Sabesp diz que pane elétrica na ETA causou falta d’água no Jardim Nova Pilar

Zona Oeste foi a mais afetada pela falta d'água.
Vista aérea Jardim Nova Pilar / Foto:  Arquivo/Sérgio Santos.
Esse final de semana foi de sofrimento para a população da região oeste da cidade, principalmente do Jardim Nova Pilar. O problema foi a falta de água potável. A Sabesp disse uma pane no sistema elétrico na ETA (Estação de Tratamento de  Água) foi a razão do problema.

Durante todo o final de semana, moradores e comerciantes entraram em contato com a nossa redação para reclamar que estavam há diversos dias sem o abastecimento regular de água.

Em seus perfis em redes sociais na internet os moradores relataram, indignados, o problema. Um comerciante disse que, por falta de água, teve que fechar o seu estabelecimento. “Vergonha o pouco caso da Sabesp. Sem água há três dias. Imagine uma casa sem água? Agora o comercio! É de mais. Vou fechar as portas e que venha o prejuízo, depois a gente acerta”, disse.

No seu protesto, o comerciante ironizou o fato de que na cidade intitulada a “Nascente das Águas” não tinha água. Ele questionou ainda o fato de, apesar dos meios de comunicação existente na cidade, a Sabesp não se manifestar dando alguma satisfação para a população. “Tenho comércio. Pago os impostos e as contas de água, que por sinal a taxa é mais cara que a normal, mas mesmo assim a Sabesp não está nem ai”, disse.

O outro lado: Sabesp explica
A nossa reportagem conversou no fim da manhã desta segunda-feira (22) com José Vagner de Almeida Barros, gerente local da Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo, autarquia do governo estadual concessionária do abastecimento d’água e de coleta de esgoto em Pilar do Sul.

Barros explicou que o problema foi causado por uma pane elétrica na Estação de Tratamento de Água (ETA) e que a equipe trabalhou durante todo o final de semana para corrigir o problema e que o fornecimento de água foi reestabelecido ainda no domingo, mas que, por causa da distância, em algumas regiões a água demorou a chegar, principalmente nas regiões altas.

Com relação a reclamação de que constantemente falta água naquela região, Barros disse que o problema acontece em dias muito quentes e geralmente aos sábados, quando a demanda aumenta, porque a bomba que leva a água da ETA, que fica no centro, para o reservatório no Bairro Campo Grande não dá conta do aumento dessa demanda.

Para corrigir o problema, Barros disse que a Sabesp vai instalar no mês de janeiro dois novos motores-bombas, o que deve normalizar o fornecimento d'água na região oeste, norte e sudoeste da cidade.

Com relação a comunicação, o gerente da Sabesp disse que a empresa fez divulgação com carro de som durante o domingo falando do problema e pedindo a colaboração da população para economizar água.

Mas, através de manifestações nas redes sociais, os moradores disseram que o carro passava tão rápido que não dava para entender o que estava dizendo. 

Reclamações e denúncias
Os telefones da Sabesp para reclamação, denúncias e informações são: (15)3278-1200 e 0800 055 0195.

Caso o cliente não ficar satisfeito com a solução apresentada no primeiro atendimento da Sabesp, pode ligar para a Ouvidoria do órgão pelo telefone 0800 055 0565.

Se o município for regulado pela ARSESP - Agência Reguladora de Saneamento e Energia, como é o caso de Pilar do Sul, o cliente pode entrar em contato com o órgão, pelo telefone 0800 771 6883 ou pelo site www.arsesp.sp.gov.br, e denunciar qualquer irregularidade.

Estas e outras informações relacionadas ao serviço realizado pela Sabesp e a forma de cobrá-los estão contidas no verso da conta de água.
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

14 comentários:

Anônimo disse...

Mas o povo também não ajuda, é varrer a calçada com água, é lavar o carro, é lavar a casa, mesmo após uma chuva, isto é ignorância de um povo, não é pq a cidade tem o título de nascente das águas que podemos faltar com respeito a este bem maior, e agora nesta época de ano, com outras cidades vindo para desfrutar da cidade, já vi gente dizendo que não pode ficar sem água na piscina. Poxa !

Anônimo disse...

É vergonhosa a falta d’água e quando chega esta totalmente suja não da pra utilizar.

Anônimo disse...

O anônimo acima falou tudo! O povo só sabe reclamar, mas na hora de cada um fazer sua parte (ou seja, economizar água), ninguém faz!

Anônimo disse...

Na minha rua a sabesp veio por um vazamento no asfalto, fez o buraco o buraco fez aniversário de 15 dia pra dai eles vir fechar. O pior foi, quebraram no lugar errado, o vazamento era mais pra baixo. Agora ta sem asfalto um pedaço e o vazamento continua do mesmo jeito

Ivonealirio Ferreira disse...

Vergonha esta Sabesp,tem dias que começou a faltar agua na cananéia, td ano é isto,e nada é feito para resolver o problema

Anônimo disse...

Eu capto água da chuva na piscina, guardo a água da máquina de lavar roupa.
Choveu coloco o carro debaixo da queda dágua do telhado.

Mesmo assim pago muito pela água que consumo.
E a minha vizinha ainda reclamou porque estava saindo água na calçada, sem saber que era água reaproveitada.
Ter piscina não significa que estamos esbanjando água basta saber aproveitar a chuva.
Já estou inclusive abrindo uma cisterna no quintal e vou captar 90% da água da chuva e guardar pelo menos uns 20 mil litros como reserva.
No nosso país é assim, as autoridades não pedem para economizar água por causa do meio ambiente mas sim para economizar a produção da água potável.
Mas cobrar cobram um absurdo pela água fornecida.

Eu faço a minha parte mas nunca vi a Sabesp fazer a parte dela, quer dizer, vi ela. cobrar.

Thaina Ribeiro disse...

Eh uma vergonha mesmoo. Fika o dia inteiro sem agua e qndo volta a agua ta sujaa !

Anônimo disse...

Vergonha e pouco a cor da água, parece puro barro vou encher a maquina pra lavar roupa ao invés de limpar fica ainda mais suja. Imagina quem n tem condições de comprar água mineral p beber tem que beber essa água imunda q falta de vergonha isso na hora de cobrar n tira nenhum centavo a menos pelo contrário cobram um absurdo ... Absurdo mesmo é pagar por uma água que se quer da pra beber. Falta de respeito com nos cidadãos que paga seu imposto em dia.....

Anônimo disse...

mas no centro não falto agua

Anônimo disse...

mais aqui onde eu moro pelo menos uma vez por semana falta agua a noite e olha que estou bem ao lado da santa casa . quando volta se nao estiver suja ta toda branca

Anônimo disse...

eu concordo plenamente com o 1 anonimo realmente a um desperdicio de agua por parte de alguns ignorante que nao sabe ou nao le os proplemas cliticos que nos ou nossos filhos podemos passar no futuro ja vi chover a semana toda bem pesado que que lavou tudo e no 1 dia de sol la vai a tontas lavar calçadas depois que falta o liquido nao precioso para a vida e so choro e reclamaçao

Anônimo disse...

Economizar oque?trabalho a semana inteira ,só tenho o final de semana pra fazer as terefas domestica ,ai chego em casa nao tem agua nem pro banho afff morar na nova pilar ta compricado , tem ir no jd ipe na casa de parentes pra poder tomar um banho depois desse baita calor q tem feito!!!

Anônimo disse...

É preciso fazer um protesto organizado com participação de todos nós que estamos sendo prejudicados, deveríamos fazer uma manifestação que chamasse a atenção da mídia, porque até agora eles não se intimidaram com as nossas reações ... tanto que nem dão satisfação para os clientes. Eu peço desculpa aos funcionários da Sabesp de Pilar que com certeza são competentes pra exercer suas atribuições ... o problema é o comando da empresa

Anônimo disse...

Teve um dia que vi uma moça lavando calçada em plena falta de agua . Depois o povo coloca a a culpa na sabesp por falta de agua tem gente que desperdiça um Monte ..

Postar um comentário

PUBLICIDADE