Pilar do Sul recebe ‘Kit Cinema’ do governo do estado

Os equipamentos do cinema já estão em Pilar do Sul. Por: Regiane Mazzer.
O município de Pilar do Sul recebeu na última quinta-feira (19), do governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), o “Kit Cinema” que contém equipamentos de projeção e sonorização para a criação de uma sala de cinema no município. O termo de doação do governo estadual e a prefeitura foi assinado no dia 27 de junho.

O “Kit Cinema” contém uma tela de projeção de 3x4 metros, um projetor, um aparelho de DVD, uma mesa de som e duas caixas de som, além de 43 títulos para exibição.

A iniciativa faz parte do programa de Incentivo à Criação de Salas de Exibição Cinematográfica, desenvolvido pela Unidade de Fomento e Difusão da Produção Cultural (UFDPC), da Secretaria de Cultura, e têm como objetivo democratizar o acesso aos bens culturais por meio da interiorização da ação governamental.

Kit cinema 2012
De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE em 2006, dos 645 municípios paulistas apenas 144 possuem salas de cinema. O Programa de Incentivo à Criação de Salas de Exibição Cinematográfica visa descentralizar e disponibilizar o acesso a essa atividade cultural para todas as regiões do estado. Para isso, cidades desprovidas de salas de cinema recebem equipamentos de projeção e sonorização e, dessa forma, têm a possibilidade de desenvolver exibições em espaços públicos como bibliotecas, auditórios, entre outros.

O programa é realizado em parceria com as Prefeituras, que disponibilizam o espaço e o pessoal necessário para executar as projeções. Em 2011, 44 cidades foram contempladas pelo projeto. Neste ano, 97 municípios deverão ser contemplados pelo programa.

Atrelada a esta ação, a Secretaria da Cultura também desenvolve o programa Ponto MIS, no qual o Museu da Imagem e do Som (MIS) dá apoio aos municípios contemplados com os kits, fornecendo acervo e programação, realizando eventos, além da capacitação profissional. Esta integração de ações é também uma forma de interiorizar as atividades do MIS, dando a oportunidade de que o trabalho desenvolvido pelo Museu seja apreciado fora da Capital. (Fonte: Secretaria de Estado da Cultura).

Regiane e Francisca Hortência comemoram a chegada do Kit. Por: Regiane Mazzer
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE