Jovem que completa 18 anos deve se alistar para o serviço militar


O jovem deve se alistar no ano em que completar 18 anos de idade na Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência. Em 2012, devem se alistar os jovens que nasceram no ano de 1994 e de anos anteriores que ainda não tenham se alistado.

O alistamento Militar é obrigatório desde o 1° dia de janeiro do ano que o cidadão completa 18 anos de idade e subsistirá até 31 de dezembro do ano em que o cidadão completar 45 anos de idade.

O período de alistamento inicia-se no primeiro dia útil do mês de janeiro e vai até o último dia útil do mês de Junho. Primeiramente, o cidadão deve retirar a taxa mínima obrigatória na Junta de Serviço Militar.

A documentação exigida é a certidão de nascimento ou prova equivalente, xérox do comprovante de residência e duas fotos recentes tamanho 3 x 4 (orelhas e testa descobertas e sem adereços ).

Os cidadãos portadores de deficiência física, metal definitivas, ou enfermidades incuráveis, também devem se alistar, e farão jus ao Certificado de Isenção do Serviço Militar.

Vale lembrar que para quem não se alistar ficará em dívida com o Serviço Militar, e terá prejuízos como o de não poder prestar concursos públicos, concorrer a vagas de emprego em fábricas e indústrias, tirar o título de Eleitor (maiores de 18 anos), tirar passaporte, matricular-se em uma universidade, entre outras punições.

Qualquer dúvida ligar para (15) 3478-5307
118ª Junta de Serviço Militar
Avenida Antonio Lacerda, 308
Anexo ao PAT, Recinto Chico Mineiro – Pilar do Sul
Simeão dos Santos Oliveira (Secretário da JSM 118)

Em Pilar do Sul, os jovens são dispensados no ato do alistamento por residirem em município não tributário (município que não possui Quartéis, Tiros-de-Guerra, Organizações Militares da Ativa, etc.).

Qualquer cidadão, mesmo dispensado, pode ingressar como Militar de Carreira. Para isso, deve prestar "Concurso Público" nas Forças Armadas. Basta entrar nos endereços abaixo, pesquisar as áreas de interesse bem como os requisitos necessários e se inscrever.

www.exercito.gov.br (Exército Brasileiro)
www.mar.mil.br (Marinha do Brasil)
www.fab.mil.br (Força Aérea Brasileira)
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE