Como no projeto da região metropolitana, Pilar do Sul é excluída do aglomerado urbano de Sorocaba

A audiência debateu a formação do aglomerado urbano de Sorocaba. Desprestigiada, Pilar está fóra .
Aconteceu na noite de ontem (29) em Sorocaba a audiência pública sobre a criação do Aglomerado Urbano da Região de Sorocaba (AU) e, como havia acontecido no projeto de criação da Região Metropolitana (RMS), Pilar do Sul não foi incluída no texto original do projeto.

Cidades como Conchas e Laranjal Paulista, que fazem divisa com Piracicaba, e Torre de Pedra, Porangaba, Quadra, Pereiras, Cesário Lange e Jumirim, que estão mais distante de Sorocaba do que Pilar do Sul, estão integradas no projeto da AU. Além delas, são contempladas no projeto os municípios de Tatuí, Tietê, Cerquilho, Boituva, Porto Feliz, Capela do Alto, Iperó, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora, Votorantim, Alumínio, Itú e Salto.

Na mesma situação de Pilar do Sul estão os municípios de Piedade, Sarapuí, Tapiraí, Alambarí e Mairinque (que faz divisa com Sorocaba), que foram desprestigiadas do texto original.

Na reunião de ontem o secretario de estado de desenvolvimento metropolitano, Edson Aparecido, disse que a audiência serviria também para discutir a inclusão de outras cidades na AU e que esta audiência foi o “pontapé” inicial para discutir o projeto, formata-lo para, posteriormente, enviá-lo a assembleia para votação.

O prefeito de Piedade, Geremias Pinto, assim como outros prefeitos e representantes de diversos municípios estavam presentes a audiência. Também estavam presentes os deputados Hamilton Pereira (PT), Maria Lúcia Amary (PSDB) e Carlos César (PSB), além de vereadores e autoridades de Sorocaba e região.

O prefeito de Pilar do Sul, Antonio José Pereira (DEM), não foi a audiência, bem como não enviou representante.

De Pilar do Sul estiveram presentes a ex-vice-prefeita Janete Paes, o ex-vereador Beto Jordão, os diretores do Sindicato dos Servidores Públicos (SINDPUB) Pedro Samuel e Ovído, além do jornalista Sérgio Santos.

Leia a matéria do Blog do Sérgio Santos, sobre a região metropolitana de Sorocaba, publicada em 28 de maio de 2010, portanto há dois anos: Pilar do Sul é excluida da Região Metropolitana de Sorocaba

E mais:

Leia a matéria completa publicado no Jornal Cruzeiro do Sul de hoje (29/05/2012):
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

1 comentários:

Sergio Santos disse...

NOTA DO DEPUTADO ESTADUAL HAMILTON PEREIRA:

Olá Sérgio, não conseguimos postar o comentário no seu Blog. Então, decidimos encaminhar por e-mail.

Oficialmente, Pilar do Sul não está mesmo na Região Metropolitana porque só poderá ser incluida quando o Projeto de Lei for pautado para discussão em plenário na Assembleia Legislativa. Ele ainda está parado na Ordem do Dia e depende do Colégio de Líderes para ser pautado.

Acontece, que desde a audiência pública da noite de 28/5 entramos numa nova fase da discussão do desenvolvimento regional. O foco agora é defendermos a figura da Região Metropolitana, que é o que nos garante mais autonomia política e financeira. A composição da Região Metropolitana (ou Aglomeração Urbana) será discutida em conjunto com a sociedade nas audiências públicas que antecederão o envio de um Projeto pelo Governador à Assembleia Legislativa. Anteceder esse debate à construção de um Projeto é um vitória sem tamanho para a nossa região.

Resta a Pilar do Sul, agora, ficar atenta às próximas reuniões para não só se fazer presente, mas apresentar seu pleito, que será defendido arraigadamente pelo nosso mandato.

Abraço fraterno, Hamilton Pereira (PT).

Postar um comentário

PUBLICIDADE