Polícia Civil divulga balanço final da operação Nascente das Águas II

PUBLICADO ÀS 17h47 - ATUALIZADO ÀS 19h28
84 policiais e 38 viaturas participaram da operação.
FOTO: SÉRGIO SANTOS / BSS.
No início da tarde desta terça-feira (16) a Polícia Civil, comandado pelo delegado Milton Andreoli, divulgou o balanço final da operação “Nascente das Águas II”, deflagrada pela manhã de hoje (leia aqui), com o objetivo de prender acusados de tráfico e associação ao tráfico de drogas.

Esta é a segunda mega operação realizada pela Polícia Civil para coibir esse tipo de crime. A primeira foi realizada em 18 de dezembro de 2012. Naquela ocasião, a polícia apreendeu um quilo de maconha e crack e prendeu 19 pessoas acusadas de tráfico e associação ao tráfico de drogas.

A operação de hoje foi resultado de mais de um ano de investigação do Setor de Investigações Gerais (SIG) que contou com serviço de inteligência, interceptações telefônicas (autorizadas pela justiça), campanas, observações dos policiais civis e depoimento de testemunhas protegidas pela justiça.

Quadrilhas agiam em duas regiões da cidade
Ao investigar as ações dos traficantes, os policiais descobriram que eram duas quadrilhas distintas que agiam, cada uma, em uma determinada região da cidade. Segundo a polícia, eles “loteavam” e repartiam os bairros em territórios para venda dos entorpecentes.

Segundo o SIG, a extensa duração da investigação foi necessária para identificar todos os envolvidos com o tráfico, desde os responsáveis pelo abastecimento de drogas (atacado), passando pelos patrões, ou gerentes, até chegar nos pequenos traficantes, os chamados “vapores”, responsáveis pela distribuição da droga no varejo, aos consumidores.

Após identificar todos os membros da quadrilha, assim como o seu funcionamento, o próximo passo foi elaborar relatório, finalizar os inquéritos e solicitar, à justiça, a prisão de todos os envolvidos.

O objetivo, explica Alessandro Mendes, investigador-chefe da Delegacia de Polícia de Pilar do Sul, é desmontar o esquema inteiro do tráfico e dificultar a reorganização das quadrilhas. 

Tráfico na Zona Norte
Segundo a polícia, uma das quadrilhas operava na região da zona norte e abrangia os bairros Santa Cecília, Ipê, Pinheiro e Vale Verde. Os responsáveis em abastecer essa quadrilha, de acordo com a polícia, eram Douglas Ricardo de Lima, o Alemão, que foi preso pelo DEIC, na Capital, e José Paulo de Araújo Inácio, o Paulinho, que foi preso em Cotia-SP por policiais de Carapicuiba, ambos na manhã de hoje.

Ainda segundo o inquérito, Valdir Aparecido de Almeida, 38 anos, Jonatas Pedroso da Silva, o "Pequeno", Everson O. de Paula, o “Nene Ciborg”, que foram presos, e Josias Pedroso da Silva, que não foi localizado na operação de hoje e está sendo procurado pela polícia, eram os responsáveis pelo tráfico nessa região.

Além dos chefões do tráfico na Zona Norte, os policiais prenderam os “vapores”, pequenos traficantes responsáveis em revender, no varejo, os entorpecentes, Rogério Gomes Castanho, Diogo Pereira de Góes Vieira, Lucas de Góes Xisto, Fernando Sanches de Carvalho e Silvano de Almeida Silva, além de cinco adolescentes. Outros dois acusados, Luis Fernando Teixeira e Willian de Camargo Sanches, não foram localizados durante a operação de hoje e estão sendo procurados pela polícia.

Tráfico na Nova Pilar
Outro inquérito instaurado pela Policia Civil investigou outra quadrilha que agia nos bairros Nova Pilar I, II, e III, Cananéia, Reunidas e, principalmente, nos boxes de lanches na avenida Antonio Lacerda.

Segundo a polícia os responsáveis por abastecer essa quadrilha eram Cássio H. Mantovani Gonçalves, morador do Jardim Cananéia, e Jeferson Castro de Santana, o Manão, do Jardim Campestre. Outro fornecedor da quadrilha era Jhonny Marcelo N. Figueiredo. Cássio e Jhonny não foram localizados e estão sendo procurados pela polícia.

A polícia prendeu também Deize Theodoro e Jeferson Vinícius Gomes Ribeiro, conhecido por Jé ou Pagé, que, segundo a polícia, eram os gerentes do trafico nessa região.

Outros traficantes dessa região, responsáveis pelo varejo da droga, os chamados “vapores”, também foram presos. São eles: Silmara Aparecida Marques, Everton Araújo de Lima, Santos Rosa de Almeida Filho, João Ferreira de Lima, Daniel de Oliveira Caetano.

Outros dois acusados de pertencer a essa aquadrilha, Jéssica Santos Martins e Diego Aparecido de Lima, já haviam sido presos pela Polícia Militar, algum tempo atrás. Rosangela Batista, a Buscapé, não foi localizada e está sendo procurada.

Balanço Final
O balanço final da operação “Nascente das Águas II” teve um saldo de 23 pessoas presas, entre eles duas mulheres e cinco adolescentes. Foram apreendidas quatro porções de cocaína e uma arma de fogo, tipo garrucha, de fabricação artesanal.

A Justiça ainda determinou o sequestro de quatro bens dos acusados, sendo três automóveis, um Honda Civic, um GM Corsa Sedan, um VW Golf, e um sítio no Jardim Panorama que, de acordo com a justiça, teriam sido adquiridos com o tráfico de drogas.

Cão fareja Honda Civic / Foto: Polícia Civil.
O caso mais emblemático nessa operação foi à apreensão de um casal. A mulher é uma adolescente de 17 anos e tem um bebe recém-nascido, de apenas 40 dias de vida. Ao contrário do anunciado anteriormente, a justiça determinou que a adolescente e o seu bebe, fossem recolhidos a Fundação Casa, onde existe uma ala adaptada para receber mães e filhos recém-nascidos.

Outro caso que chamou a atenção foi a prisão de João Ferreira de Lima, 58 anos, e do filho dele Everton Araújo de Lima, 26 anos. Ambos são acusados de realizar o tráfico de drogas no Jardim Cananéia.

Os presos maiores de idade foram conduzidos a CDP – Centro de Detenção Provisória, de Sorocaba, os adolescentes foram conduzidos a Fundação Casa e as mulheres para o Presídio Feminino de Votorantim.


Foto: Sergio Santos / BSS.
Foto: Sergio Santos / BSS
Presos sendos transferidos para o CDP / Foto: Sergio Santos / BSS
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

23 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao Dr.Milton e demais policiais!!!

Anônimo disse...

Muito bom, parabéns a policia e todos os envolvidos nesta operação, assim podemos passear tranquilamente com nossos filhos.

Anônimo disse...

BOA NOITE! QUE BOM QUE PILAR DO SUL ESTA COM POLICIAIS DE QUALIDADE, PARABÉNS A TODOS POR TIRAREM DAS RUAS ESTAS PESSOAS QUE SO DESTROEM FAMÍLIAS E SEUS LARES!QUE DEUS ABENÇOE O TRABALHO DA GENTE HONESTA DOS POLICIAIS DESTA OPERAÇÃO.

Anônimo disse...

Muiiitos agradacem.os policiais!!! ta e o servicos deles!!!
mais gente pense na familia deses adecentes, eu sei oq tao passando pq passei por isso e aindo passo muiito mais ainda, de ir vizita ele na prisao, e na hora de sai...vc ve q ele fica trancado numa pequema cela!!!! Meu Deus q esses q foram.preso tenha uma licao de vida, pq la dentro naum.e facil!!!! Antes de grita beem.feito pros criminosos,pensem q um.dia nos ...nossos filhos podem.passar por isso tbm!!!! apenas um desabafo!!!!

Anônimo disse...

Parabens,a todos que estiveram envolvidos,nessa mega operacao....E que possa a cada dia,estarem fazendo um grande papel,pela sociedade de prender esses marginais. Sergio voce nao tem fotos desses marginais pra poder ficar,mais conhecidos pela populacao..

Anônimo disse...

Mais faltou miita gente para ser pego

Anônimo disse...

Meus parabéns para o serviço de inteligência da Policia.

Sei que essa praga da droga é muito difícil de combater, mais espero que os esses traficantes fiquem um bom tempo atrás das grades.
Por toda destruição que eles geram dentro das famílias alheias.

Anônimo disse...

E os traficantes do centro ninguém pega né

Anônimo disse...

Apesar da falta de recursos tanto humano como financeiro os policiais continuam a fazer milagre, assim como na saude e educação, vamos acordar povão e mudar nas proximas eleições, que se for esperar mais do governador atual é o mesmo que acreditar em papai noel, mais mesmo assim meus parabens aos policiais de Pilar do Sul que fizeram um otimo trabalho com suas propias garra e vontade.

Anônimo disse...

anonimo das 09:39 de 17 de setembro 2014 o telefone 181 ou 197 esta a disposição é so fazer uso.

Sergio Santos disse...

Concordo em tudo que disse, Anônimo das 10h12, mas, apenas para constar, o governo estadual, no caso de SP o governador GERALDO ALCKMIN (PSDB), é que o responsável pela segurança (que está completamente sucateada no estado de SP), pela educação (das escolas estaduais) e pela saúde (em parceria com as prefeituras e o SUS).

Anônimo disse...

Eai amigo das 10h12 oque tem ve com politica
os policiais que fizeram essa operação
vc não le não faz um ano 1 ANO QUE ELES VEM MONITORIANDO esses vagabundo
que fica ai sujando a cidade tem que mostra seu serviço mesmo ta de parabéns esses policia civil de pilar do sul parabéns Alessandro chef de policia
pelo trabalho

Anônimo disse...

so faltou colocar a foto de todos ele aqui no blog ficaria melhor ainda

Anônimo disse...

Amigo das 10;50 acho que quem não lê ou lê e não entende é voce, vou lhe explicar o que tem a ver politica com trabalho policial.
O policial é um funcionario publico que tem a obrigação de trabalhar para o povo e pelo povo assim como um Governador que tem o mesmo dever e alem do mais tambem tem que ser um bom gestor porque ele é o patrão de todos funcionarios publicos,
Quem autoriza recolher mais funcionarios é o governador.
Só para sua curiosidade um municipio obrigatoriamente tem que ter (01) um policial a cada mil habitante se voce for bem informado é facil fazer o calculo de quantos policiais teriam que desempenhar suas funcões em Pilar do Sul.

Anônimo disse...

Não fale o que não sabe, esses seus dados são errôneo. Procure se informar melhor!

Anônimo disse...

Parabéns aos policiais que continuem fazendo essas mega operações pq tem mais umas limpezinhas pra fazer ainda. antes que se criem, Pq essa raça é igual ratos, começa com dois em pouco tempo tem vários espalhados por aí.

Anônimo disse...

Nossa quanta tranqueira em nossa cidade gente duro do céu! Quem diria uma cidade linda aparentemente pacifica ,mais a policia tá trabalhando e por enquanto estamos livres de 23 vagabundos em nossa pilar!!!PENA!!!!!!!!!!

Wiillian DE JESUS disse...

QUE MARAVILHA QUE POLICIAIS COMPETENTES A BUSCA PÉ SEMPRE FICA ALI SEMPRE NA RUA JUVENAL MARQUES AINDA BEM QUE ESSA CORJA DE VAGABUNDOS FORAM PRESA POLICIAIS QUALIFICADO PRECISA DE MAIS POLICIAS ASSIM PARABENS A TODOS OS PMS E A VC SERGIO SANTOS PELAS NOTICIAS

Anônimo disse...

Sergio Santos, gostaria de entender porque voce nao postou fotos deles, acho que se estao errados tem que mostrar pra sociedade quem sao , infelizmente, doa a quem doer. Outros meios jornalisticos o fazem e nao tem problema com isso.

Anônimo disse...

Concordo com o comentário acima!

Anônimo disse...

Parabens Sergio pela reportagen, mais a policia ta fazendo a diferença na nossa cidade. Parabens a todos os policiais e que continue a trabalhar assim de forma conpetente.

Anônimo disse...

que fotos mais lindas caminhaozinho cheio de porcos indo pro chiqueiro haha...


Unknown disse...

Toma nos seus cuh seus baba ovo de polícia

Postar um comentário

PUBLICIDADE