Estrela vence a Vila e conquista o Torneio Homenagem de Futebol

Jackson, o herói do título do Estrela, comemora.
 Foi nos pênaltis (5x4) que, no domingo (20), o Estrela FC derrotou o EC Jardim Nova Pilar e conquistou o título do I Torneio Amigos de Futebol, promovido com o objetivo de homenagear três saudosos jogadores: Juninho, Marquinho e Diego, in memorian’s.

Depois de um jogo ruim, com muitos chutões e sem criatividade nas jogadas, as equipes empataram em 0 a 0 no tempo normal. Com isso, todas as emoções ficaram reservadas para a decisão nas cobranças de pênaltis. E quem brilhou foi o goleiro estrelense Jackson, o menos vazado da competição, que defendeu duas cobranças, de Zé Luiz e de Baiano, e ainda viu Emerson (Vila) chutar uma cobrança pra fora. Para o Estrela, Elo e Dudu perderam suas cobranças. No final, Felipe Zitão (Estrela) converteu e Jackson defendeu a cobrança de Baiano, garantindo o título da equipe estrelense.

A polêmica do jogo foi a não marcação de um pênalti indiscutível para o Estrela (veja o vídeo aqui). Por volta dos 35m do segundo tempo, Dudu lançou Choquito que, dentro da área, foi derrubado pelo goleiro Val (Vila), mas, mal colocado, o árbitro Antonio José de Matos, o “Tó”, não marcou a penalidade, o que revoltou os jogadores estrelenses. É a segunda vez seguida que “Tó” favorece o EC Jardim Nova Pilar. Na semifinal, contra o São Bento, “Tó” deixou de expulsar o zagueiro Bruno Rugine (Vila), que já tinha cartão amarelo, que fez falta violenta na entrada da área. O Jogo estava 0 a 0. Nem falta foi anotado pelo árbitro “Tó”. Numa arbitragem muito confusa, a Vila acabou vencendo o São Bento por 3 a 0 e avançou a final.

Além de campeão, o Estrela garantiu o troféu de posse transitória e o troféu de melhor defesa da competição que tomou apenas dois gols. A Nova Pilar ficou com o vice-campeonato e com o artilheiro, Paulinho, com 12 gols. O terceiro lugar ficou com a equipe do Falcão Azul que, na preliminar, venceu o São Bento por 5 a 1.

Na cerimônia de premiação teve mais emoções com a entrega de troféus e medalhas as equipes e atletas e homenagens aos saudosos jogadores Juninho, Marquinho e Diego. A cerimônia contou com familiares dos homenageados, além de atletas, ex-atletas e amigos.

O I Torneio Amigos do Futebol foi uma iniciativa do esportista José Esquerdinha, com apoio da SELJ – Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude e de esportistas da cidade.

Assista o vídeo:


Veja as fotos (clique para ampliar):
Estrela FC - Campeão
Times entraram em campo com faixas lembrando os homenageados

Esquerdinha e Silvio Yasuda


Emerson (Vila) chuta penalti pra fora
Jackson (Estrela) defende penalti de Baiano


O capitão Fabinho, Preto e Ronaldo
Dudu, Ronaldo e Tigrilo
Jackson recebe o troféu de goleiro menos vasado
Val (Vila) recebe troféu de vice
Alcione, o artilheiro Paulinho e Valter Gilmar
Alisson (Falcão Azul) recebe o troféu de terceiro colocado
Yasuda entrega à Choquito troféu de posse transitória
Fabinho e a família do saudoso Diego
A família do saudoso Marquinho
Gilmar, Dudu, Tigrilo e Ronaldo: familiares do saudoso Juninho
Neca e o homenageado "Fião"
Estrela FC
Sérgio (irmão) e a esposa do saudoso Marquinho
Ronaldo, pai do saudoso Juninho, recebe homenagem de Esquerdinha
Jackson e Esquerdinha
Esquerdinha o idealizador do torneio de homenagens
Choquito e Esquerdinha
O mural de fotos montado para relembrar os atletas homenageados
Aguinaldo e o "filho-herói" Jackson
EC Jardim Nova Pilar

Árbitros: Sandro, Tó e Luizinho


No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

6 comentários:

Marcelo disse...

Dizer que o árbitro "favoreceu" é um termo um pouco forte. Eu estava pouco a frente do Tó, correndo em direção à defesa quando ocorreu o lance. De onde eu estava não pareceu pênalti e acredito que o Tó tenha tido a mesma visão que eu. Vendo agora o vídeo, acredito que tenha sido pênalti. Mas ele talvez tenha errado, jamais favorecido.


Durante o primeiro tempo, o meio-campista "Preto", do estrela, então na reserva, entrou parcialmente no campo para reclamar de uma falta marcada, que de acordo com a regra 3 do futebol é passível de punição com cartão amarelo. Reclamei com o "Tó" que desse o cartão, mas ele optou pela advertência verbal. No segundo tempo, o mesmo meio campista “Preto” cometeu falta por trás, também passível de cartão amarelo, oque seria uma expulsão. No final, o mesmo jogador “Preto” bateu pênalti decisivo para a virada do estrela na cobrança de pênaltis.

Isso não ofusca de jeito algum o mérito do estrela, mas ocorreu. São interpretações diferentes. Não vejo de forma alguma favorecimento para o E.C Jardim Nova Pilar como buscaram afirmar. Foi um bom jogo, parabéns ao Estrela e a organização.

Marcelo Maita

Sergio Santos disse...

Marcelo Maita, obrigado pela sua participação. Aqui o debate é democrático e democraticamente publiquei seu comentário e publicarei tantos quantos comentarem, mesmo que as opiniões sejam divergentes da minha. Esse é o belo da democracia.

O termo "favoreceu" é comumentemente utilizado na reportagem e nos comentários esportivos, sem que o termo seja interpretado como "chulo" ou levado ao pé da letra, ou que signifique "deslealdade"...

Mesmo que seja interpretativo, ao não marcar o penal o árbitro Tó "favoreceu" a Vila, assim como "prejudicou" o Estrela. São termos utilizados no futebol.

Agora, é estranho que em dois lances capitais, em dois jogos seguidos, o mesmo árbitro tenha tido a interpretaçao favorável a mesma equipe.

Quanto a invadir o campo, ontem quando o Paulinho (Corinthians) fez o gol contra o Vasco [pela Libertadores] todos os reservas do Corinthians invadiram o campo para comemorar. Eles deveriam [todos] serem expulsos? não foram. Nem sempre os árbitros levam isso ao pé da letra.

No mais, respeito a sua opinião e garanto que aqui no BSS você pode expô-la a vontade. Um abraço.

Maita disse...

Os reservas não deveriam ser expulsos, mas sim advertidos com cartão amarelo.
Não sou eu quem diz isso, mas sim a FIFA, na regra 3, que diz:
Se um substituto(entenda jogador reserva) entra no campo de jogo sem a autorização do árbitro:
1 - o jogo será interrompido;
2 - o substituto receberá como sanção o cartão amarelo e a ordem para que saia do campo de jogo;
3 - o jogo se reiniciará mediante bola ao chão no mesmo lugar que se encontrava quando o jogo foi interrompido.
Logo, podemos afirmar também, que se o árbitro não aplicou corretamente a regra também favoreceu o Corinthians e como pertinente à discussão também favoreceu o Estrela.
Mas de forma alguma quero desviar a atenção da vitória do Estrela, que diga-se de passagem, foi merecida. Apenas não aceito o rótulo de que a Vila é “ajudada”. No primeiro jogo o mesmo árbitro Tó deu pênalti a favor do Estrela sobre o mesmo Chokito. Meu último cartão amarelo recebido foi aplicado pelo mesmo Tó em jogo pelo campeonato da vila. Até hoje acho que ele deu de forma injusta. São situações de jogo.
Mas o debate sempre é válido. Continue com o belo trabalho.

Marcelo Maita

chokito disse...

sem mais sem menos apenas tambem dando minha opinião,eu como participei do lance tenho plena convicção que o arbito da partida errou e errou muito,pois ce fosse um lance duvidoso ate concordaria pois nos todos somos seres humanos e podemos sim errar, agora fla q da onde ele tava nao ajudou ele interpreta o lance nao concordo pois de todos os angulos que vc ve o lance vera que foi penalty legitimo nao tem como nao ser.. mais é como tdos dizem cada um tem a tua opinião e eu tambem concordo com a tua opinião maita o bom que quem mais ganha com issu é o esporte issu que é legal...mais quero tambem deixa um forte abraço a toda rapaziada da Vila pois tenho muitos amigos la e dizer parabens para as duas equipes foi um torneio que o mais importante era ta homenagiando nossos amgos que se foram e assim foi feito..parabens esquerdinha que deus de mta saude pra vc pois dos vinte e dois jogadores que estavam na final mais da metade ja pasou pelas tuas maos...um forte abraço a tdo mundo que curti o blog do sergio e a tdos amantes do futebol de Pilar do Sul..

chokito..

rodrigo stryker disse...

um abraço forte para todos meus amigos ai de pilar, e que continuem jogando como sempre o melhor futebol

chokito disse...

Faltou o video...kkkk....nao vai fik bravo em serjão...kkk

Postar um comentário

PUBLICIDADE