Sobe para 29 os casos confirmados de dengue em Pilar do Sul


A Vigilância Sanitária e Epidemiológica (VISA/VE) da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Pilar do Sul informou nesta sexta-feira (17) que até o momento foram confirmados 29 casos de dengue em 2015 no município. Destes, 20 são importados e 9 foram contraídos no próprio município (autóctones).

Segundo a VISA, no total, foram notificados 64 casos suspeitos, destes 29 foram descartados e outras 6 pessoas aguardam resultados de exames laboratoriais que irão confirmar se estão, ou não, com a doença.

A região com maior incidência de dengue é o Centro, com 9 casos, seguido do Jardim Campestre I, com 4 casos, Cananéia e Pinheiro, com 3, Paineira e Ipê com 2 casos cada bairro. Pinhal de Cima, Nova Pilar I, Marajoara, Boa Vista, Santa Cecília e Jardim Santa Helena foi registrado um caso de dengue em cada um desses bairros.

A Secretaria da Saúde alerta para o risco de um aumento de casos de dengue e pede para que a população colabore para evitar mais contaminações. Para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, é preciso que a população tome cuidados simples, como jogar ou armazenar adequadamente latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerante e outros recipientes que possam acumular água;

Pneus velhos também acumulam água. Deixe sempre os pneus em local seco e protegido de chuva. Jogue fora garrafas PET e de vidro vazias. Quando guardar, vire as garrafas com a boca para baixo para que não armazene água. Lacre bem os sacos de lixo e mantenha a lixeira tampada e seca.

Em caso de suspeita de contaminação, procure um posto de saúde, de preferência o Centro de Saúde ‘Terezinha de Moraes Arsilla’ (Campo Grande), ou a Santa Casa, para que possam ser avaliados os casos e tomadas as devidas providências.

Região
Segundo os dados divulgados, Sorocaba registra mais de 42 mil casos de dengue e Salto de Pirapora mais de 1.550 casos, somente este ano.


Campanha ‘Pilar contra a Dengue’ continua recolhendo materiais nos bairros

Foto: Divulgação.
A Prefeitura Municipal de Pilar do Sul está desenvolvendo a campanha “PILAR CONTRA A DENGUE”.  O objetivo é recolher materiais inservíveis (sem utilidade) e que possam servir de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, em todos os bairros do município.

Os agentes estão visitando as residências e orientando os moradores quando e quais materiais serão recolhidos e os riscos da doença, bem como os métodos de erradicação do mosquito da Dengue.

A Prefeitura solicita que os moradores aguardem a vista dos agentes no bairro. Eles informarão quais objetos serão recolhidos e o dia da coleta, evitando que os mesmos fiquem acumulados nas calçadas.

A campanha é realizada pelas Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Epidemiológica (VISA/VE), Programa de Saúde da Família (PSF), Instituto Corpore e de agentes comunitários de saúde (ACS).

Agentes visitam as residências e orientam sobre a campanha e o combate a dengue / Foto: Divulgação.

Máquinas e caminhões da Prefeitura estão recolhendo materiais nos bairros / Foto: Divulgação.

No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE