Pilar do Sul realiza o IV Encontro Regional de Meliponicultores

Foto: Meliponário  Pivoto.
Aconteceu neste Sábado (18), na escola Prof.ª Maria Terezinha Proença Yasuda, o IV Encontro de Meliponicultores de Pilar do Sul e Região. Organizado por Nilton Brisola, integrante do Meliponário Rei Alpha, e o apicultor Nivaldo Gomes da Silva, com apoio da Casa da Agricultura e Prefeitura Municipal de Pilar do Sul, o evento, que está na quarta edição, teve por objetivo incentivar a criação e, ao mesmo tempo, a preservação da Abelha Indígena sem Ferrão.

As palestras tiveram a participação do biólogo e sociólogo José Mauro e da fitoterapeuta Maria Arlete dos Santos, além de integrantes do Meliponário Rei Alpha (veja site), de Pilar do Sul.

Jose Mauro abordou vários tópicos relacionados a criação, desenvolvimento e multiplicação dos enxames de Abelhas Sem Ferrão e questões relacionadas ao meio ambiente e social.

A fitoterapeuta Maria Arlete dos Santos mostrou in loco como fazer uma espécie de pomada com ingredientes retirados das Abelhas Sem Ferrão, a própolis. Também foi mostrado, e feito na presença dos participantes, a confecção da própolis para consumo humano.

Durante o evento, houve confraternização que permitiu uma aproximação ampla entre os meliponicultores que puderam expor e divulgar os seus produtos, além da troca de experiência entre eles.

“Foi um momento gostoso e prazeroso, onde podemos 'papear' com os amigos, fazer novos amigos e estreitar relacionamentos. Quanto mais eventos dessa natureza estiver acontecendo, com certeza mais pessoas estarão participando e mais abelhas estarão sendo salvas", disse Lúcio Pivoto, meliponicultor da cidade de Campinas-SP, que também participou do evento. "Parabenizo o entusiasmo do senhor Nilton Brisola que tomou frente e realizou mais um evento”, acrescentou.


Exposição de produtos/Foto: Meliponário  Pivoto
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

3 comentários:

EVANDRO CARVALHO disse...

Parabéns ao ex-Vereador Nivaldo Pela 4º edição do projeto.

Lucio Pivoto disse...

Legal Sergio;
Quanto mais divulgação dos conceitos de Meliponicultura, mais pessoas estarão se conscientizando dessa espetacular arte, que é criar e preservar as espécies.

Grande abraço e muito sucesso pra você.

Meliponario Pivoto

Sergio Santos disse...

Valeu, Lúcio... Obrigado e sucesso pra vc tbm.
Abraço.

Postar um comentário

PUBLICIDADE