Pilar do Sul recebe mais quatro médicos cubanos do Programa Mais Médicos

Flora, Juan Carlos, prefeita Janete, Carlos Alberto,
Eduardo e Gretel / FOTO: Secom/PMPS.
A prefeitura de Pilar do Sul recebeu na última terça-feira (22) mais quatro médicos do Programa Mais Médicos do governo federal. Os novos profissionais, dois homens e duas mulheres, todos cubanos, irão se juntar ao Dr. Juan Carlos Suarez Leon, também cubano, que já atua no município desde dezembro do ano passado, totalizando cinco médicos do Programa Mais Médicos na cidade.

Os médicos foram recepcionados pela prefeita Janete Carvalho (PSDB), pelo secretário municipal de saúde, Dalton Pagianotto, pelo vice-prefeito Angelo Paiotti e por membros do Conselho Municipal de Saúde, no gabinete da Prefeitura Municipal.

Os novos médicos são: Carlos Alberto Pulgar Taneque, 51 anos, formado em medicina há 23 anos; Eduardo Duran Rojas, 45 anos, graduado há 22 anos; Flora Esther Matias Foster, 28 anos, formada há cinco anos; e Gretel Nuria Remon Perez, 27 anos, formada há quatro anos, todos com atuação em diversas missões médicas internacionais em países da América do Sul e da África e possuem longa experiência na área de atendimento às famílias. Eles passarão por um período de acolhimento, ambientação e conhecimento da estrutura da rede básica de saúde do município.

Segundo Dalton Pagianotto, os profissionais atuarão, no Programa Saúde da Família (PSF) e na atenção básica, a partir do mês de maio, quando forem expedidas os seus registros profissionais pelo Ministério da Saúde. “Inicialmente iremos alocar dois médicos no PAM (Posto de Atendimento Médico), do Jardim Nova Pilar, outros dois no Posto de Saúde Terezinha de Moraes Arsila (Santa Cecília), e um no Centro de Saúde (Centro)”, disse Pagianotto.

O secretário de saúde informou que os médicos trabalharão oito horas por dia, de segunda a sexta-feira, atendendo a população nos postos de saúde da Rede Básica de Saúde, sem limites de atendimento e com dedicação exclusiva ao município. Dalton ressaltou que os médicos cubanos vêm somar aos 12 médicos do quadro que já atuam na rede básica e que, dessa forma, espera suprir a demanda de atendimento e atenção básica existente na cidade. “Nosso objetivo é oferecer um atendimento de saúde a contento da população”, disse Dalton.

A prefeita Janete comemorou a chegada dos médicos cubanos e ressaltou os avanços na área de saúde. “A vinda desses profissionais vem somar a todos os esforços que estamos fazendo para melhorar o serviço de saúde pública no município. Aumentamos o repasse de verba para a contratação de mais médicos para a Santa Casa e conseguimos mais cinco ambulâncias 0km”. Janete ressaltou os convênios com os governos federal e estadual que possibilitou diversas conquistas para o setor. “Por isso, eu reafirmo que saúde é prioridade no meu governo”.

Desde o início do mandato, à apenas 16 meses, a Secretaria de Saúde ampliou as vagas de exames médicos nos AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades) de Itú, Itapetininga e Sorocaba, e de atendimentos nos Postos de Saúde e na Santa Casa, além de desenvolver um trabalho focado na atenção básica e na medicina preventiva, com as equipes do Programa de Saúde da Família (PSFs). “Eu parabenizo o trabalho de todos da secretaria de saúde, porque desde o início do nosso mandato já conseguimos avançar bastante e melhorar o serviço público nesse setor”, disse a prefeita.

O município arcará com a hospedagem e alimentação dos médicos cubanos, enquanto que o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, arcará com os salários de R$ 10 mil dos profissionais, que atuarão durante três anos no município.

MAIS MÉDICOS - O Programa Mais Médicos do Governo Federal faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para a população.

A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

Fonte: Setor de Comunicação / Prefeitura Municipal de Pilar do Sul


Recepção aos médicos cubanos na prefeitura / FOTO: Secom/PMPS.
Recepção aos médicos cubanos na prefeitura / FOTO: Secom/PMPS.

No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

6 comentários:

Anônimo disse...

SRS/SRAS:
Com essa recepção, esses profissionais, estão com tudo mesmo!!!
Espero que façam a parte deles....
Uma pergunta: os ´Médicos" do Brasil, que passam no concurso para trabalhar no municipio, são recebidos assim???
Abraço...Zé Luis

O cidadão disse...

Os médicos do Brasil não querem a vaga...no ultimo concurso público que a prefeitura fez teve cargo que não apareceu ninguém...eles querem abrir consultório e cobrar trezentão a consulta...isso dá dinheiro...

zilda disse...

Parabéns prefeita com pouco tempo de trabalho vc jà demostrou que vc muito copetente vc e a mulher e parabéns aos médicos que chegaram que Deus os ilumine boa sorte a todos

Anônimo disse...

Parabéns mesmo a Prefeita! Dá pra ver o esforço que vem sendo feito pra melhorar a saúde. Em menos de um ano e meio de Governo já fez muita coisa....

Anônimo disse...

É muito triste ter que ver médicos de fora precisando vir pra cá pra suprir nossas carências. Mas como disse um amigo acima: poucos são os médicos brasileiros interessados em cargos públicos. A maioria quer atender em clínicas, onde o rendimento é bem maior. De qualquer forma, é de se elogiar mesmo o esforço da Prefeitura pra melhorar a saúde da nossa cidade, que sempre foi um problema. Muito trabalho deve ter sido feito para trazerem 5 médicos cubanos pra cá. A cidades não são escolhidas aleatoriamente. Quando é pra se elogiar isso deve ser feito também, não adianta só criticar. Então, parabéns, continuem trabalhando pela cidade!

Anônimo disse...

Agora nossa saúde vai melhorar!!

Postar um comentário

PUBLICIDADE