Casamento comunitário: Três irmãs se casam no mesmo dia. 11 filhos e 28 anos depois, casal formaliza união civil


Marcelo, Maura, Cibele, Emerson, Renata e Claudinei: Três irmãs se casaram no mesmo dia.


Vinte e quatro casais realizaram o sonho do matrimônio e oficializaram suas uniões em casamento comunitário realizado no sábado (31/03) pela Prefeitura Municipal de Pilar do Sul, através do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Social, em parceria com o cartório de Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da Comarca de Pilar do Sul.

A celebração civil foi realizada no Centro Comunitário e Estudantil José Luiz de Moraes, no centro, que ficou completamente lotado de convidados, familiares e padrinhos que compareceram para prestigiar os casais. Muitos dos casais já viviam juntos havia algum tempo e já tinham até filhos, mas eram amasiados, sem a legalização do estado civil.

Para Luci Dias de Góes, presidente do Fundo Social de Solidariedade, o casamento comunitário “representa uma atividade de inclusão social que permite que os casais tenham a oportunidade de ter uma cerimônia de casamento civil, principalmente, para os que constituíram família há muito tempo e ainda não regularizaram sua união”, disse. “A gente fica muito feliz de poder proporcionar essa oportunidade para esses casais”, completou.

Cristina e Luis Matusaki com o filho Vitor
O casamento foi realizado no âmbito civil, mas vários casais seguiram o protocolo à risca e foram trajados à rigor, de vestido de noiva, véu e grinalda, para as mulheres, e terno ou smoking para os homens.

Um deles foi o casal Luis Toyoshi Matusaki, 64 anos e Cristina Aparecida Matusaki, de 31 anos, que já vivem juntos há 12 anos. Eles foram trajados a rigor, como manda a tradição. O filho do casal, Vitor, de 5 anos, foi o pajem da cerimônia dos pais e também foi trajado como tal. “Faz tempo que vivemos juntos e resolvemos oficializar a nossa união”, disse Cristina. “Estou muito feliz. Meu sonho era se vestir de noiva. Agora é só alegria e felicidade, pro resto da vida”, disse.

Outro casal, aliás três casais que chamaram a atenção foram: Renata de Goes Campos Silva e Claudinei Alves da Silva; Cibele de Goes Campos e Emerson Gomes da Costa e Maura de Goes Campos e Marcelo Ribeiro. É que as três noivas são irmãs e resolveram se casar no mesmo dia.

Renata, 32, e Claudinei, 41, estão juntos há sete anos e tem uma filha de dois anos e sete meses. Cibele, 28, e Emerson, 27, vivem juntos há seis anos e tem um filho de seis anos. Maura, 23, e Marcelo, 25, estão juntos há cinco anos e tem dois filhos, um casal, de seis meses e cinco anos de idade. Após a cerimônia os três casais e seus muitos familiares realizaram uma grande festa coletiva para comemorar.

Maria e Ivan: juntos há 28 anos o casal tem 11 filhos
Outro casal chamou a atenção por ser o casal que há mais tempo estão juntos. Ivan Rubens da Cruz, de 53 anos, e a mulher Maria Aparecida de Souza, de 47 anos, estão juntos há 28 anos. O casal tem 11 filhos com idades que variam de quatro, o caçula, à 28 anos de idade, o mais velho.

Maria Aparecida contou que o casal sonhava com o casamento havia muitos anos, não se concretizando por falta de oportunidade, ou por dificuldades financeiras do casal e, óbvio, por causa da despesa da casa com 11 filhos. “Hoje estou realizando o meu sonho”, disse sorrindo e feliz.

Já seu Ivan demonstrava muita felicidade por que, além de realizar o sonho matrimonial, poderá, agora, se batizar na Igreja Congregação Cristã. Ele contou que a esposa é da Igreja Evangélica Mundial que permite o batismo para casais amasiados, que vivem em união estável. Já a Congregação Cristã, a qual ele frequenta, só realiza o batismo para casais casados no civil. “Estou feliz”, disse. E o amor, depois desses 28 anos juntos? “O amor continua o mesmo. Firme como no começo da nossa união”, disse seu Ivan.

Depois da cerimônia civil, aconteceu uma recepção para os casais, padrinhos, familiares e convidados, no Clube da Associação Comercial (antiga AAP).

Maria e Ivan: depois de 28 anos de união estável, eles realizam o sonho do casamento civil...

...e selaram o compromisso com um beijo!
O casal Noemi Taques e João Pedro Mendes.


























Veja mais fotos do casamento:
Por: Magiphotos / Maurício Soares e André de Moraes - CLIQUE PARA AMPLIAR

























No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE