Tenente Caldas é o novo comandante da PM e participa de reunião do Conseg

Tenente PM Caldas, capitã PM Eunice, prefeita Janete e sargento PM Osvaldo/Foto Secom/PMPS
Desde a última segunda-feira (21) a o destacamento Polícia Militar em Pilar do Sul tem novo comandante. Trata-se do tenente Vitor Samuel Caldas, 26 anos, oficial da PM que vem do 40º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior), em Votorantim, responsável pela PM em Pilar e mais oito cidades da região.

O tenente Caldas, que trabalhou no plantão e nos setores de inteligência e de treinamento do 40º BPM/I, participou na última quinta-feira (24) da reunião do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) onde foi apresentado, fazendo o primeiro contato com a comunidade.

(Clique aqui e ouça a entrevista com o tenente Caldas, ao repórter Sérgio Santos).

Aos membros do CONSEG e da comunidade presentes na reunião, o tenente Caldas falou do trabalho que pretende desenvolver à frente da PM local, como planejamento operacional, com base nos índices de criminalidade e informações da população, treinamento constante dos policiais, incentivo ao disque-denúncia 181 e 190 e aproximação da Polícia Militar com a comunidade. O oficial disse que a meta é reduzir os índices de criminalidade, como roubos e furtos, e o combate ao tráfico de drogas e a violência.

O novo comandante ressaltou a renovação da frota da PM, com a conquista das três novas viaturas para Pilar do Sul. Disse que avaliando os índices de criminalidade e violência, registrado nos boletins de ocorrência, constatou que está na média, dentro do patamar considerado aceitável, e que, na sua avaliação, o alvo a ser perseguido é o tráfico de drogas, que propulsiona outros crimes, como roubos e furtos.

Sobre o PROERD (Programa Educacional de Redução às Drogas e a Violência) o tenente Caldas disse que no momento está sem um instrutor treinado para ministras as aulas, mas que ainda neste semestre pretende preparar um instrutor e reativar o programa.

Com relação ao aumento do efetivo, o tenente disse que esta será sempre uma reivindicação do comando, já que a PM, além do serviço diário de patrulhamento ostensivo e repressivo, também realiza escoltas de presos, para hospitais e penitenciárias, além das inúmeras festas que utiliza todo o efetivo da PM local, mas que por enquanto não há a previsão, por parte da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, do aumento do efetivo local.

Com a vinda do oficial, o sargento Osvaldo Francisco Pinto, que era o comandante, passa a ser subcomandante do destacamento.

Reunião com a prefeita
Ainda na quinta-feira (24) o tenente Caldas, acompanhado da capitã Eunice e do sargento Osvaldo, estiveram na Prefeitura Municipal de Pilar do Sul para uma reunião com a prefeita Janete Carvalho, onde, entre outros assuntos relacionados à segurança pública, conversaram sobre os próximos eventos impactantes, como carnaval e FEAPS.

Reunião do Conseg
A reunião do CONSEG contou com a presença de cerca de 30 pessoas, entre os membros do Conselho e cidadãos da comunidade. Estiveram presentes a prefeita Janete Carvalho (PSDB), os vereadores João Batista (PTB), Antonio de Matos (DEM), Takashi Iriyama (PDT) e Cristina da Creche (PSDB), além do secretário municipal de segurança Maurício José Paes, primeiro cavalheiro da cidade.



Ouça a entrevista que o tenente Caldas, ao repórter Sergio Santos:
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE