Encontro Regional de Teatro acontece neste final de semana em Pilar do Sul

Encontro Regional de Teatro reúne grupos de Campinas, Registro, Santos, São José dos Campos, Sorocaba e São Paulo

Festival de Teatro Amador de Tupã-SP / Foto: Divulgação.
O Projeto Ademar Guerra – Programa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, administrado pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – realiza nos dias 24 e 25 de agosto, sábado e domingo, em Pilar do Sul, o III Encontro Regional de Teatro de 2013.

Os Encontros Regionais têm por objetivo interiorizar e descentralizar as atividades culturais no Estado, possibilitando o primeiro contato com o universo teatral para jovens artistas e a atualização e capacitação, nas mais diversas vertentes teatrais para aqueles que já têm alguma experiência. Nesses encontros são oferecidas palestras, oficinas e workshops, bem como apresentações de cenas de grupos orientados pelo projeto e pequenos encontros de compartilhamento.

Neste ano, o III Encontro Regional de Teatro será realizado no município de Pilar do Sul e reunirá grupos das regiões administrativas de Campinas, São Paulo, Sorocaba, Santos e São José dos Campos. No total, 23 grupos que recebem Orientação do Projeto Ademar Guerra estarão no município para apresentar seus processos teatrais, que se desenvolvem em diversas cidades dessas regiões.

A programação completa do evento está disponível abaixo e as atividades serão oferecidas gratuitamente para a comunidade do munícipio.

Sobre o Projeto Ademar Guerra
O Projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 pela Secretaria de Estado de Cultura com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos teatrais em atividade no interior e litoral do Estado de São Paulo. Os artistas-orientadores atuam junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e montagem de espetáculos.

No ano passado, 82 grupos foram orientados por 63 profissionais, totalizando 48 municípios e 793 pessoas atendidas pelo projeto. Foram realizadas 98 ações culturais, 4 Mostras Regionais, parceria com 6 festivais, 2 Encontros Regionais, uma mostra de compartilhamento e a Mostra Final do Projeto Ademar Guerra, que alcançou um público de 7.572 pessoas.

O Projeto tem a Curadoria Artística do diretor teatral Sérgio Ferrara, que trabalhou com grandes atores como Paulo Autran, Raul Cortez, Eliane Giardini e Rosi Campos, além de grandes dramaturgos como Maria Adelaide Amaral e Mário Bortolotto. Com Plínio Marcos, trabalhou no Teatro de Arena. Por sua direção do espetáculo Pobre Super-Homem, de Brad Fraser, ganhou o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de melhor diretor.

A Coordenação Geral é de Aldo Valentim, consultor e pesquisador em gestão e políticas públicas. Mestre em Artes/Unicamp e Mestrando em Gestão e Políticas Públicas/FGV. É Coordenador geral dos Projetos Especiais e do Projeto Ademar Guerra das Oficinas Culturais do Estado. Atualmente também ministra aulas de Políticas Públicas na Pós-Graduação em Gestão Cultural do Centro Universitário SENAC. Tem 15 anos de experiência na área de gestão cultural. Coordenou o Projeto Ademar Guerra de 2003 a 2006.

Programação do Encontro (Pilar do Sul) – 24 e 25 de agosto

Sábado – 24/08
9h – Oficina "Gêneros, Estilos, Formas – a Literatura Dramática na Linha do Tempo". 
Ministrante: Mauro Júnior

12h – Intervalo

13h30 – Recorte de Cenas
Grupos: Anjos do Riso, Raio de Luz, Trupe Ventri Loucos, Cia d'Vergente, Gandaiá, Grupo Fragmento, Grupo Evoé, Grupo Renovateen, Cia Eclipse, Cia Arte & Riso, Cia. de Investigação Teatral Minha Nossa!

20h – Espetáculo "O Arquiteto e O Imperador da Assíria" – Cia. de 2

Domingo – 25/08
9h – Oficina "Gêneros, Estilos, Formas – a Literatura Dramática na Linha do Tempo". 
Ministrante: Mauro Júnior

12h – Intervalo

13h30 – Recorte de Cenas
Grupos: Os Marias, Arte In Cena, Cia Popatapataio, Velhus Novatus, Escarafunchar, Grupo Anhambus, Grupo Ânimadoka, Grupo Municipal de Cerquilho, Atores em Conserva

20h – Espetáculo "Quadrado" – Núcleo 2 de Teatro

Obs.: No formato "Recorte de Cenas", os grupos orientados pelo Projeto Ademar Guerra compartilham vinte minutos de seus processos e/ou espetáculos em montagem, para uma análise da Curadoria, dos outros grupos e do público presente, buscando um aperfeiçoamento por meio das trocas e diálogos estabelecidos no Encontro.

Serviço
Evento: Encontro Regional de Teatro – Pilar do Sul
Local: Secretaria Municipal de Educação - Auditório Maria Lúcia Maciel Batista
Av. Papa João XXIII, 1175 - Bairro: Campo Grande - Pilar do Sul – SP
Data: 24 e 25/08

Informações:
projetoademarguerra@oficinasculturais.org.br
(11) 4096-9866

Fonte: OFICINAS CULTURAIS www.oficinasculturais.org.br
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE