Pintor fica gravemente ferido após ser atingido por choque elétrico

Foto: Sérgio Santos/BSS.
O pintor de parede Tiago Bonafonte Ferreira de Campos, 30 anos, ficou gravemente ferido após ser atingido por um choque elétrico enquanto executava a pintura do peitoral do segundo andar de um prédio na Rua José Piloto, na Santa Cecília. O acidente aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (05).

De acordo com a polícia e testemunhas, o homem teria encostado o cabo de alumínio do rolo de pintura na rede de alta tensão, que passa a poucos metros do prédio. Com o choque, o pintor foi lançado ao solo e, além de um ferimento na cabeça, sofreu queimaduras no braço, mão e tórax.

Ele foi socorrido pela ambulância do SAMU e, devido a gravidade dos ferimentos, seria transferido para um hospital em Sorocaba. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar. Uma equipe da Polícia Cientifica esteve no local realizando a perícia técnica. Uma investigação da Polícia Civil deverá apontar as circunstâncias do acidente.

Dicas de segurança - A corrente de energia elétrica na rede de alta tensão é de 13.800 volts e, segundo especialistas, não é necessário tocar nesses cabos para sofrer um choque, basta apenas se aproximar. 

O choque elétrico pode provocar queimaduras graves, mutilações e até a morte e se dá pela passagem da corrente elétrica através do corpo humano e, dependendo por onde ela passe, pode ser letal.

Em caso de choque, como proceder - Não toque na vítima, nem se aproxime dos fios caídos ou objetos em contato com eles, como cercas metálicas, portões de ferro ou varais de roupa. Se possível, desligue imediatamente a fonte dessa eletricidade. No caso de residências, é o disjuntor (registro geral) da casa.

Se estiver na rua e não for possível desligar a fonte, interrompa o contato da vítima com a corrente elétrica, utilizando material não condutor seco (pedaço de madeira, corda ou borracha). "Nunca use objeto metálico, não toque diretamente na vítima com as mãos e evite materiais molhados, como uma toalha úmida", alerta Eduardo Gomes, gerente de Operação Técnica da Coelce – Companhia Energética do Ceará.

Depois disso, verifique, então, se a vítima está consciente e respirando. Caso não e você saiba aplicar os primeiros socorros, tente manter a tranquilidade e o faça com cuidado. Enquanto isso peça a alguém para ligar imediatamente para o serviço de emergência pelo número 190, ou para a ambulância do SAMU, pelo número 192. (Fonte das dicas e procedimentos de socorros: site da Coelce).

Foto: Sérgio Santos/BSS

No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE