Casa da Lavoura promove palestra sobre destino de embalagens de agrotóxicos

O encontro aconteceu no auditório da Educação/Por Sergio Santos.
A secretaria de desenvolvimento rural e meio ambiente (SEDRUMA) realizou nesta segunda-feira (22) uma palestra de conscientização sobre a destinação correta de embalagens vazias de agrotóxicos e a segurança do trabalhador rural, desde o manuseio correto dos produtos, como transporte, armazenamento, aplicação e, principalmente, o descarte correto das embalagens, que após serem utilizadas deve ser feita a tríplice lavagem e ser perfuradas e inutilizandas.

O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com técnicos da Casa da Lavoura e os palestrantes João Camilo, consultor técnico da empresa Arysta Life Science, fabricante de produtos agrotóxicos, que falou sobre o manuseio e aplicação correta dos produtos e a importância da utilização dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), e Kelly Camargo, representante da ADIAESP - Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de SP, que abordou a legislação e a normatização que regulamenta o descarte e destinação correta das embalagens.

Segundo os técnicos, em Pilar do Sul, nos últimos anos houve uma queda de cerca de 40% na entrega das embalagens vazias no Posto de Recolhimento, que fica na zona industrial. Dos mais de mil produtores rurais existentes no município, apenas 305 estão cadastrados e entregam regulamente as embalagens vazias, mas este ano apenas 105 deles entregaram as embalagens, o que é muito pouco no universo de produtos agrotóxicos vendidos no município.

Por lei, quem compra um produto agrotóxico deve devolver as embalagens vazias, mas nem todos o fazem e as descartam irregularmente no lixo comum, ou na própria propriedade rural, o que pode contaminar o meio ambiente, sobre tudo os mananciais, e colocar em risco a saúde das pessoas e dos animais.

Recentemente, explica os técnicos, foram encontradas várias embalagens vazias de produtos agrotóxicos em um container de lixo comum na zona rural. A partir desse fato a SEDRUMA está desenvolvendo uma campanha para conscientizar os produtores rurais sobre o descarte correto desse tipo de embalagem.

Mais informações podem ser obtidas na Casa da Lavoura, na Rua Major Euzébio de Moraes Cunha, centro, ou pelo telefone: (15)3278-2505 e no site da ADIAESP: www.adiaesp.com.br
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE