Prefeitura e ACE formalizam parceria para reativar o estádio da AAP

Janete, Fabrício e Marcos Roberto / Foto: Divulgação/PMPS.
A Prefeitura Municipal de Pilar do Sul, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude (SELJ), e a Associação Comercial e Empresarial de Pilar do Sul (ACE) formalizaram um acordo de parceria para reativar o tradicional campo de futebol da antiga Associação Atlética Pilarense (AAP), que fica localizado na Rua Pe. Vicente Gaudineri, centro.

O contrato que estabelece os termos da parceria foi assinado na última segunda-feira (29) pela prefeita Janete Carvalho (PSDB) e pelo presidente da ACE, Fabricio Di Rado Moraes.

Pelos termos do contrato, com vigência de um ano, renovável automaticamente por igual período, a ACE será responsável por manter um caseiro no local e arcar com as despesas de água, energia elétrica e impostos, e à prefeitura, por sua vez, caberá a manutenção do espaço, capina e trato do gramado do campo, e a realização de atividades esportivas, recreativas e de lazer, bem como de torneios e de uma competição voltada para os comerciários.

O secretário de esportes, Marcos Roberto Nogueira Pinto, estima que será necessário, no mínimo, três meses para roçar o mato, reformar vestiários e banheiros e recuperar o gramado do campo de futebol, para o início das atividades no local.

O objetivo, disse Marquinhos Privada, é proporcionar uma opção de lazer e de esportes para esta região da cidade, já que os outros campos de futebol estão nos bairros Campo Grande, Santa Cecília e Nova Pilar, bem distante do centro e dos bairros da região leste da cidade.

“Vamos implantar no local uma escolinha de futebol, desenvolver campeonatos, principalmente o Municipal e a Copa Pilar, que terão jogos nesse estádio”. O secretário disse, ainda, que outro objetivo é reativar o time da AAP. “Para isso vamos convidar os antigos jogadores e dirigentes da AAP para encabeçar e reerguer o time, que foi um dos mais tradicionais clubes de futebol da cidade”, disse.

O campo da AAP está há mais de cinco anos sem qualquer atividade. A última competição, um torneio de futebol, foi realizada em 15 de agosto de 2009 por esportistas do Esporte Clube Pilar, em parceria com a ACE.

História
A Associação Atlética Pilarense foi fundada em 1936, ano da emancipação política e administrativa de Pilar do Sul, e completaria 79 anos em 2015.

A AAP teve times fortes e disputou importantes competições na região. No seu campo jogaram, além de outros craques, Paraná (ex-São Paulo FC e seleção) e o grande Chevrolet, que depois viria a se consagrar no Palmeiras e na Seleção Brasileira com o nome de Luiz Pereira, na posição de quarto-zagueiro.

Ao longo dos anos a AAP construiu um patrimônio invejado. Além do estádio de futebol, a agremiação construiu uma sede social no centro da cidade e foi, por muitos anos, o único local de diversão e de realização de bailes, eventos, casamentos, aniversários, bailes de gala, como aniversário da cidade, carnaval, réveillon, eventos sociais, teatro, etc.

Em meados dos anos 2000, “O Clube”, como era conhecido, entrou em decadência,  tanto nos eventos como em quantidades de sócios, e sua diretoria, por fim, decidiu dissolver a sociedade e passar o patrimônio para a Associação Comercial, que assumiu o passivo da AAP, e desde então é a proprietária da sede social e do campo de futebol.

Último torneio no campo da AAP foi realizado em agosto de 2009 / Foto: Arquivo/Sergio Santos/Blog do Sérgio Santos.
Entrada do estádio da AAP na Rua Pe. Vicente Gaudineri / Foto: Sergio Santos/Blog do Sérgio Santos.

O local está inativo e tomado pelo mato / Foto: Sergio Santos/Blog do Sérgio Santos.

O local está inativo e tomado pelo mato / Foto: Sergio Santos/Blog do Sérgio Santos.

Onde seria a entrada pricipal e vestiários / Foto: Sergio Santos/Blog do Sérgio Santos.

O local está inativo e tomado pelo mato / Foto: Sergio Santos/Blog do Sérgio Santos.

Acesso pela Rua Cel. Batista / Foto: Sergio Santos/Blog do Sérgio Santos.

O local está inativo e tomado pelo mato / Foto: Sergio Santos/Blog do Sérgio Santos.

O local está inativo e tomado pelo mato / Foto: Sergio Santos/Blog do Sérgio Santos.

O local está inativo e tomado pelo mato / Foto: Sergio Santos/Blog do Sérgio Santos.

No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

5 comentários:

Anônimo disse...

Parceria kkkk , a prefeitura ta quebrada , entrega para o povo oque era uma conquista do povo , que os oportunista pegaram de mão beijada e entregaram para ACE , bando de sem vergonha na cara

Anônimo disse...

Bela iniciativa, falar em mato deixa a prefeita ver o mato nas calçadas ao redor da escola rechineli modanezi, tem capim alcançando 1.70 de altura.

Anônimo disse...

Belissima iniciativa, parabens ao idealizadores do projeto. De fato a AAP e um clube historico na cidade dw Pilar do Sul, minha infancia passei jogando muito nesse campo e prestigiando a muitos eventos. Será mto bom assistir a um derby AAP x Estrela....com direito ao Dorival (val no gol do estrela), o melhor goleiro em atividade atualmente a cidade de Pilar do Sul, quiçá, da região.

Paulo Motta disse...

Na minha opnioão a Prefeita vem até este momento fazendo uma boa administração, ainda há muito o que ser feito, principalmente na conservação de nossas vias e passeios, a restauração da via que liga a Piedade por exemplo já é uma grande conquista e agora o acordo para manutenção do estádio e a possibilidade do retorno das atividades das A. A. Pilarense, espero em breve ver a agremiação representando nossa cidade e disputando campeonatos oficiais organizados pela Federação Paulista de Futebol.

Anônimo disse...

Antes tarde do que nunca...VAMOS TORCER PARA DAR CERTO!!!
Tenho muitas lembranças desse campo só coisa boa!!!
VALE LEMBRAR que alem desses jogadores que o Sergio santos citou acima, também jogou ali eu lógico que estive nas categorias de base do SÃO CAETANO, O VITTI QUE HOJE ESTA NO FUTEBOL DO MATO GROSSO, FERNANDO ATUALMENTE NA SUIÇA, BRUNO LIGEIRO DO SÃO BENTO, E O LEANDRO SILVA QUE ESTA ATUALMENTE NO TIME TITULAR DO FIGUEIRENSE F.C DE SANTA CATARINA, E TAMBÉM OUTROS...E também muitas escolinhas de fora estiveram nesse campo.

PARABÉNS MARCOS (PRIVADA) pelo trabalho.

Postar um comentário

PUBLICIDADE