Justiça Eleitoral inicia recadastramento biométrico de eleitores de Piedade, Pilar do Sul e Tapiraí

Foto: TSE.
A Justiça Eleitoral comunica que a partir do mês de setembro será iniciado o Recadastramento Biométrio Ordinário nas cidades abrangidas pela 89ª Zona Eleitoral, Piedade, Pilar do Sul e Tapiraí.

Por questões técnicas, o atendimento será efetuado exclusivamente com agendamento e diretamente no Cartório Eleitoral de Piedade, localizado na rua Dr. Campos Sales, 66 - casa 02 - centro (atrás do mercado municipal).

A partir de 28 de agosto, os eleitores de Piedade, Tapiraí ou Pilar do Sul que necessitem fazer a inscrição eleitoral, alterar dados ou transferir o título precisarão agendar o atendimento, previamente, via internet no site www.tre-sp.jus.br/eleitor/agendamento-titulo-eleitoral-3, ou pelo telefone 148 ou pessoalmente no Cartório Eleitoral de Piedade. 

Para o correto preenchimento do agendamento, é sempre bom ter os documentos pessoais em mãos.

Após o agendamento, o interessado deverá comparecer ao Cartório Eleitoral no dia e horários agendados com um pouco de antecedência, munido com os originais dos documentos necessários: RG, ou certidão de nascimento, ou certidão de casamento, ou CTPS e comprovante de residência (obrigatórios) e CPF (facultativo).

Para jovens do sexo masculino que completaram ou completarão 18 anos em 2015 é necessária a apresentação de certificado de reservista ou protocolo que comprove que o interessado está em dia com as obrigações militares.

Os eleitores que já possuem o título de eleitor, inclusive os que votam facultativamente, como os maiores de 70 anos, os menores de 18 anos e os analfabetos, também deverão fazer o recadastramento.

Pilar do Sul

A Justiça Eleitoral informou que, por questões técnicas, a partir do mês de setembro, não será possível o atendimento no Posto Eleitoral de Pilar do Sul. O eleitor que necessite realizar alguma operação que envolva movimentação no cadastro eleitoral – primeiro título, revisão ou transferência, deverão, necessariamente, comparecer no Cartório Eleitoral em Piedade.

Certidões de quitação, de crimes eleitorais e outros serviços poderão ser obtidos via internet, desde que não hajam pendências ou inconsistências no cadastro do eleitor. Maiores informações no endereço eletrônico www.tre-sp.jus.br.

O que é a identificação biométrica para fins eleitorais

Com o objetivo de garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e ainda mais seguro, várias tecnologias têm sido desenvolvidas pela Justiça Eleitoral brasileira. A mais recente delas envolve a biometria, por meio do recadastramento biométrico, ou seja, do cadastro das impressões digitais dos eleitores.

A medida impede que uma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação em um pleito – já que não existem impressões digitais iguais – e faz parte do Programa de Identificação Biométrica do Eleitor brasileiro.

De forma pioneira, o recadastramento biométrico foi lançado com sucesso em três cidades de três estados diferentes, com foco nas eleições municipais de 2008. Naquele pleito, os pouco mais de 40 mil eleitores de Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC) foram identificados biometricamente.

Nas Eleições Gerais de 2010, mais de 1,1 milhão de eleitores de 60 cidades de 23 estados participaram das eleições gerais após a identificação de suas impressões digitais.

No pleito municipal de 2012, a tecnologia alcançou mais de 7,7 milhões de eleitores de 299 municípios de 24 Estados.

E nas Eleições Gerais de 2014, foram identificados pela biometria mais de 21 milhões de eleitores de todos os estados e do Distrito Federal, incluindo 15 capitais.  

Segundo dados de março de 2015, mais de 24,5 milhões de eleitores brasileiros já estão aptos a serem identificados pelas impressões digitais nos pleitos realizados pela Justiça Eleitoral.

Fonte: TSE
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

10 comentários:

Anônimo disse...

Sérgio, pelo que entendi TODOS os eleitores de Pilar deverão fazer o recadastramento biométrico em Piedade, é isso mesmo?

Sergio Santos disse...

Exatamente... 20 mil eleitores de Pilar terão que se deslocar para Piedade.

Não seria mais fácil deslocar 1 funcionário do TRE para vir a Pilar atender 20 mil eleitores?

Mas, sabe-se lá porque, 20 mil de Pilar terão que ir a Piedade falar com 1 funcionário do TRE.

Foi o que eu entendi.

Obs.: As informações me foram enviadas pelo TRE, de Piedade, e publiquei da forma que me enviaram.

Anônimo disse...

Sim , é isso mesmo vai ter que ir para Piedade os 20 mil eleitores, foi à informação que ouvi de um Vereador ,Que a Prefeitura não está cumprindo o que prometeu .
Foi o que ouvi no pátio da Prefeitura ,E porque não capacitar à Ivete Toledo e a Maria Emilia ,que já estão por dentro do assunto, e atendem muito bem o público ,Será que a Prefeita vai dar condução para 20 mil Eleitores para irem até Piedade ?

Anônimo disse...

É isso ai anônimo das 00:10 eu tbm acho bem mais facil capacitar os funcionarios daqui do que 20 mil eleitores irem pra piedade, e os que nao tem condição de irem até lá como vai Ser? Muitos tbm não tem tempo devido a correria do dia a dia. Mas essa prefeita só gosta de complicar a vida da gente mesmo viu.

Anônimo disse...

Mas as funcionárias me falaram que ia fechar para reforma , agora já estão dizendo que vai fechar o Cartório Eleitoral de Pilar do Sul ? Só o que falta mesmo , cadê os VEREADORES DE PILAR DO SUL ? Vão fazer o que ? Deixar FECHAR ? O certo é não votar mais ,Estamos só sendo PREJUDICADO .
Vamos juntar o povo e vamos conversar com a Prefeita ,O que é isso ? Até que pónto chegou !
Vamos chamar a TV TEM se a SRA Prefeita não der uma resposta o mais rápido possível ,Contamos com a colaboração e ajuda do POVO PILARENSE ,É para o nosso bem.

Anônimo disse...

O sistema político-administrativo brasileiro é organizado pelos poderes legislativo, executivo e JUDICIÁRIO, independentees e harmônicos entre sí - cada qual responsável pelo exercício de uma função típica do Estado.

Eu não sei em qual parte da noticia que vocês entenderam que a prefeita é a responsável pelo recadastramento biométrico de eleitores (e não é)...

A responsabilidade é da JUSTIÇA ELEITORAL (um dos poderes da república) e o Juiz Eleitoral de Piedade (que também é responsável por Pilar do Sul e Tapiraí).

A Prefeitura de Pilar do Sul cede (isso mesmo: cede) local (espaço), funcionários, paga a água e energia elétrica para o POSTO ELEITORAL funcionar em Pilar do Sul... Nem seria incumbência da Prefeitura, mas ela já faz isso... há muitos anos.

Todo o resto é responsabilidade da JUSTIÇA ELEITORAL.

Anônimo disse...

NAO DEVE FECHAR, muitos nao podem se locomover,nao tem meios economicos para ir daqui ate piedade, mal tem dinheiro para pagar a multa de 3 reais e pouco. As funcionarias do cartorio que deveriam fazer o curso,pois sao excelentes funcionarias,que nos atendem muito bem,com paciencia e amor .

Anônimo disse...

a prefeitura de piedade deveria mandar pelo menos 2 pessoas para atender a população de pilar, acho isso ridículo, como os 20 mil eleitores vão se deslocar daqui pra ir até a cidade vizinha, muitas pessoas não tem condições!!
a prefeita aqui de pilar deveria entrar em contato com a prefeita de piedade e tentar algum acordo porque assim não dá!!!!!

Anônimo disse...

Gentee do céuuuuuuuu!
Minha nossa sinhoraaaaaaaa!

Isso nada tem haver com prefeitura....
É com a JUSTIÇA ELEITORAL... é o Fórum... é o Juiz...

Anônimo disse...

Que eu sei a Prefeitura Tem a ver sim, será que ela está cumprindo com as obrigações dela?
Não tenho nada a ver com a Prefeitura, Mas esperamos de tudo nessa gestão.

Postar um comentário

PUBLICIDADE