Envenenamento de cães e gatos revolta moradores do Jardim Campestre II

Cães mortos no Jd. Camepestre / Foto: reprodução da internet.
Moradores do Jardim campestre II estão revoltados com uma série de mortes de cães e gatos que está acontecendo naquela região.

A suspeita é que os animais estão sendo mortos por envenenamento com um produto conhecido popularmente por “chumbinho”, cuja comercialização é proibida pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Os casos estão ocorrendo desde o início do mês de março e, pelo menos, 20 animais foram vítimas dessa chacina cruel, segundo os moradores.

A doméstica Valdelice Rodrigues de Paula, 39 anos, relatou a redação do Blog do Sérgio Santos que dois cães seus foram envenenados e mortos no dia 23 de março e que animais dos vizinhos também foram mortos nas mesmas circunstâncias.

Cães mortos no Jd. Camepestre / Foto: reprodução da internet.
“Eram meus cães de estimação e um desgraçado os matou e está matando todos os cachorros aqui do bairro. É difícil ver e esquecer uma crueldade dessa. Como uma pessoa que faz isso consegue dormir?”, desabafou Valdelice, revoltada.

Outros dois cães foram mortos no último sábado (04) na rua Marcolino Gomes Oliveira, nas mesmas circunstâncias e com suspeita de envenenamento. Um deles era animal de estimação da família do comerciante Roberto Carlos Soares de Paula, 38 anos, e o outro do seu vizinho.

O comerciante contou que saiu para o trabalho e a esposa ficou sozinha em casa, com os filhos pequenos. De repente, por volta de 9h da manhã, o animal apareceu agonizando em casa, gemendo muito. Como estava num lugar que não dava sinal de celular, a esposa demorou para conseguir falar com ele. Quando finalmente foi informado, ele foi correndo para casa e ainda socorreu o animal até uma veterinária, mas lá chegando o cachorro deu o último suspiro de vida e morreu, ao dar entrada na clínica.

O comerciante ficou revoltado. “Ele tinha nove meses, era dócil, brincalhão, era o xodó da minha família e principalmente da minha filha pequena. Estou revoltado. Não se faz isso com ninguém, muito menos com um animalzinho indefeso”, disse.

O comerciante tem câmeras de monitoramento de imagens na residência e duas câmeras do sistema flagrou um homem passando na rua, por volta de 7h11, com uma sacola plástica nas mãos jogando algo para os cachorros comerem. Ele localizou a sacola vazia e dentro ainda havia vestígios de “chumbinho” e um pedaço de bolo.

“Vou registrar o boletim de ocorrência na Polícia Civil e entregar as filmagens e a sacola com vestígios do veneno e só quero que o responsável pague por isso, pela crueldade que fez”, disse Roberto Carlos. Todos da família, e daquela região, estão revoltados com a morte em série dos animais.

ANVISA: comercialização do "chumbinho" é proibida
O "chumbinho" é um produto clandestino, irregularmente utilizado como raticida. Não possui registro na ANVISA, nem em outro órgão de governo, trata-se portanto de um produto ilegal que não deve ser utilizado sob nenhuma circunstância.

Os sintomas típicos de intoxicação por "chumbinho" são as manifestações de síndrome colinérgica e ocorrem em geral em menos de 1 hora após a ingestão, incluindo náuseas, vômito, sudorese, sialorréia (salivação excessiva), borramento visual, miose (contração da pupila), hipersecreção brônquica, dor abdominal, diarréia, tremores, taquicardia, entre outros.

Em caso de intoxicação, ligue para o Disque-Intoxicação: 0800-722-6001. A ligação é gratuita em todo território nacional e você será atendido e orientado por um profissional de saúde especializado.

A compra e a venda de “chumbinho” é crime e deve ser denunciado as autoridades sanitárias locais (VISA) que devem aprender esse produto e autuar o criminoso. (Fonte: ANVISA).

Denúncia
Em Pilar do Sul, as denúncias podem ser feitas diretamente na sede da Vigilância Sanitária (VISA) na avenida Miguel Petrere, 701, ou pelo telefone: 3278-4248, ou, na falta desse, às polícias Civil (3478-5340 ou 197) e Militar (190).

A VISA de Pilar do Sul informou que realiza fiscalizações periódicas sobre diversos produtos e situções, mas que nunca foi notificada de que um comércio regularmente estabelecido comercialize esse tipo de produto na cidade, mas que se alguém tiver alguma informação sobre quem vende o "chumbinho" que faça a denúncia, que pode ser anônima, e o órgão irá fiscalizar e atuar o comércio.
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

5 comentários:

Anônimo disse...

Crueldade, que Deus tenha misericórdia desta pobre alma maldosa.....
Os animais foram criados pela mesma mão caridosa de DEUS que nos criou , então é nosso dever protegê-los e promover seu bem-estar....

Anônimo disse...

QUANTA MALDADE !! UM INFELIZ QUE FAZ ISSO COM ANIMAIS DEVERIA APODRECER NA CADEIA, ALIÁS TODA CRIATURA QUE MALTRATA ABANDONA UM ANIMAL DEVERIA TER UMA PUNIÇÃO SEVERA, UM ANIMAL É PRATICAMENTE COMO UMA CRIANÇA, INOCENTE.. E AOS DONOS DESTES ANIMAIS MORTOS ISSO MESMO LUTEM PARA QUE ESTE DESGRAÇADO QUE ESTA FAZENDO ISSO EM SUA CIDADE PAGUE POR ESTE CRIME, QUE NA MINHA OPINIÃO DEVERIA SER TRATADO COM MAIS RIGOR...

Anônimo disse...

chumbinho e proibido mais eu comprei em pilar de boa pra matar rato e vendem numa boa vamo ve se a fiscalizaçao vai tomar providencias cabivel

Anônimo disse...

MEU DEUS QUANTA MALDADE, QUANTA COVARDIA MATAR OU ABANDONAR UMAS CRIATURAS TÃO LINDAS COMO É UM ANIMAL, PERTO DA MINHA CASA TEM UMA VIZINHA QUE TEM UMA GATA, NÃO CASTRA NÃO VACINA A GATA CRIA O TEMPO TODO E DESTA GATA JÁ NASCERAM OUTRAS GATINHAS QUE TAMBÉM JÁ DERAM CRIAS, E O PROBLEMA É QUE A INFELIZ NÃO CUIDA NÃO ALIMENTA OS POBRE BICHINHOS FICAM PASSANDO FOME ELA ALEGA QUE NÃO SÃO DELA QUE DELA É UMA SÓ, MAS É DESTA UMA QUE JÁ VIERAM VARIOS , GOSTARIA DE SABER SE HÁ ALGUM TIPO DE PUNIÇÃO PARA ISSO E SE TEM ALGUM LUGAR NA REGIÃO ONDE EU POSSA DENUNCIA-LA... MORO EM SARAPUÍ, SE ALGUÉM SOUBER POR FAVOR ME AJUDE DEIXE UM COMENTÁRIO

Vih Bellantines disse...

quanta maldade,porque fazer isso com os bichinhos, isso é crime,, vc que está fazendo essa barbárie, vc é desumano hipócrita,covarde,etc...

Postar um comentário

PUBLICIDADE