Santa Casa faz teste da orelhinha nos bebes recém nascidos

Teste da orelhinha / Infografia: Rubens Paiva/Brasil Escola
A triagem auditiva neonatal (teste da orelhinha) é um programa de avaliação da audição em recém nascidos para diagnóstico precoce de perda auditiva.

Qualquer perda na capacidade auditiva, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras que são essenciais para o aprendizado da linguagem.

O teste da orelhinha deverá ser realizado à partir do nascimento, preferencialmente nos primeiros 3 meses de vida do bebê.

A técnica mais utilizada para a triagem auditiva neonatal é o exame de Emissões Otoacústicas Evocadas - EOAs. A EOAs é um exame indolor, de rápida execução (com tempo médio de 5 minutos), feito com sono natural, a partir da colocação de um pequeno fone na parte externa do ouvido do bebê. O EOA consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno (eco), sendo registrado no computador se as partes internas da orelha (cóclea) estão funcionando e emitido um gráfico com o resultado do exame.

O resultado é informado no final do exame. Um protocolo de avaliação junto com o laudo será enviado à mãe e ao médico solicitante. Quando houver suspeita de deficiência a partir da triagem auditiva, a criança será encaminhada para avaliação otológica e audiológica completas. (Fonte: Kinder Clínica).

Santa Casa procura 31 bebes para o teste
Em Pilar do Sul o teste da orelhinha é realizado na Santa Casa, responsável pela maternidade, todas as quartas-ferias das 9h as 11h.

O aparelho que faz o teste estava quebrado, mas já foi consertado. Neste mês 17 bebes já realizaram o teste, mas outros 31 bebes recém nascidos no mês de setembro e outubro, ainda  não fizeram o teste. As mães devem procurar a Santa Casa para fazer o teste nos seus bebes.
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom isso, estava precisando mesmo fazer este teste na santa casa, pois em outras cidades ja fazem esse exame há algum tempo,estava faltando aqui em Pilar, agora chegou antes tarde do que nunca..rsrsrs

Anônimo disse...

Agora soh falta o teste do olhinho....

Postar um comentário

PUBLICIDADE