Plantadeira se desprende de trator e atinge poste no Jardim Ayub

Poste atingido pela plantadeira / Por: Sérgio Santos.
Por pouco uma plantadeira que se desprendeu do engate de um trator não causou uma tragédia na tarde deste sábado (27) no Jardim Ayub. O reboque é do tipo máquina agrícola é utilizada na plantação de grãos.

Segundo a polícia, um trator subia a Rua Antonia da Conceição Santos de Oliveira quando um parafuso que travava o engate da plantadeira ao trator se soltou e ela desceu a rua e bateu em um poste. Por sorte nenhum pedestre ou veículo trafegava pelo local, o que evitou que acontecesse uma tragédia.

A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar.




Lei restringe o tráfego de tratores dentro da cidade
O tráfego de tratores no perímetro urbano é restringido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O alerta é da delegada de trânsito Isabel de Oliveira Bertoldo (leia aqui).

É comum ver nas ruas o tráfego de tratores sem placa. O que a maioria desconhece é que para circular com essas máquinas agrícolas é necessário possuir licenciamento. O tratorista deve ter carteira de habilitação nas categorias C, D ou E.

Segundo a delegada, o artigo 144 do código estabelece que pode ser conduzido na via pública o trator de roda, de esteira, o misto ou equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola, de terraplenagem, de construção ou de pavimentação, mas o condutor deve ser habilitado.

“Para o trator trafegar precisa estar emplacado e ter todos os equipamentos de segurança”, explicou a delegada. Segundo ela, em 1998 foi baixada a resolução 67/98 estabelecendo prazo de dois anos para regularizar as CNHs. “Até então podia dirigir trator com a carteira de habilitação B, mas agora não pode mais”, explicou a delegada. 

Pela legislação, as máquinas agrícolas são para uso no campo e não trafegar em via pública. “Se não tiver documentado, o proprietário corre o risco de ter o veículo apreendido”, declarou.

Leia mais sobre o assunto no site Dia de Campo. Artigo: "Condução de tratores em vias públicas - É necessário o registro e licenciamento do DETRAN para circular no perímetro urbano". (Clique aqui).

O poste de energia atingido pela plantadeira reboque no Jardim Ayub / Por: Sérgio Santos/BSS
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

1 comentários:

Cleiton goes carvalho disse...

QUASE FICAMOS SEM ENERGIA AQUI EM CASA ONTEM

Postar um comentário

PUBLICIDADE