Toninho do Koki, ex-secretário de agricultura e meio ambiente, fala da sua vida pública

Toninho do Koki / Foto: Divulgação.
LETICIA DE ALMEIDA*O agricultor e ex-secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Antonio Nunes dos Santos, conhecido como Toninho do Koki, desligou-se neste mês da administração pública e diz “Elevei meus pensamentos a Deus e decidi, por um realinhamento político deixarei a SEDRUMA. Mas com força, coragem e serenidade. Levei e levo em conta o interesse público e social”.

Nascido em Pilar do Sul, Antonio passou dez anos longe de sua terra natal se capacitando. Iniciou sua vida pública em 1990 juntamente com a fundação do partido PSDB, no qual sempre foi atuante. Em 2007, no governo de Luiz Henrique de Carvalho (PSDB), assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, onde conseguiu a municipalização da Casa da Agricultura que pertencia ao Estado. Nesse mesmo período incentivou os munícipes, por meio dos cursos para assistente técnico ao produtor e jovem aprendiz.

Em 2013, no governo de Janete Pedrina de Carvalho Paes (PSDB), continuou na SEDRUMA como secretário e instituiu os planos de Macrodrenagem Urbano, Macrodrenagem Rural, Plano Integrado Municipal Saneamento Básico e Plano Integrado Municipal de Resíduos Sólidos, além da inclusão da cidade no programa “Município Verde Azul”.

Em meio a diversos trabalhos realizados pelo ex-secretário destacam-se: na reciclagem, o incentivo a COMARPS com auxilio de caminhão, motorista e ajudante, além do repasse mensal; Estudo para descarte correto dos materiais inservíveis (restos de construção, móveis, podas de árvores e outros), no qual o espaço está com licença prévia da CETESB; Promoveu dois leilões de maquinas e veículos inservíveis e a construção e reforma de passarelas no córrego da passagem com plantio de árvores.

Realizou várias revitalizações no município, entre elas estão a revitalização em frente a escola Narciso José e no Jardim Paiotti com plantio de árvores, grama e colocação de gradil e passarela. O agricultor auxiliou na construção de pontes com perfis metálicos em diversos bairros do município. Firmou parceria com a empresa Suzano para a construção da ponte que liga Ponte Alta ao Chapadão. Além dessas construções, fez a colocação de mais de mil metros de tubos, de diversos tamanhos, para escoamento das águas e a reestruturação no aterro sanitário dando-o mais vida útil e sendo licenciado pela CETESB até 2018. Promoveu a mudança e o aperfeiçoamento na coleta de lixo do município, além da execução e restauração da bacia de captação de água para abastecimento da cidade pela Sabesp.

Na casa da agricultura realizou curso de poda de frutíferas, de aplicação de defensivos e curso de operador de máquina e motorista, incentivando ao produtor rural, além de promover concurso público para engenheiro agrônomo e médico veterinário. Auxiliou, também, no Programa Melhor Caminho que prevê a conservação de estradas rurais. Melhorando 9km da estrada que liga Pinhal a Meia-Légua e está protocolado a prevenção de 8km da estrada que liga Pinhal a Campininha e 13km Turvo dos Antunes a Água Doce. Promoveu a reforma no abatedouro municipal e recebeu doação de veículos da Secretaria Estadual de Agricultura para o município de Pilar do Sul.

O agricultor Antonio, ao longo de sua vida pública, mostrou-se dedicado e empenhado em contribuir para o desenvolvimento de Pilar, além de todos esses feitos trabalhou desde da primeira Feira Agropecuária de Pilar do Sul, em 1997, até os dias de hoje, participando em cada evento independentemente do governo.

“Sinto orgulho por ser agricultor e pilarense! Mesmo desligado da SEDRUMA, continuarei contribuindo com o desenvolvimento de Pilar do Sul com meu trabalho de agricultor”, salienta o ex-secretário Antonio e registra seu agradecimento aos companheiros, colaboradores e a confiança da prefeita Janete Pedrina de Carvalho Paes.

*Leticia de Almeida
Estagiária / Jornalismo
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE