Secretaria de Saúde promove campanha de prevenção bucal para crianças

Dra. Elda M. L. Fernandes - O Departamento Odontológico da Secretaria Municipal de Saúde convida a população para participar da “Campanha contra os maus hábitos bucais na infância”, que será realizada simultaneamente a Campanha da Vacinação Infantil, com o objetivo de examinar as crianças entre 2 a 5 anos incompletos; diagnosticar e orientar aos pais e responsáveis, caso haja a presença de alteração do padrão oclusal, e distribuir os dedoches “Zé Dentinho” como forma lúdica para desestimular os maus hábitos bucais e folhetos explicativos para a família.

Consequência de maus hábitos bucais:
MORDIDA ABERTA ANTERIOR
Os maus hábitos bucais (chupar chupeta, dedos, objetos, mamadeira, roer unha) podem trazer prejuízos à dentição e formação óssea bucal das crianças. Quando usados além do tempo necessário, provocam alterações na mordida, e, uma vez descontinuados, diminuem a incidência da ocorrência destes problemas, que para serem corrigidos, necessitariam de intervenções cirúrgicas e correções ortodônticas, proporcionando um alto custo de tratamento, e, onde nem sempre é possível obter bons resultados. Mesmo que a criança apresente predisposição genética para a maloclusão, a manutenção dos maus hábitos favorecem ao prejuízo da formação dental e óssea. O cirurgião-dentista por meio do diagnóstico precoce e de medidas preventivas, ao conscientizar o paciente e/ou responsáveis, consegue impedir e/ou interceptar problemas de difícil solução a longo prazo.

MORDIDA CRUZADA POSTERIOR
A Campanha será realizada no dia 18 de agosto de 2012, sábado, junto a da Vacinação Infantil, nas Unidades de Saúde de Pilar do Sul, CS Terezinha de Moraes Arsilla e PAM Cecília Urias de Moura, com o início marcado das atividades para às 8 horas e término para às 17 horas.

Os locais da Campanha de vacinação infantil serão: CS Terezinha de Moraes Arsilla, CS Cecília Urias de Moura, CS Helena De Proença Lacerda. Lembrando que todas as crianças de 0 a 5 anos incompletos devem participar da atualização da caderneta de vacinação infantil.

Portanto, prevenir é melhor que remediar! Participem!

Dra. Elda Maiara Lopes Fernandes
Cirurgiã-Dentista CRO 90699
Coordenadora da Campanha contra os Maus Hábitos Bucais
Prefeitura Municipal de Pilar do Sul
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE