OPINIÃO - Quem vence as eleições 2014?

Arte/Foto: Tribuna do Ceará/Portal Uol.
SERGIO SANTOS - Assistindo os debates eleitorais na televisão, o último deles realizado na segunda-feira, 02, no SBT, me pus a refletir sobre o sistema democrático brasileiro. E essa reflexão reafirmou a minha posição. Vença quem vencer a eleição, a democracia brasileira é que sairá, mais uma vez, fortalecida.

Observando a participação dos candidatos chamados, pejorativamente, de "nanicos" percebo que eles, cada um na sua ideologia, estão preparados para debater e, exemplo disso, é que dão um banho nas suas falas, colocando os candidatos do "sistema" em situações constrangedoras, ao abordar temas que os outros preferem evitar... Todos eles debatendo, em igualdade de condições, com os partidos tradicionais, os problemas do Brasil. Luciana Genro, Levi Fidélix e Eduardo Jorge muito bem no debate e tocando em questões pertinentes aos brasileiros. A exceção, é o candidato Everaldo (PSC) que destoa dos demais ao misturar questões religiosas com as de estado, de governo.

Ainda refletindo, me ocorreu o seguinte: vocês sabiam que nos Estados Unidos apenas dois candidatos, os republicanos e os democratas, tem espaço na mídia e na propaganda política, em nível nacional, quando, na realidade, existe no EUA dezenas de candidatos a presidente, inclusive com candidaturas independentes (sem partidos), mas que não tem espaço para apresentarem as suas propostas?

É isso mesmo! E mais, nos EUA o presidente americano não é eleito por votação direta do povo. Num sistema eleitoral confuso, depois da apuração das urnas, o presidente, escolhido pelo voto popular, é submetido a uma segunda votação (que é a que realmente vale) num colegiado de delegados nomeados pelos próprios partidos, escolhidos num cálculo confuso. Esse "Colégio Eleitoral" pode alterar a vontade do povo, manifestada nas urnas, e eleger outro presidente, que não foi o escolhido pelos americanos.

Em duas ocasiões, a decisão do Colégio Eleitoral foi diferente do visto nas urnas. A mais recente delas foi em 2000, quando George W. Bush obteve 47,87%, contra 48,38% do candidato democrata, Al Gore, que mesmo com 500 mil votos a mais que seu adversário, não foi eleito presidente.

Com isso, cheguei a conclusão de que a democracia do Brasil, se não é perfeita, é um exemplo para o mundo, com eleição direta, votação em urna eletrônica, apuração rápida, processo transparente e fiscalizado pelo povo (mesários e fiscais), pelos próprios candidatos e partidos, pelos juízes e promotores, pela polícia, pela justiça eleitoral e pela imprensa.

Por estas, e outras, razões é que sou um entusiasta da democracia. Entendo que, ao contrário de outras democracias seculares, a nossa democracia é relativamente jovem. Saímos de uma ditadura militar em 1984, portanto há apenas 30 anos. Estamos amadurecendo e encontrando o nosso rumo, por nós mesmos. Errando, acertando, mas avançando.

Vença quem vencer as eleições no dia 5 de outubro, quem sairá vencedor será a democracia!

Sergio Vilares dos Santos, jornalista e
Editor do Blog do Sérgio Santos.

NOTA DA REDAÇÃO: O artigo manifesta única e exclusivamente a opinião do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Blog do Sérgio Santos.

Se você quer ser colunista e também publicar um artigo no Blog do Sérgio Santos envie um e-mail com o texto e uma foto para: blogdosergiosantos@hotmail.com

O artigo pode versar sobre qualquer assunto, mas deve ser inédito e de autoria própria. Deve ter no máximo 50 linhas em corpo tamanho 12, fonte times new romam, justificado, espaçamento simples. O texto será avaliado e, se aprovado, será publicado, sem custo algum.
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Sergio pelo artigo, concordo plenamente com seu ponto de vista.

Anônimo disse...

Sergio boa tarde, lembro-me de ter lido este artigo em algum outro lugar, vc tem outro blog além deste?

Sergio Santos disse...

Só tenho este site, Anônimo... Você pode ter visto no meu Facebook e também no site Visão Política (link abaixo) do meu irmão Nei Vilares, onde sou colunista, e onde meu artigo foi originalmente publicado.

Link: http://neivilares.com.br/index.php?pag=noticia&id=1119

Anônimo disse...

Sergio Santos vc tem instagram?Se nao porque nao monta um com fotos de pilar e regiao

Postar um comentário

PUBLICIDADE