de entregue o que foi dormio filho ? acorda meu meu nao queria ser prefeito fais o seu papel de homen
    se vc acha que é só rouba e agente abaixar a cabeça por um sugeitinhu tipo asim qual é meu o que agente cobra pode ter certeza que o dinheiro do nossos enposto ta aiiii
    qual foi a melhora pra pilar do sul que o toninhu feis até agora se contar nos dedo sobra dedo kkk
    o que ele feis nao foi nada mais do que o dever
    tipo asim vc diz que nao ganha nada com issu encobrindo o toninhu
    e perguntou pra mim o que eu ganhava ajudando protesta ?
    R; eu nao ganho nada mais o que eu ganho nao é com o dinheiro do povo eu trabalho meu dinheiro da pra viver nao sujo meu nome ninguem vem protestar nada aqui na frente de minha casa

    assi fernandinhoo

  22. Como já dito em comentários acima "não julgue os outros sem antes saber a história" (não precisa correr atrás de políticos, pois tem costa quente, porque mora e tem apoio de seus pais) ! Quem disse? Eu disse que (graças a deus) eu tenho uma casa para morar (a casa de meus pais); uma casa simples mais muito confortavél, (tem costa quente?) da onde ? eu levanto todo dia a 5:30am, estudo, e logo após sair da escola, fico direto pro trabalho, depois do trabalho , tem dias que ainda faço curso, pratico esporte, cuido de minhas irmãs mais novas, ajudo minha mãe em casa! se isso pra você é ter costas quentes? Então eu tenho mesmo. Agora de fato tenho muito apoio de meus pais sim, sabe porque? Porque eles me vêem lutando dia pós dia pra conseguir uma posição em minha vida com meus próprios esforços, corro atrás do que eu quero e atualmente tudo o que eu possuo em bens materiais foram conquistados com meus esforços! Agora como você acha que meus pais conseguiram a casa que eles tem? Foi trabalhando, lutando, porque nada vem de graça, mais eu garanto que se eles tivessem esperando "prefeito" decidir fazer entregas da casa, nós estaríamos por ai, sem rumo, e sem teto (é o direito de todo cidadão lutar por seus direito) sim, mais se as pessoas estão vendo que não está dando em nada, pra que persistir no erro? Sigam suas vidas, e tentem vencer por esforços próprios, (não é fácil, e por levar a vida que levo, é que eu sei que tudo é muito difícil) é horrível ter que brigar por um direito que temos, mais não vai ser com manifestos, criticações que as coisas vão melhorar para o nosso lado. ( eu não to defendendo e nem justificando as atitudes do prefeito, até porque ele não esta certo) / mais o que eu estou querendo mostrar pra vocêis, é que o maior orgulho a gente sente quando vê aquilo que conquistamos com nossos próprios esforços, além disso que é diante das mais grandes necessidades, que nasce a maior força e vontade de vencer. Tem muita gente, que serve de exemplo de que tudo tem saída. Eu levo como exemplo meus pais que diante de todas as dificuldades da vida, que eles já enfrentaram para poder criar nove filhos, todos saudavéis, e com ancia de lutar pra vencer, eles nunca precisaram correr atrás de prefeitos, vereadores, ou tudo mais! Porque a maior humilhação é você ter que chegar no portão da casa de um prefeito para exigir o que ele prometeu! Também não estou pedindo pra as pessoas esqueçam os seu direito, porque direito é direito e ele existe para assegurar o cidadão do seu papel na cidadania!

    Ato de democracia, você conhece?
    Sim, (democracia é o único poder que o cidadão tem de tomar as mais importantes decisões perante aos políticos / Democracia Pura)
    Pois é minha cara, fomos nós os contemplados que começamos,
    (pois então se vocês estavam lá, poderão perceber que eles estão correndo contra o tempo, vocês suaram juntos, também pode perceber que é forte, e que se quiser pode conseguir qualquer coisa sem precisar esperar de alguém um começo,) não é fácil, é suado!
    NÃO FALE COISAS QUE A SENHORA NÃO SAIBA!
    O pouco que eu sei já é o suficiente para apurar fatos e tirar minha próprias conclusões
    "

  23. Olha me desculpem...Mas á respeito desse prefeito....Nada a declarar!!!
    Não é porque esse projeto vem de outro mandato que os demais governantes devem ficar empurrando para um e para outros alegando que não é problema deles...
    Se existe pessoas que ainda defendem e "acham" que ele faz e fez muitas coisas boas pela cidade e pelo povo...Eu sinto Muito mas deve ser da mesma "Laia" que ele... Em momento algum á respeito da entrega dessas casas do CDHU ele está fazendo um favor, todos irão pagar por ela, elas não virão de graça. Serão 25 anos de suas vidas pagando por essa moradia.
    A manifestação foi SIM UMA ATITUDE CORRETA!!!
    Eles querem uma resposta concreta, sai ou não essas casas?? essa palhaçada acaba ou não?? quando??
    Agora pessoas de fora da situação dizerem que esses mutuários não correram atrás e nem trabalharam e muito menos tentaram se ajustar financeiramente e preferem ficar esperando alguma coisa de alguém(no caso o governo)? É um desrespeito...Uma vergonha saber que existe pessoas assim...Pobres de Espírito...
    Não é porque você teve boas oportunidades na vida, que todas as outras pessoas também tiveram a mesma sorte...
    Então repense a frase: Não se pode julgar as pessoas sem antes saber da sua história...
    Pois é meus caros , foram os contemplados que começaram as construções, e por razão de má organização da parte dos governantes, foram retirados de completar as obras, ENTÃO NÃO FALE COISAS QUE OS SENHORES NÃO SAIBAM.
    Todas essas pessoas trabalham, batalham, para conseguir obter o sucesso que deseja seja ele qual for...
    O governo criou esse programa para facilitar que as pessoas que tenham uma renda muito baixa pela desvalorização de patrões, chefes e encarregados, no caso pessoas que pensam como os cidadãos acima...Obtenham sua moradia de uma forma mais "fácil" para garantir um futuro promissor e tranqüilo... Garanto que se uma dessas pessoas acima que estão criticando tivessem sido contempladas estariam também no meio deles correndo atrás do que lhe é de direito...
    Acompanho de perto o que eles estão passando, e sou totalmente a favor...TEM SIM QUE CORRER ATRÁS, QUESTIONAR E COBRAR...
    Precisamos de Pessoas de bem defendendo e correndo atrás do interesse de pessoas que realmente merecem e precisam...Os cidadãos, esses mesmos que fazem da sociedade um lugar um pouco melhor...Mas quando digo cidadãos falo de pessoas de verdade, de coração puro não as que criticam e desmerecem os esforços alheios, como os colegas acima...

  24. Pra quem nao consegue entender o objetivo dessa manifestaçao, coloquem no lapis 8 anos de aluguel que essas pessoas pagam tendo SUAS CASAS GANHAS mas em obras paradas, no começo de tudo os proprios contemplados tiveram que pagar do seu bolso empregados para começar o andamento na obra, pra que? pra hj nao ter nada nas mãos, lutar por uma coisa que é deles e PESSOAS MAL ENTENDIDAS julga- los como vandalos, briguentos...
    Todos eles passam por situaçoes diferente,alguns estao a ponto de serem despejados de sua casa de aluguel, o que acontece é o seguinte :em meio a tantas promessas e datas dessas casas serem entregues causaram essa luta, se tão lutando é por que precisam , quem nao precisa realmente abre a boca só pra falar o que nao presta, quem julga provavelmente tem sua casa ou vive a custa de alguem...
    Aplaudo todos eles por essa iniciativa, tem hora que o nosso prefeito precisa olhar em volta da nossa cidade e ver o que realmente precisa ser feito, é facil ser prefeito? naao. Nao é facil mais se nao aguenta por que entrou?

    Para quem achaa que o nosso prefeito fez tudo de bom em pilar, olha para o céu e agradeça a Deus por nao faltar nada em sua casa, e nem faltar moradia a vcs, pois só os que estao passando por isso sabem o que é ter que se humilhar por uma coisa que ja são deles, nao é favoooor que tao pedindoo ao prefeito , é o direito delees, saaao deles essas casas , e por fim nao sao ganhadas pelo prefeitoo, todos vao pagar, agora vcs sem coraçãao, que nao precisam POR FAVOR nao julguem essas pessoas que só estao lutando pelo seu direito...

  25. PARABENS A MARIAH PELAS BELAS PALAVRAS , É VERDADE MSM ESSAS PESSOAS QUE CRITICAM COM CERTEZA NAO PAGAM ALUGUEIS TODO MÊS NÃO SABEM O QUE E ISSO ,ESSE PROGRAMA DE MORADIA VEIO PARA AJUDAR PESSOAS QUE PRECISAM , AGORA NAO É PORQUE PRECISAM QUE TEM QUE FICAR CONIVENTES COM ESSA ADMINISTRAÇÃO DE QUINTA QUE ESTA CUIDANDO DESTE PROJETO . ESSA TAL DE HELENA COM CERTEZA FAZ PARTE DESSA ADMINISTRAÇÃO PARA ESTAR DEFENDENDO DE FORMA TAO INSANA ESSA MÁ ADMINISTRAÇÃO , ME DESCULPE VOCÊ DEVIA DE PENSAR MAIS NAS PESSOAS COMO SERES HUMANOS , MAS PELO JEITO VOCÊ APENAS É MAIS UMA QUE PENSA QUE O POVO É APENAS JOGUETE NAS MÃOS DOS MAIS FAVORECIDOS COMO VOCÊ QUE NÃO ESCONDE A SUA CONDIÇÃO E PRINCIPALMENTE O SEU PRECONCEITO . SERGIO PARABÉNS PELO ÓTIMO TRABALHO ADORO O SEU BLOG .

  26. ESSA TAL DE HELENA!
    Tal de Ellena não; eu me chamo Ellena Montteiro.

    QUE COM CERTEZA FAZ PARTE DESSA ADMINISTRAÇÃO!
    Como você pode dar certeza de algo que não sabe e não pode confirmar.

    PARA ESTAR DEFENDENDO DE FORMA TAO INSANA ESSA MÁ ADMINISTRAÇÃO!
    Eu não estou defendendo; eu apenas estou expondo meu ponto de vista, que por algum motivo não é igual ao seu.

    ME DESCULPE VOCÊ DEVIA DE PENSAR MAIS NAS PESSOAS COMO SERES HUMANOS!
    É analisando justamente dessa maneira, (vendo as pessoas como seres humanos) que concluo com tanta decepção o que as pessoas estão tendo que passar, mesmo tendo em mãos seus direitos e vendo eles serem excluídos na "cara dura".

    MAS PELO JEITO VOCÊ APENAS É MAIS UMA QUE PENSA QUE O POVO É APENAS JOGUETE NAS MÃOS DOS MAIS FAVORECIDOS COMO VOCÊ QUE NÃO ESCONDE A SUA CONDIÇÃO E PRINCIPALMENTE O SEU PRECONCEITO!
    Joguete? Eu não usaria esse termo, mais pelo jeito é o que vocês propriamente se veem diante dos demais ( mais favorecidos), quanto a minha condição, eu não deixei claro em nenhum momento que era uma pessoa proprietária de bens materiais, já em relação ao preconceito, deixo isso pra você , que está me julgando sem antes me conhecer, ver minha situação, fez de meus comentários minha próprias personalidade e tirou suas próprias conclusões; ao contrario de mim, que apenas expus meu ponto de vista.

    Obs: Após 25 comentários obtidos nessa postagem, deixa claro em tempo real que algumas das pessoas que praticaram ou que acompanharam o ato de (manifestação perante a finalidade de se obter uma decisão definitiva por parte do Sr.Antonio, atual prefeito de Pilar do Sul-SP, em virtude das datas não compridas, pra a entrega das 93 de casas se julga injusto ou errado,) /não que devessem mais, é mais um critério que eu utilizo para formar a minha opinião perante o assunto em questão. Diante dos fatos obtidos e compreendidos por minha pessoa, afirmo nesse comentários que mantenho fortes meus comentários anteriores onde deixo claro ("sou contra manifestação"), seja ela por uma causa justa, nobre, de direito ou com demais finalidades!

    Encerro por aqui meus comentário, agradeço a Sergio Santos pelas postagens, pelo texto , ( totalmente claro ) pelas imagens, e pelo bom trabalho que vem realizando na cidade de Pilar do Sul, um blog que é acessado por muitos Pilarenses que hoje em dia se mantem informados dos acontecimento na cidade através desse trabalho tão gratificante; agradeço também pela oportunidade de poder expor meus pontos de vista, e peço desculpa aos demais comentaristas se em algum momento o julguei de forma inadequada ou impulsiva.

    Obtive uma conclusões, que deixo aqui para ser lidas e então descordadas ou seguidas! Apenas deixo a baixo um pequeno comentário para os demais!!!


    Esse é o meu ponto de vista, deixe claro o seu, mais sem julgar as pessoas! Apenas o exponha, e de motivos para que os demais (descordantes de seus comentários) passem avaliar de uma forma diferente, e quem sabe mostrando os seus motivos que o levam acreditar que você está certo, também não mude a maneira com que as outras pessoas avaliam seus comentários!

    Ellena Montteiro

ATENÇÃO: NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, COM CONTEÚDOS CALUNIOSOS, OBSCENOS E QUE, DE ALGUMA FORMA, DESRESPEITE A LEGISLAÇÃO EM VIGOR, OU QUE NÃO TENHAM RELAÇÃO DIRETA COM A REPORTAGEM... DÊ SUA OPINIÃO COM RESPONSABILIDADE!