Munícipes reclamam da Sabesp por causa de vazamento de esgoto e falta de água

O esgoto está sendo despejado diretamente no rio, que passa
ao lado da estação elevatória / Foto: Sérgio Santos.
Diversos munícipes procuraram a nossa redação para reclamar contra a Sabesp por causa de vazamento de esgoto, falta de água e água suja. Outros, pelos mesmos motivos, protestaram nas redes sociais e demonstraram todas as suas indignações.

Ontem, atendendo a uma, das dezenas, de reclamações, nossa reportagem flagrou um vazamento na Estação Elevatória de Esgoto, localizada em uma estrada de servidão no Bairro do Turvo, em frente ao distrito industrial.

O esgoto está com diversos vazamentos na tubulação ao longo da estrada de servidão e na estação elevatória. Com isso todo esgoto está sendo lançado diretamente no leito do rio, que passa ao lado, e que desagua, 200 metros a frente, no Rio do Turvo.

Um dos moradores do local, Edson de Oliveira, disse que a estrada estava boa e que o problema surgiu após a Sabesp realizar reparos e troca da tubulação. A partir dai, disse ele, a tubulação se rompeu diversas vezes, inundando a estrada e deixando intransitável, além do mau cheiro e da contaminação do manancial, onde pescadores utilizam para pescar e, abaixo, ao longo do curso do tio, muitos utilizam a água para irrigar plantações, como horta.

Procurado pela nossa reportagem, Vagner de Almeida Barros, gerente local da Sabesp, disse que o serviço naquele local está sendo feito por uma empresa terceirizada e que, após terminar o serviço e a empresa ir embora, a tubulação voltou a se romper, mas que a empresa já estaria voltando para consertar e solucionar o problema.

Falta de água na Cananéia e Reunidas
Moradores dos bairros Cananéia e Reunidas também procuraram nossa redação para protestar pela falta de água. Alguns relatam que estavam sem o abastecimento de água havia quatro dias.

Vagner Barros explicou que o terceiro poço artesiano ainda não ficou pronto e que os dois poços existentes não dá conta da demanda nessa época do ano, quando a população flutuante do bairro aumenta consideravelmente.

O responsável pela autarquia disse que está reforçando o abastecimento das caixas d’água com caminhões pipas, e que a Sabesp está colocando um carro de som para alertar a população sobre o problema e a orientando para economizar água.

Falta de água na zona oeste da cidade
Durante as últimas semanas a população dos bairros das zonas norte e oeste da cidade, como Santa Cecília, Nova Pilar, Campestre, Pinheiro e Ipê, vem sofrendo com a falta de água. Inicialmente a Sabesp explicou que uma pane elétrica causou o problema, agravado com o aumento da demanda o que resultou na irregularidade do abastecimento.

Vagner Barros disse que o problema foi solucionado e que o abastecimento já foi normalizado.

Nossa reportagem consultou alguns moradores  desses bairros que confirmaram que o abastecimento foi, de fato, normalizado.

Água suja
Outra reclamação da população está relacionado a água de cor turva, escura, que vem saindo das torneias. Muitos postaram fotos nas redes sociais mostrando a água completamente suja.

Vagner Barros disse que o problema foi causado por excesso de magnésio na água captada no Ribeirão de Pilar (bombinha). Ele explicou que o problema foi solucionado com adição de produtos químicos no tratamento da água na ETA (Estação de Tratamento de Água). Além disso, foram feitas lavagens nas tubulações e nos reservatórios e que este problema, também, foi solucionado.

Reclamações e denúncias
Os telefones da Sabesp para reclamação, denúncias e informações são: (15)3278-1200 e 0800 055 0195.

Caso o cliente não ficar satisfeito com a solução apresentada no primeiro atendimento da Sabesp, pode ligar para a Ouvidoria do órgão pelo telefone 0800 055 0565.

Se o município for regulado pela ARSESP - Agência Reguladora de Saneamento e Energia, como é o caso de Pilar do Sul, o cliente pode entrar em contato com o órgão, pelo telefone 0800 771 6883 ou pelo site www.arsesp.sp.gov.br, e denunciar qualquer irregularidade.

Estas e outras informações relacionadas ao serviço realizado pela Sabesp e a forma de cobrá-los estão contidas no verso da conta de água.


Por causa de rompimento do cano, o esgoto vazou e destruiu a estrada / Foto: Sérgio Santos.

Por causa de rompimento do cano, o esgoto vazou e destruiu a estrada / Foto: Sérgio Santos.

Por causa de rompimento do cano, o esgoto vazou e destruiu a estrada / Foto: Sérgio Santos.

De acordo com o morador, todo esse líquido é o esgoto vazou da estação / Foto: Sérgio Santos.

O esgoto (sem tratamento) está vazando e contaminando todo o manancias / Foto: Sérgio Santos.

O esgoto (sem tratamento) está vazando e contaminando todo o manancias / Foto: Sérgio Santos.

O esgoto (sem tratamento) está vazando e contaminando todo o manancial / Foto: Sérgio Santos.


No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

6 comentários:

Anônimo disse...

Essa é uma reportagem que nao merece nem comentarios de tantas reclamações... como sempre é nós a população que paga. provavelmente o gerente da sabesp não toma nem da p seus filhos essa agua imunda

Anônimo disse...

Que absurdo... vamos economizar a agua, estamos sofrendo muito

Anônimo disse...

Não é somente estes bairros q estão sofrendo com a falta de agua, na vila são manuel, acaba varias vezes ao dia, estavamos sem agua e agora chegou, mais tarde acaba de novo

Anônimo disse...

Na Nova Pilar esta acabando todos os dias , acaba 17:00 e so volta as 2:00 da manha , Fora que faz 2 semanas que estou comprando agua para poder fazer comida e da banho no meu Filho de 4 meses ' se continuar assim a solucao é passar a comprar agua para fazer tudo em casa , porque estou pagando caro na minha conta d' agua sendo que nem utilizo , eles querem passar multa para quem esta gastando agua lavando carros , quintal entre outras coisas podem tomar essa providencia nao critico esse gesto , pois esta mais do que correto , mas por favor neah POVAO DA SABASP ; CRIEM VERGONHA NA CARA e forneca agua com qualidade para todos , pois tenho certeza que na casa de voces nunca acaba agua , e a agua esta com cor escura .. Colaborem também ,

Anônimo disse...

Cara trabalhador da sabost ,criem vergonha na cara e trabalhem mais porque ,conta de agua nao deixa de vim todos meses ,tem reparo em serviço todos os dias ,mais so querem trabalhar quando a populaçao reclama

Anônimo disse...

VENHO AQUI A RECLAMAR QUE O POVO DA NOVA PILAR VIVE SEM AGUA E OUTROS BAIRROS ENGRAÇADO AQUI NO CENTRO A SABESP VENDE NOSSA AGUA PARA CAMINHOES DE SAO PAULO E DEIXA O POVO SEM AGUA UMA VERGONHA SO NESSA SEMANA PERDI AS CONTAS DE QANTOS CAMINHOES SAIRAO DA SABESP LEVANDO NOSSA AGUA COMPRANDO DA SABESP EO POVO DOS BAIRROS SEM AGUA ISSO E UMA VERGONHA CADE A PREFEITA ?

Postar um comentário

PUBLICIDADE