Aconteceu novamente: Crianças ficam feridas em mais um acidente com trator

Duas crianças de 10 e 5 anos ficaram feridas em um acidente envolvendo um veículo VW Gol e um trator no início da noite deste sábado (24), por volta de 18h30, na avenida Antonio Batista de Proença, no Bairro da Barra, estrada vicinal que interliga os municípios de Pilar do Sul e Sarapuí.

Segundo o boletim de ocorrência o agricultor M.V.S., 56 anos, seguia sentido Pilar/Sarapuí quando no sentido contrário surgiu uma motocicleta com o farol alto e atrapalhou a sua visão impedindo-o de perceber que a sua frente trafegava um trator. O agricultor ainda tentou desviar, mas o VW Gol se chocou na traseira da máquina agrícola.

Com o impacto, as duas crianças, netas de M.V.S., ficaram feridas e foram socorridas à Santa Casa, onde foram medicadas e ficaram internadas em observação. A menina de 10 anos sofreu uma pancada forte na cabeça e o menino de 5 anos teve escoriações leves.

O tratorista fugiu do local levando consigo o trator, mas o M.V.S., que reside no bairro Rio Acima, em Itapetininga, reconheceu o trator que pertenceria a um homem identificado apenas pelo prenome de Lourenço.

A ocorrência foi registrada pela polícia que vai investigar o caso. Os soldados Alexandre e Luciano atenderam a ocorrência.

Caso não é o primeiro envolvendo tratores
O caso acima não é o primeiro registrado na cidade e, mais uma vez, chama a atenção para o intenso tráfego de tratores e máquinas agrícolas no perímetro urbano do município e desafia as autoridades a cumprir o que dispõe a lei (veja texto abaixo) que proíbe, expressamente, o tráfego desse tipo de equipamento pelas ruas das cidades e também nas estradas e rodovias na zona rural.

No dia 24 de janeiro, próximo passado, a técnica veterinária Ana Paula Vieira ficou gravemente ferida ao colidir a sua motocicleta contra um trator acoplado com uma gaiola de transportar eucalipto. O acidente aconteceu na avenida Antonio Lacerda, Jardim Nova Pilar. (Relembre o caso clicando aqui). 

Lei restringe o tráfego de tratores dentro da cidade
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe a circulação em vias públicas de tratores e máquinas agrícolas, mas abre uma exceção desde estes estejam devidamente emplacados, licenciados e com todos os equipamentos de segurança obrigatórios, como faróis, lanternas de sinalização e retrovisores, instalados. Além disso, o seu condutor deve ser habilitado com Carteira de Habilitação C, D ou E.

O tráfego de tratores no perímetro urbano é restringido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O alerta é da delegada de trânsito Isabel de Oliveira Bertoldo (leia aqui).

"É comum ver nas ruas o tráfego de tratores sem placa. O que a maioria desconhece é que para circular com essas máquinas agrícolas é necessário possuir licenciamento. O tratorista deve ter carteira de habilitação nas categorias C, D ou E", ensina a delegada.

Segundo a delegada, o artigo 144 do código estabelece que pode ser conduzido na via pública o trator de roda, de esteira, o misto ou equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola, de terraplenagem, de construção ou de pavimentação, mas o condutor deve ser habilitado.

“Para o trator trafegar precisa estar emplacado e ter todos os equipamentos de segurança”, explicou a delegada. Segundo ela, em 1998 foi baixada a resolução 67/98 estabelecendo prazo de dois anos para regularizar as CNHs. “Até então podia dirigir trator com a carteira de habilitação B, mas agora não pode mais”, explicou a delegada. 

Pela legislação, as máquinas agrícolas são para uso no campo e não para trafegar em via pública. “Se não tiver documentado, o proprietário corre o risco de ter o veículo apreendido”, declarou.

Leia mais sobre o assunto no site Dia de Campo. Artigo: "Condução de tratores em vias públicas - É necessário o registro e licenciamento do DETRAN para circular no perímetro urbano". (Clique aqui).


Lei proíbe a circulação de tratores e máquians agrícolas nas vias públicas / Foto: LIMA/UFC.

No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

3 comentários:

Cardoso disse...

A Prefeitura usa trator sem nenhum equipamento. E como fica ?????

cicero disse...

é isso é verdade cade o exemplo os tratores da prefeitura trafegam livremente sem nenhum equipamento especial

Anônimo disse...

Qual a diferença de ter placa ou não?

Postar um comentário

PUBLICIDADE