Médico cubano do Programa Mais Médicos já está em Pilar do Sul

Antonio Matos, Dalton, Dr. Carlos, Prefeita Janete, Marquinhos, Karla e Fabiane/ Foto: Secom/PMPS

Já está em Pilar do Sul o primeiro médico, dos três destinados ao município, através do Programa Mais Médicos. Dr. Juan Carlos Suarez Leon foi recepcionado pela prefeita Janete Carvalho (PSDB) na tarde desta sexta-feira, 13, no gabinete da prefeitura municipal.

Dalton Pagianotto, secretário de saúde, Marcos Augusto, presidente da Câmara Municipal, os vereadores Karla Pagianotto e Antonio José de Matos, além de Fabiane Caervalho, coordenadora municipal de saúde coletiva, e Maurício José Paes, primeiro cavalheiro do município, também participaram da recepção ao médico cubando.

Durante a recepção, aconteceu uma breve reunião para tratar de assuntos relacionados a estadia do Dr. Carlos e, além disso, ele pode conhecer um pouco da estrutura da prefeitura e do sistema de saúde do município.

Dr. Carlos, tem 51 anos de idade, é professor de medicina, tem 26 anos de experiência e já participou de diversas missões médicas internacionais, atuando por seis anos em países da África e seis anos na Venezuela.

Dr. Carlos passará por um período de acolhimento e ambientalização no município e, após a expedição do seu Registro do Ministério da Saúde (RMS), começará a trabalhar em um dos Postos de Saúde da rede básica de saúde do município.

Segundo informações do Ministério da Saúde, Pilar do Sul receberá mais dois médicos do programa até o mês de fevereiro e outros dois médicos durante o ano de 2014, totalizando cinco médicos do Programa Mais Médicos para o nosso município.

O município arcará com a hospedagem e alimentação dos médicos, enquanto que o Governo Federal custeará os salários de R$ 10 mil dos profissionais, que atuarão durante três anos no município.

O ‘Mais Médicos’ é um programa do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, e faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para a coletividade.

A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

Fonte: Setor de Comunicação/Prefeitura Municipal de Pilar do Sul

Toninho, Dalton, Dr. Carlos, prefeita Janete, Marquinhos, Fabiane, Karla e Maurício / Foto: Secom/PMPS
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE