Região Metropolitana: Encontro pretende reunir 22 municípios da região

José Carlos Triniti (presidente do PT/Sorocaba) e
João Leandro da Costa Filho (Prefeitura de Sorocaba),
durante reunião na FUA/Foto: Adival B. Pinto/JCS.
Fernando Guimarães/JCS - Sorocaba e mais 21 municípios começam a discutir uma lista de ações para compor uma pauta, a fim de criar a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Uma reunião com um grupo de trabalho foi marcada para o dia 1º de julho, às 10h, no auditório do jornal Cruzeiro do Sul.

Para divulgar a ação, estiveram ontem (26/06) no jornal o secretário de Governo e Relações Institucionais de Sorocaba, João Leandro da Costa Filho; o presidente do diretório municipal do PT, José Carlos Triniti Fernandes, também assessor do deputado estadual Hamilton Pereira; e, ainda, o também assessor do parlamentar Mizael de Camargo. Eles foram recebidos pelo presidente da diretoria executiva da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), Laelso Rodrigues. Depois desse encontro, a FUA, mantenedora do jornal, convidará os 22 prefeitos da futura Região Metropolitana de Sorocaba para uma próxima reunião marcada para o dia 5 de agosto, às 9h, também no auditório do jornal.

De acordo com João Leandro, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, ambos do PSDB, entendem que o melhor para Sorocaba e para os municípios que compõem a região é criar a região metropolitana pelas características que envolvem os municípios. Laelso Rodrigues defende o desenvolvimento integrado, com a finalidade de que os municípios se desenvolvam juntos. "Nossa ideia com a Região Metropolitana é trazer projetos dos governos estadual e federal na área da educação, saúde, transporte, pois muitos municípios não têm condições de fazer projetos ou não sabem como fazer."

No dia 5 de agosto, às 9h, quando então se espera que os 22 municípios envolvidos estejam representados, bem como o Núcleo de Planejamento (Nuplan) de Sorocaba e o Escritório Regional de Planejamento (Erplan) de São Paulo, a pauta para a implantação da Região Metropolitana começará a ser delineada. A expectativa de Laelso Rodrigues, que nos idos de 1960 teve participação fundamental na implantação da Zona Industrial, é a de que já a partir do segundo semestre deste ano as ações para a implantação da região metropolitana aconteçam.

De acordo com João Leandro e Triniti, o projeto de instalação da Região Metropolitana de Sorocaba será encaminhado pelo governo estadual à Assembleia Legislativa ainda neste segundo semestre para ser votado e, assim, criar a nova região. Na semana passada, o deputado estadual Hamilton Pereira esteve reunido com o prefeito Antonio Carlos Pannunzio para definir essas ações. Hamilton é um dos principais incentivadores da criação da Região Metropolitana de Sorocaba, tanto assim que apresentou projeto de lei com essa finalidade em 2005 na Assembleia Legislativa.

Estão envolvidos na RMS os seguintes municípios: Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Jumirim, Ibiúna, Iperó, Itu, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim. A população residente nesta região, segundo estudos da Nuplan, é de 1.665.884 habitantes.


No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE