Pilar do Sul sedia reunião do comitê da bacia hidrográfica do Alto Paranapanema - CBH-ALPA

Nesta terça-feira (02) Pilar do Sul será a sede da 33ª Reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema, CBH-ALPA.

A reunião acontecerá a partir das 9 horas no Auditório da Secretaria de Educação, na avenida Papa João XXIII, 1175, no bairro Campo Grande.

Na ocasião, estarão presentes representantes dos 36 municípios que compõe o CBH-ALPA, além do presidente José Carlos do Nute Rodrigues, prefeito de Itaporanga.

A prefeita de Pilar do Sul, Janete Pedrina de Carvalho Paes, é membro titular da Câmara Técnica de Assuntos Institucionais do CBH-ALPA.

Programação:
1. Abertura
2. Aprovação da ata anterior
3. Informes da Secretaria Executiva
4. Palestra Conservação do Solo e da Água – Ricardo Garcia e Maurício Teixeira
5. Deliberação CBH-ALPA nº 131 de dois de junho de 2015, que indica prioridades de investimento ao FEHIDRO e dá outras providências.
6. Assuntos Gerais
7. Local da próxima reunião
8. Encerramento

Mais sobre o CBH-ALPA
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema CBH-ALPA, foi instalado em 17 de Maio de 1996 no Município de Campina do Monte Alegre. O plenário do Comitê, conforme determina o seu estatuto, é composto por dez representantes do estado, dez dos municípios e dez da sociedade civil, com mandato de dois anos para os seus membros.

O CBH-ALPA tem sua área de atuação em 36 municípios que possuem em conjunto um território de 22.550 Km² e uma população estimada em 631.186 habitantes.

Os principais rios da Bacia são: Paranapanema, Apiaí-Guaçú, Taquarí, Itapetininga*, Verde, Capivarí, Itararé e Ribeirão das Almas.

Em relação ao saneamento básico, (coleta e tratamento de esgoto), 80% dos municípios da bacia possuem lagoas de tratamento.

Com relação ao lixo urbano (resíduos sólidos), grande parte dos municípios depositam seus resíduos em aterros sanitários adequados.

O rio Paranapanema, grande rio “não poluído” do estado de São Paulo, tem suas nascentes na Serra de Paranapiacaba, municípios de Capão Bonito/Ribeirão Grande, no Alto Paranapanema, tendo sua bacia abrangendo parte do norte do Estado do Paraná, até a sua foz no rio Paraná, com uma extensão aproximada de 765 Km.

*O encontro dos rios Pinhal e Turvo, em Pilar do Sul, forma o rio Itapetininga, que vem a ser um dos principais afluentes do Rio Paranapanema.

Membros titulares do CBH-ALPA - Foto: Divulgação.

No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE