Santa Casa está recolhendo chapas de raio-x usadas

Qual é o procedimento correto após fazer uma radiografia (raio-x) e levá-la ao médico? Geralmente as pessoas as guarda em casa e depois as joga fora, em qualquer lugar, porque não tem mais qualquer utilidade. Certo? Errado.

As chapas de raio-x são radioativas e contêm substâncias altamente tóxicas, como metanol e amônia, que podem contaminar o solo, a água e prejudicar a saúde das pessoas e, além disso, demoram mais de 100 anos para se decompor na natureza.

Preocupada com a preservação do meio ambiente e com o descarte correto deste material a Santa Casa de Misericórdia de Pilar do Sul estará recolhendo as chapas de radiografia e as encaminhando para o destino correto.

Muitas empresas reciclam esse material porque elas possuem prata, que é utilizada na fabricação de joias e utensílios diversos. O plástico também é reciclado, podendo ser usado na fabricação de embalagens e diversos produtos. 

De acordo com Marcos de Moraes Rosa, diretor administrativo da Santa Casa, a instituição está se organizando para receber esse material. “Quem tiver essas sucatas de raio-x em casa pode entregar em nosso setor de manutenção, que fica ao lado do estacionamento das ambulâncias, que daremos o destino correto desse material”, disse o diretor.

Os especialistas orientam que é preciso ter cuidado para guardar esses exames em casa, que devem estar protegidos com plástico ou papel e nunca expostos ao excesso de calor ou umidade, porque pode prejudicar a saúde de quem os manuseia inadequadamente.

Santa Casa de Pilar do Sul
Av. Papa João XXIII, 1038 - Bairro Campo Grande
Informações: Telefone (15) 3278-9600
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

2 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado Sergio assunto de grande importância não tem comentários ou é pouco comentado. Vamos seguir esse exemplo meu povo!!! DIVULGUEM A QUEM NÃO TEM ACESSO A INTERNET.

Anônimo disse...

Nem fale....quando acontece algum desastre ou é pra criticar tem um monte de comentários....Já para algumas coisas importantes o pessoal nem dá bola...rsrs

Postar um comentário

PUBLICIDADE