Estudante pilarense vence 4º Prêmio Fecomercio de sustentabilidade

A quarta edição do Prêmio em São Paulo contou com 276 projetos inscritos, espalhados por 91 municípios de 21 estados brasileiros

Renato Rodrigues/ Foto: Fecomercio/Divulgação.
Com um aplicativo de logística inteligente, que entrega mercadorias de maneira estratégica para consumidores vizinhos, otimizando o transporte de cargas, o estudante universitário, Renato Tadeu Rodrigues, de Pilar do Sul, venceu o 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Estudante.

Renato Rodrigues, 27 anos, graduando em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), recebeu a premiação pelo projeto do Ecologística, iniciativa que considera aspectos ambientais e econômicos na entrega de produtos. O projeto dele concorreu ao lado de mais quatro finalistas (leia aqui). 

Na cerimônia de entrega do prêmio, realizada no dia 21 de agosto na sede da Fecomercio, em São Paulo, o estudante vencedor falou sobre o reconhecimento. "Estar na sede da Fecomercio-SP representa muito para o meu projeto. Sou motivado, alegre e apoio bastante tudo que gera valor para a sociedade. O que mais me chamou a atenção foi o fato do Prêmio estar dividido em categorias, representado vários aspectos da sociedade e vários olhares. O prêmio incentiva que pessoas pensem de formas diferentes, que ideais possam surgir e os problemas possam estar reduzindo e, quem sabe, acabando", disse Renato. (Leia mais aqui e aqui).

Fonte: Site do Fecomercio

Concurso internacional
O projeto de Renato Rodrigues foi um dos três pré-selecionados, entre mais de 10 mil inscritos, para participar de uma seleção, onde apenas um deles será escolhido, para representar o Brasil em uma olimpíada internacional. 

A forma de seleção do projeto é por meio de votação em um site na internet, onde Renato está concorrendo ao prêmio Universitário do Ano 2014.


Por intermédio do Facebook, o estudante está divulgando e solicitando aos amigos que conheçam o seu trabalho e vote. “Dessa forma peço a colaboração de todos vocês para votarem em mim e, se possível, compartilharem com outras pessoas o link da votação. Obrigado a todos e obrigado”, disse.

Entrevista
O Blog do Sérgio Santos entrevistou, com exclusividade, o estudante pilarense Renato Tadeu Rodrigues que, por conta do seu trabalho, reside em Campinas. Acompanhe:

- Qual é a importância do seu projeto e a utilização dele na prática?
Meu projeto é um plano de negócio, onde busco evidenciar o problema de mobilidade urbana nas grandes cidades, associado com problemas ambientais, como a poluição atmosférica, uso de sacolas plásticas, materiais publicitários e outros. Além disso, busco enfatizar a questão do uso de aplicativos móveis de compra on-line, otimizando o processo de compra e entrega dos produtos selecionados pelo consumidor. Levando com que grandes redes de varejo possam lucrar e entregar para o consumidor o produto solicitado em um reduzido tempo, baixo valor de frete e minimizando o impacto ambiental.

- Qual é a importância do prêmio?
Como o meu projeto é atrelado diretamente com redes de varejo de grande porte, tanto nacional como internacional, ganhar esse prêmio da FECOMERCIO, um órgão referência no setor, contribui para dar mais visibilidade e impacto para o meu projeto. Outro ponto de destaque é que durante a premiação vários empresários do setor estavam presentes, o que possibilita a questão do network e aposta no projeto.

- Qual escola estudou em Pilar do Sul?
Escola Vereador Odilon Batista Jordão, onde estudei desde o fundamental até concluir o ensino médio.

- Como foi o seu ingresso na UFSCar e qual campus estuda?
Prestei o vestibular normal. Estudo em São Carlos-SP.

- No momento apenas estuda, ou trabalha também?
Já sou formado em engenharia de produção, em Campinas mesmo, e estudo engenharia ambiental na UFSCar, com o objetivo de melhorar meu projeto Ecologística, que nasceu durante meu curso de engenharia de produção. Atualmente trabalho na área de empreendedorismo da Agência de Inovação Tecnológica da UNICAMP e estou montando essa startup na área da sustentabilidade logística.
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Renato! O mundo necessita de pessoas assim, que fazem acontecer. Pessoas que lutam por um mundo melhor, deixam de lado o conformismo. Pessoas desse quilate deviam ingressar no campo político, para que tenhamos opções concretas de mudança e possamos dizer um não bem grande aos "palhaços" da política.

Anônimo disse...

Parabéns Renato, não o conheço pessoalmente, porém congratulo toda e qualquer boa ação que leve, de alguma maneira, o nome de nossa cidade. Também não conheço seu trabalho, mas deve ter sido genial, igualmente deva ter sido a sensação de competir e ganhar tão disputado prêmio...realmente, parabéns!
Boa sorte na próxima!
att.
Rodrigo

Postar um comentário

PUBLICIDADE