Monumento do Cristo Redentor já está sendo restaurado

A altura total da estátua e base será de 15 metros.
FOTO: ARTE/DIVULGAÇÃO
O monumento do Cristo Redentor no alto do morro Piracema, no loteamento Parque Residencial Ayub II, em Pilar do Sul, está sendo restaurado. Toda a estrutura está passando por ampla reforma que inclui reboco, pintura, construção de calçadas e corrimão nas escadas, plantação de grama, arborização e reconstrução da estátua do Cristo Redentor.

A iniciativa, que faz parte do projeto original do loteamento, idealizado há seis anos, e que inclui uma praça pública no entorno do monumento, é dos empreendedores do loteamento, JR Empreendimentos e Villa Regio – Assessoria Imobiliária, e do empresário Antonio José Ayub, ex-prefeito e proprietário da área.

A reconstrução da estátua do Cristo Redentor teve início na quarta-feira, dia 11, em um galpão da empresa JR Pré-Moldados. A obra de arte está sendo executada pelo escultor mineiro, do município de Governador Valadares, Evandro Di Caetano, 42 anos, que tem 23 anos de experiência em estátuas e monumentos religiosos.

A escultura será composta de argamassa, uma mistura de cal e cimento, moldada em uma estrutura de ferro, arame e tela plástica e terá cinco metros de altura e cinco metros de envergadura, entre os braços, que ficarão abertos, como a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro.  Após ser colocada na base, que tem 10 metros de altura, a estátua do Cristo Redentor ficará com 15 metros altura e poderá ser vista de quase toda a cidade.

Localizada no alto do morro Piracema, o Cristo Redentor foi construído no início dos anos 70 e, por causa das intempéries da natureza, foi sendo deteriorado gradativamente até ser completamente destruído em meados dos anos 80.

A área onde está localizado o monumento era do senhor Geraldo Antunes de Proença, que permitiu que a estátua fosse erguida dentro de sua propriedade, que fica no ponto mais alto da cidade e com vista privilegiada, de frente para a Igreja Matriz, no centro.

A fazenda vizinha era do senhor Joaquim Augusto de Carvalho, o Joaquim Mineiro, que é pai da prefeita Janete Carvalho, sogro de Mauricio José Paes, da empresa JR Empreendimentos, e avô de Toni Carvalho, Sergio Carvalho e Dalton Carvalho, diretores da empresa Villa Regio.

“Esse monumento tem um valor histórico para nossas famílias, por causa do meu avô Joaquim Mineiro, e para todas as pessoas daquela época e, é claro, para o município de Pilar do Sul”, disse Toni Carvalho, relembrando que o local era frequentado por jovens e adultos, alunos das escolas, que vinham ao Cristo, rezar, fazer piqueniques, passear, namorar e visualizar a cidade do alto do monumento. “É gratificante revitalizar algo tão importante para cidade de valor histórico inestimável e que faz parte da nossa história”, acrescentou.

Toni Carvalho salientou que a reconstrução do monumento do Cristo Redentor é um presente dos empreendedores para cidade. “Trata-se da primeira obra do loteamento, idealizada antes mesmo do projeto do Ayub II. Queremos devolver esse monumento, histórico e tradicional, para a população que poderá visitá-lo e, por outro lado, irá fomentar o turismo na cidade, além de embelezar e valorizar o empreendimento”.

As empresas Villa Régio e JR Empreendimentos estão arcando com todos os custos para a reconstrução do monumento do Cristo Redentor.


Maurício Paes, Prefeita Janete, Tony Carvalho e o escultor Evandro Di Caetano / Foto: Sérgio Santos
O monumento está sendo todo restaurado / Foto: Sérgio Santos
Tony Carvalho, Prefeita Janete e Maurício Paes / Fotos: Sérgio santos
O monumento está sendo todo restaurado / Foto: Sérgio Santos

Loteamento Parque Residencial Ayub II / Foto: Divulgação

Parque Residencial Ayub II
ADMINISTRAÇÃO E VENDAS: VILLA RÉGIO – Assessoria Imobiliária
PROJETO E OBRAS: JR EMPREENDIMENTOS
INFORMAÇÕES E VENDAS: (15) 3278-1190
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE