Domingo de carnaval teve desfiles do Bloco do Peixinho e da Bateria Chico Preto

Mais uma vez uma multidão compareceu neste domingo (02) na Praça Central de Pilar do Sul para brincar o carnaval e para acompanhar e participar dos desfiles de blocos. No palco a animação ficou por conta do Dj Neca, tocando os hits do carnaval 2014, e da Banda Agito Mix, com o melhor do axé e os principais ritmos que estão embalando o carnaval deste ano.

O bloco Unidos do Peixinho, acompanhado da Bateria Chico Preto, trouxe para a rua o samba-enredo “Vem pro samba Pilar”, letra de There Válio e Jajá de Guaraçiaba, música de Fernando Rocha e João Paulo Valin, que homenageia diversas personalidades pilarenses, como Maria Sambeira, que foi personificada em um boneco gigante, o Chico Preto, que dá nome a bateria, e outras personalidades folclóricas e lendárias que marcaram época e animaram e incentivaram as festas folclóricas e culturais na cidade.

Vem pro samba Pilar, relata a festa popular do carnaval como momento de alegria e confraternização da comunidade e também ressalta o tropeirismo, importante no surgimento da cidade, da origem sertaneja ao samba de roda.

O Bloco do Peixinho trouxe na frente do desfile o carro abre-alas, com o som, seguido da Bateria Chico Preto, com o mestre da bateria Pitanga e o puxador de samba Digão, o mestre-sala Celso, a porta-bandeira Rose, sem faltar as passistas e a rainha da bateria. Em seguida, a ala das crianças, com suas varas de pescar, simulando uma pescaria no Córrego do Peixinho. Mais o que chamou a atenção foi um enorme peixe, símbolo do Bloco do Peixinho, e o boneco gigante da Maria Sambeira, obras da artista plástica e carnavalesca Bebel Mazzer, que contou com a importante ajuda de membros da comunidade do Jardim Santa Helena, como Ademir, organizador do bloco, João e Cezarina.

Os foliões avulsos, bem a moda do “vai-quem-quer”, caíram no samba, acompanharam e participaram do desfile dos blocos, sambando e cantando, com muita alegria.

Nesta segunda-feira (03) a folia prossegue a partir das 22h com o desfile da Bateria Chico Preto, blocos independentes, Dj Neca e as 23h30 Show ao vivo com a Banda Chocolate&Cia.

O carnaval está sendo realizado na Praça Central e conta com a presença da Polícia Militar e seguranças particulares contratados pela prefeitura. Os agentes de saúde montaram stand na praça para orientar os foliões quanto a doenças venéreas e estão distribuindo preservativos. Uma ambulância da prefeitura permanece de plantão no local para se acaso algum folião precisar de atendimento.

No local há barracas de pastel, bolinho, cachorro quente, lanche de pernil, etc. e parquinho infantil, com voluntários de diversas entidades.

A realização do Carnaval 2014 é da Prefeitura Municipal, através das secretarias de cultura e turismo, de segurança e trânsito, de saúde e de esportes.

Texto e fotos: Sérgio Santos/Setor de Comunicação/Prefeitura Pilar do Sul.

VEJA TODAS AS FOTOS NO FLICKR: www.flickr.com/sergiovilares

No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

5 comentários:

Anônimo disse...

Há vá.

Era tantos blocos que foi impossível cadastrar meu bloco para este carnaval.
Espero que o ano que vem o secretário de cultura trabalhe mais um pouco e faça os convites para os blocos incentivando-os para estarem na folia. Esse negócio de abadá é só na Bahia meu amigo. Bota a negadinha do fundo social para fazer fantasias para a moçada e não para vender bolinho a 2,50. A coisa é fácil se tiver vontade mas pelo jeito estão preocupados e com a FEAPS.

A matéria do blog foi sensacional para quem é de fora da cidade mas todos sabem,os a nossa realidade. Sergio Santos sabe dar um UP na matéria.

Por outro lado o DJ Neca precisa melhorar seu repertório, ser mais profissa.
A cada 3 musicas já vinha o tal de Lepo Lepo e Cavalinho. isso demonstra como ele é despreparado e não foi buscar os hitz do carnaval 2014. Tocou tanta musica de 2010 para trás por não saber mesmo nem onde encontrar as musicas novas. Só sabe tocar sertanejinho universitário e ainda quer ser DJ.

Prefeitona, valeu pela iniciativa. Ano que vem pode ser melhor. Garanto que será.
Estou criticando construtivamente. Não fui para Sarapuí e estive na nossa praça todos os dias deste carnaval. Vi o Sergião quase batendo a câmera no rosto do cantos para fotografar melhor.

Abraço a todos que se dedicaram e buscaram o melhor de si.
Criticas são aceitas ou não, depende do lado que as olha.

Anônimo disse...

Também não fui pra Sarapuí e fiquei aki pra prestigiar o "quase" carnaval, e concordo inteiramente com o comentário ali de cima. Ou faz uma coisa legal e bem feita, ou fecha o boteco e deixa quieto. Devemos buscar a perfeição em tudo o que fazemos mas pelo jeito esse não foi o objetivo. A ideia foi boa, já o resultado...

Anônimo disse...

nossa esse que nao gostou das musica acho que meio chato hem,eu estava em ilha comprida e la o forte da musica era o lepo lepo eo cavalinho tb era a musica de sucesso do carnaval de 2014 nao tem jeito.

Anônimo disse...

Eh tao estranho ver as pessoas falar do carnaval de sarapui....sera q estamos na epoca da roma antiga...pois o que adianta a cidade ter carnaval bom e durante todo o resto do ano o povo sofre..com a politica local , sai prefeito e entra prefeito somente sabem usar a maquina..nem sequer negociam bcom o funcionalismo publico...as escolas estao degradadas....o centro eh um lixo parece que nem limpam...as pereferias sofrem ate mesmo com falta de asfalto a menos de 300 metros do centro..se for para ter um carnaval de baderna e bebedeira que nao seja na minha Pilar...e outra quem critica porque nao ajyda a fazer...nossa cidade tem muitos problemas mas pilar eh pelo menos 100000 vezes melhor que sarapui.....å..

Anônimo disse...

Realmente ,tem muita gente falando bem do carnaval de Sarapui.Se lá é bom,vai morar lá,ninguem tá segurando vocês aquí.O colega do comentario acima falou que a menos de 300 metros do centro o povo sofre com falta de asfalto,mas será que 300 metros já não sai da cidade?Nosso carnaval realmente é fraco,mas pelo menos não saiu briga,ninguem matou ninguem ,terminou tudo na santa paz.Pra mim tá bom demais.Que os que criticam que rapem fora daqui.

Postar um comentário

PUBLICIDADE