Eleições 2014: Início das eleições é tranquilo em Pilar do Sul

Eleitores aguardam momento de votar na escola
Pe. Anchieta / FOTOS: SÉRGIO SANTOS.
A reportagem do Blog do Sérgio Santos acompanhou o início das eleições na manhã deste domingo (05) em Pilar do Sul, onde 21.237 eleitores, distribuídos em 56 seções eleitorais e em seis locais de votação, deverão ir às urnas para votar para presidente da república, governador do estado, senador da república, deputados federais e estaduais.

Leia também: Mais de 21 mil eleitores vão às urnas neste domingo em Pilar do Sul

De acordo com o Cartório Eleitoral cerca de 280 mesários e os serventuários da justiça eleitoral estão envolvidos nas eleições. Além deles, as Polícias Militar e Civil estão com todo os seus contingentes nas ruas para garantir a tranquilidade e a ordem do pleito eleitoral.

Segundo as autoridades, a festa de democracia na cidade segue, até o momento, dentro da normalidade sem o registro de qualquer ocorrência.

Logo pela manhã diversos eleitores, mesmo sem essa necessidade, já estavam na fila para votar.

Maria de Lurdes foi uma das primeras a votar na
escola Pe. Anchieta. FOTOS: SÉRGIO SANTOS.
Na escola Odilon Batista Jordão, centro, nossa reportagem registrou por volta de 7h a presença de diversos eleitores aguardando a abertura da votação que só ocorreria as 8h.

Na escola Pe. Anchieta, no Campo Grande, eleitores chegaram mais cedo. Nossa reportagem conversou com a cozinheira Maria de Lurdes Beraldo, 56 anos, que contou que chegou ao local as 6h30 e foi uma das primeiras a votar.

“Trabalho em um restaurante e tinha que ir cedo para o trabalho preparar o almoço. Por isso vim cedo para votar. Primeiro a obrigação, exercer a minha cidadania e depois o trabalho. Agora fico tranquila o resto do dia”, disse a eleitora que votou as 8h04.

Trabalho dos mesários
Nossa reportagem acompanhou o início dos trabalhos eleitorais da seção 44 na escola Odilon. Por volta de 7h, os cinco mesários da seção deslacraram a caixa, onde continha a urna eletrônica, e realizaram o procedimento de montagem. Além de um manual de instruções, os mesários passaram por um treinamento na Justiça Eleitoral, para executar o procedimento, tanto de abertura, como de encerramento da seção.

Ônibus para zona rural
Nossa reportagem acompanhou também a saída dos ônibus para o transporte de eleitores na zona rural. Por volta de 7h30 os primeiros dos 14 ônibus disponibilizados para o serviço começaram a sair de frente a rodoviária. O Cartório Eleitoral informou que eles sairão para a zona rural em três horários, as 8h,as 12 e as 17h30, e que o transporte de eleitores é gratuíto.

Sujeira e santinho na rua
Nossa reportagem também constatou que os cabos eleitorais e representantes de candidatos e partidos jogaram muito material, os populares ‘santinhos’, na rua.

A prática, apesar de proibida pela legislação eleitoral, é corriqueira nas eleições. Os correligionários tentam, com isso, atingir os eleitores indecisos e atrair votos para os seus candidatos, já que muitos eleitores não se lembram do número do candidato de sua preferência e recorre aos materiais jogados no chão para escolher em quem votar.

Mas, orientada pela Justiça Eleitoral, a Prefeitura disponibilizou a sua equipe do setor de limpeza pública para varrição e coleta desse lixo eleitoral.

Segundo o setor, a equipe de limpeza estava nas ruas desde as 5h e prosseguiria até as 8h tentando recolher o máximo possível do lixo, já que, além de conferir um aspecto visual negativo, representa perigo para as pessoas, principalmente idosos, que podem escorregar num desses materiais, cair e se machucar.

A reportagem do Blog do Sérgio Santos está na rua acompanhando o andamento do pleito eleitoral e traremos mais informações no decorrer do dia.

A noite, a partir das 18h, traremos o resultado extraoficial da apuração das eleições em Pilar do Sul.

Equipe de limpeza trabalhando para recolher o lixo eleitoral / FOTOS: SÉRGIO SANTOS.
Muita sujeira e lixo eleitoral / FOTOS: SÉRGIO SANTOS.
Eleitores aguardam abertura dos portões na escola Odilon / FOTOS: SÉRGIO SANTOS.
Mesários preparando a seção 44 na escola Odilon / FOTOS: SÉRGIO SANTOS.
14 ônibus transportam os eleitores na zona rural / FOTOS: SÉRGIO SANTOS.
Policias militar e civil: todo contingente nas ruas / FOTOS: SÉRGIO SANTOS.
Votação na escola Pe. Anchieta / FOTOS: SÉRGIO SANTOS.
Votação na escola Pe. Anchieta / FOTOS: SÉRGIO SANTOS.
Votação na escola Pe. Anchieta / FOTOS: SÉRGIO SANTOS.
Votação na escola Pe. Anchieta / FOTOS: SÉRGIO SANTOS.
Votação na escola Pe. Anchieta / FOTOS: SÉRGIO SANTOS.
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE