Região Metropolitana de Sorocaba está mais próxima de virar realidade

O prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), recebeu na última sexta-feira (14) a visita do deputado estadual Hamilton Pereira (PT). O parlamentar veio comunicar ao chefe do Executivo seu entusiasmo com a possibilidade da criação da Região Metropolitana de Sorocaba.

Em conversa com o secretário-adjunto de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo, Edmur Mesquita, Hamilton obteve resposta positiva quanto a isso e, mais, a  confirmação de que outros municípios como Tapiraí e Tatuí deverão ser anexados à territorialidade da proposta do deputado que, inicialmente, contemplava 17 cidades.

O número de cidades integrantes sobe, então, 19.  Hamilton é autor do Projeto de Lei de Complementar nº 33/2005, que propõe a criação da Região Metropolitana de Sorocaba.

Favorável a este modelo de desenvolvimento econômico e social, Pannunzio disse que a diversidade característica dos municípios é extremamente importante na manutenção da qualidade de vida das populações.

O prefeito considera que a região metropolitana de Sorocaba já existe de fato, mediante todas as relações que acontecem entre as cidades. Relações nos campos da Educação, da Saúde e do Trabalho que têm, aqui, um fluxo intenso. Pannunzio considera que, agora, a instituição da Região Metropolitana é uma questão de direito.

O deputado se mostrou muito satisfeito com o trabalho do Núcleo de Planejamento Regional S/A (Nuplan), órgão que trabalha, também, a questão da instituição da forma administrativa e de desenvolvimento. Pela Nuplan, a Região Metropolitana de Sorocaba se comporia de 22 cidades: Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, Sorocaba, São Roque, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

"O trabalho que a Nuplan fez foi fundamental para que a ideia de instituição do Aglomerado Urbano fosse revista", comentou Hamilton Pereira.

Enquanto cidade polo, Sorocaba deverá promover audiências públicas para discutir a criação da Região Metropolitana.

Também participou do encontro o secretário de Governo e Relações Institucionais (SGRI), João Leandro da Costa Filho. (Fonte: Agência Sorocaba de Notícias/Tânia Franco).

Leia aqui tudo o que já foi publicado no Blog do Sérgio Santos sobre a Região Metropolitana de Sorocaba


Reunião entre Pannunzio e Hamilton Pereira/Foto: Mario Chaves/ASN

No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE