Pilar e Itapeva realizam o primeiro jogo da história do Rugby em Pilar do Sul

Pilar (vermelho) enfrentou Itapeva / Foto: Sérgio Santos.
Esse sábado, 04 de abril, entrará para a história, pelo menos para os amantes do mais novo esportes da cidade: o Rugby.

É que a jovem equipe Preguiças Rugby, de Pilar do Sul, recebeu o Rock Rugby, de Itapeva, para a primeira partida oficial do time na cidade.

O amistoso foi realizado no estádio Valentim Godinho, no Jardim Nova Pilar. O rugby é um esporte parecido com o futebol, mas é jogado com as mãos e com uma bola oval.

O placar foi o que menos importou, já que os comandados do técnico Vitor Loreno tem uma faixa etária média de apenas 18 anos, com atletas de até 14 anos, e os de Itapeva idade média de 22 anos, bem mais fortes e experientes.

Foram duas partidas de 28 minutos cada, divididas em dois tempos de 14 minutos, na modalidade sevens, com sete jogadores de cada lado.

Os jovens atletas de Pilar do Sul se apresentaram bem e foram valentes, mas diante da torcida, formada basicamente por familiares e amigos, e de uma equipe qualificada e de porte físico avantajado, foram derrotados nas duas partidas, na primeira por 20x0 (quatro tries) e na segunda por 15x0 (três tries para os adversários).

Mas ao término da partida, como é tradição no Rugby, os atletas se confraternizaram no 3° tempo, num bate papo descontraído, regado a refrigerante e lanche.

Para o técnico do Preguiças, o professor de biologia Vitor Loreno, a partida serviu como experiência e para dar ritmo de jogo aos jovens atletas pilarenses. “Nossa meta é continuar treinando e evoluindo e disputar um campeonato da liga paulista”, disse o professor.

Vitor Loreno é o responsável pelo projeto do Rugby em Pilar do Sul. Ele contou que a paixão por esse esporte nasceu quando ele ainda era estudante universitário da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba) conheceu e se tornou jogador do time da universidade. “Certo dia comentei com meus os alunos da escola Pe. Anchieta, onde leciono, que já havia jogado Rugby e os alunos me pediram para formar um time os ensinar o Rugby e assim começou o projeto, há cerca de um ano”, disse Vitor.

Os treinos da equipe acontecem nas noites de sextas-feiras no campo do Buracanã, no Jardim Marajoara, e nas manhãs de sábado, das 8h as 10h, no estádio da Nova Pilar.

“Todos que quiser treinar pode vir. Não tem limite de idade e só querer aprender e jogar Rugby”, disse Vitor Loreno.

A prefeita Janete Carvalho, o vereador Marcos Fábio (presidente da Câmara Municipal) e o secretário de esportes Marcos Roberto (Privada) prestigiaram o evento.

Um pouco da história do Rugby
O Rugby é um esporte de contato intenso, criado na Inglaterra do século 19. Suas características de jogo e sua filosofia de aprendizagem possibilitam educar, dar valores e formar jovens saudáveis, com mentalidade esportiva. Pode ser praticado por homens, mulheres e crianças, possibilitando inclusive uma mudança positiva de atitude nos alunos com problemas de conduta escolar.

Consiste – basicamente – em carregar a bola ovalada pelo campo com as mãos. Na forma mais tradicional, o jogo dura 80 minutos, com 15 atletas para cada lado, utilizando uma bola oval em um campo com dimensões semelhantes à do futebol, mas, ao invés dos gols, tem postes em formato de H nas extremidades do campo de jogo. Existe também a modalidade sevens, com sete jogadores para cada lado, a modalidade olímpica.

O jogo é baseado em dois princípios primários, comuns a muitos outros esportes que envolvem uma bola: o time que está com a posse da bola procura marcar pontos, e o que está sem a bola procura readquiri-la, para que possa atacar e marcar os seus pontos.

O Rugby foi amplamente difundido no Reino Unido, e foi espalhado nos países de colonização britânica, tais como África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.

O rugby é considerado o esporte oficial de vários países, entre eles Fiji, Geórgia, Nova Zelândia, Samoa, Tonga e Gales. A modalidade union é praticada em mais de 100 países espalhados por seis continentes.

Mais de 3 milhões de pessoas com idades entre 6 e 60 anos praticam regularmente o esporte. A grande variedade de habilidades e formas físicas necessárias para a prática do esporte significa que existe a oportunidade para indivíduos de todos os tamanhos praticarem o esporte em todos os níveis.

A Copa do Mundo de Rugby é realizada a cada quatro anos. Em 2015 será realizada na Inglaterra de 18 de setembro a 31 de outubro.

No rugby, mais do que a competição, procura-se sustentar uma filosofia básica para a sua pratica, que engloba amizade, lealdade, respeito ao rival, autocontrole, tolerância, perseverança, sacrifício pessoal e o mais importante, trabalho de equipe. Esses valores sociais são básicos, e é isso que a sociedade busca para os jovens de hoje e do futuro.

O rugby atingiu a era profissional, mas reteve a tradição de um esporte de recreação. Em uma época onde a qualidade de vários esportes tradicionais está sendo diluída, ou até desafiada, o Rugby se orgulha da sua habilidade de manter um alto padrão de espírito esportivo, comportamento ético e jogo limpo. 

Leia mais no Wikipédia sobre o Rugby - clique aqui


As equipes Preguiças Rugby Pilar do Sul (vermelho) e Rock Rugby, de Itapeva / Foto: Sérgio Santos.

A prefeita Janete, o secretário de esportes Marquinhos e o vereador Marcos Fábio prestigiaram o evento / Foto: Sérgio Santos.

Os atletas de Pilar (vermelho) foram valentes contra Itapeva / Foto: Sérgio Santos.

Os atletas de Pilar (vermelho) foram valentes contra Itapeva / Foto: Sérgio Santos.

Os atletas de Pilar (vermelho) tentam evitar o try de Itapeva / Foto: Sérgio Santos.

Jogadores de Pilar (vermelho) e Itapeva formando o scrum / Foto: Sérgio Santos.

Atletas de Pilar (vermelho) tentam evitar o  avanço do atleta de Itapeva / Foto: Sérgio Santos.

Os atletas de Pilar (vermelho) foram guerreiros contra Itapeva / Foto: Sérgio Santos.

Atletas de Pilar (vermelho) e de Itapeva se cumprimentam ao final da partida / Foto: Sérgio Santos.

A torcida que essistiu a partida histórica do rugby pilarense / Foto: Sérgio Santos.

A torcida que essistiu a partida histórica do rugby pilarense / Foto: Sérgio Santos.

Preguiças Rugby de Pilar do Sul e o técnico Vitor Loreno (camiseta branca) / Foto: Sérgio Santos.

No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

1 comentários:

Anônimo disse...

Bela iniciativa, estão todos de parabéns, organizadores, atletas e Professor, dando oportunidade a esses jovens que desejam aprender um novo esporte.

Postar um comentário

PUBLICIDADE