Morcegos vampiros atacam na zona rural de Pilar do Sul

Técnicos da Casa da Agricultura capturam nesta quinta-feira (29) na fazenda Três Irmãos, localizada nas proximidades das serras dos Caetanos e de Paranapiacaba, no bairro Pico Grande, zona rural de Pilar do Sul, 107 morcegos hematófagos, da espécie ‘desmodus rotundus’, comum nessa região.

A equipe de “Controle de Transmissores da Raiva dos Herbívoros” formada por Luiz Carlos dos Santos, da Defesa Agropecuária, Nivaldo Gomes da Silva, da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e Marcelo A.P. Caetano, médico veterinário do SIM – Serviço de Inspeção Municipal, atenderam um chamado do administrador da fazenda. Ele, e vizinhos do Bairro do Alegre, relataram diversos ataques a bovinos, inclusive, causando a morte de alguns deles.

Após localizar o esconderijo dos morcegos e os capturar, os técnicos aplicaram nas costas deles uma pasta especial, contendo veneno, e os soltaram. O método é uma forma de controle da população desses animais, já que os morcegos, como forma de higienização, tem o hábito de lamberem um aos outros. Cada animal contaminado causará a morte de outros 15 a 30 morcegos.

Os morcegos hematófagos se alimentam de sangue e, atacar um animal, pode causar a raiva dos herbívoros, também chamada de loucura, sendo o principal transmissor dessa doença.

Os técnicos orientaram os pecuaristas a vacinar o restante dos animais e os advertiram para não tocar nos animais com sintomas da doença e imediatamente avisar os técnicos, que irão coletar material para análise laboratorial para, assim, diagnosticar a doença.

Os morcegos hematófagos, os vampiros, são assim conhecidos por se alimentarem exclusivamente de sangue. Não é normal, mas, na falta de animais, eles podem atacar os seres humanos.

Fonte: Blog do Nivaldo Gomes (Leia a matéria completa e veja mais fotos aqui).

Foram capturados 107 morcegos vampiros / Foto: Blog do Nivaldo Gomes

No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE