TV Tem mudará para o canal 10 e telespectadores terão que trocar antena

A TV Tem vai mudar para o canal 10 em VHF. Em alguns casos, para sintonizar o novo canal, será necessário trocar a antena.

Torre de retransmissão de TV em Pilar do Sul/Por: Sérgio Santos.
A partir desta segunda-feira (24) o sinal da TV Tem, emissora afiliada Rede Globo, será retransmitido em Pilar do Sul pelo canal 10 e não mais pelo canal 34, como é atualmente. A mudança se faz necessário porque o canal 34 estava operando de forma irregular em Pilar do Sul.

No ano de 2002 a prefeitura foi notificada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) sobre a irregularidade e orientada e resolver o problema, o que foi postergado por 12 anos.

Agora, em 2014, a prefeitura foi intimada, junto com a TV Tem, a trocar de canal sob pena de ter a torre e o transmissor lacrados, como aconteceu em outras cidades que incorreram na mesma irregularidade.

Diante disso, a direção da TV Tem se prontificou a comprar novos equipamentos e proceder a troca, que foi realizada nesta sexta-feira, 21. A entrada em operação e a alteração do novo canal em definitivo acontecerão na madrugada de segunda-feira, dia 24.

Segundo os técnicos da TV Tem, que alegaram que não estavam autorizados a dar entrevista e, por isso, pediram para não serem identificados, os novos equipamentos são digitais e modernos e que a qualidade da imagem e de som ficarão melhores, já que o novo transmissor é de 100 watts de potência, contra os 10 watts do transmissor analógico antigo. Além disso, o novo equipamento poderá retransmitir em qualidade HD (High Definition), ou seja em alta definição.

Mas, se, por um lado, a troca dos equipamentos vai melhorar em 100% a qualidade de sinal, por outro obrigará os telespectadores a trocar as atuais antenas UHF para antenas VHF ou para antenas que sintonizem os dois sistemas de transmissão.

A troca será necessária porque o canal liberado pela Anatel para a transmissão do sinal da TV Tem/Rede Globo em Pilar do Sul é o 10, em VHF.

A mudança será apenas no canal da TV Tem. Os canais das outras emissoras (Canção Nova, Cultura, Record, SBT, Band e Rede Vida) permanecerão em UHF. Os canais de 2 a 13 são transmitidos no sistema VHF e os de 14 a 69 em UHF.

Os técnicos explicaram que atualmente os televisores sintonizam os dois sistemas e, portanto, bastará programá-lo para ele encontrar automaticamente o novo canal. Como o novo transmissor será mais potente talvez será possível sintonizar o novo canal com a mesma antena, principalmente para os que estão mais próximos da torre de transmissão. Já para os que residem distante a solução será trocar de antena para sintonizar a TV Tem/Rede Globo em Pilar do Sul.

O novo transmissor da TV Tem / Rede Globo é digital com 100 watts de potência / Foto: Sérgio Santos.

Torre de retransmissão dos sinais de televisão em Pilar do Sul / Foto: Sérgio Santos.
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

12 comentários:

Anônimo disse...

Sinal digital em Pilar até que enfim

Anônimo disse...

A porcaria da sky nem pagando pega a TV TEM, agora sim vai ficar show de bola.

Anônimo disse...

Tomara...que pegue a TV Tem de Sorocaba!!!!! por que ninguém merece....ouvir noticia de Itapeva..Itarare.. e da regiao de lá!!!!

Anônimo disse...

A região de lá eh a mesma daqui, Itapetininga e região!

Anônimo disse...

Porcaria de sinal,não tem nada de digital se a transmissão fosse digital não pegaria nessas TVs de Tubo que é analogica precisaria de um conversor D/A,só mudou de frequencia de UHF p/ VHF voltamos nos tempos antigo kkkkkk só em Pilar mesmo kkkkk, Quem vai comprar a antena espinho de peixe e erguer uns 30 metros de altura kkkkkk daqui alguns anos vamos ter dinossauros em Pilar kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Quem tem TV moderna de LED ou LCD que tem conversor Digital embutido se morar em lugar bem alto aqui em Pilar, e apontar pra Sorocaba e fazer uma auto programação consegue sintonizar os canais digital HD de Sorocaba.

Anônimo disse...

Não gostei da mudança resido em lugar alto e próximo a antena de transmissão, a imagem não esta sintonizando em HD, esta analógica, com chuvisco, muito pior que a transmissão no canal 34, não vi vantagem alguma até agora, só promessa.

Anônimo disse...

Tava bem melhor antes, odiei

Anônimo disse...

Sinal HD é uma porcaria basta querer chover em sorocaba que o sinal cairá em Pilar

Anônimo disse...

Um lixoo affs .. cada cooisa qe inventam venham por uma antena nova en casa intao ..

Anônimo disse...

Aos ricão ai coloca sky, se tem ta ruim se muda ta ruim, mudem de pais e cidade, ou venha assinar net tv para ver se tem c. que aguente roger

Anônimo disse...

Sinal ruim de mais moro no campestre só chuvisco já troquei antena e nada volta 34 10 tá ruim

Postar um comentário

PUBLICIDADE