Foi um sucesso o VI Encontro Regional de Meliponicultores em Pilar do Sul

O evento reuniu 107 participantes / Foto: Divulgação.
Foi um sucesso o Encontro Regional de Meliponicultores realizado no último sábado (26) em Pilar do Sul. O evento que está na sexta edição reuniu um total de 107 participantes inscritos, inclusive um deles vindo do Paraguai, especialmente para o encontro.

O objetivo do evento é incentivar a criação e a preservação das abelhas indígenas sem ferrões. Foram realizadas palestras técnicas, sorteios de brindes e exposição de objetos e produtos relacionados à apicultura e de derivados do mel de abelha.

Os palestrantes foram Flávio Yamamoto (SOS Resgate de Abelhas Sem Ferrão) que abordou o tema “Florada Melitófilas”; Jorge O. Diogo (SOS Resgate de Abelhas Sem Ferrão) com o tema “Divisão de Colmeia e Iscas em Pet”; Névio Savieto, tema “Abelhas na América Central”; e José Mauro Souza (Furnas) que dissertou sobre a iniciação na Meliponicultura.

Para Nivaldo Gomes, um dos organizadores do Encontro, o evento superou as expectativas. “Começou pequeno, em 2010, e hoje tomou toda essa proporção e tivemos até um apicultor vindo do Paraguai. A participação poderia ter sido maior, mas por causa das fortes chuvas muitos criadores de outras cidades não puderam vir”, disse. “As palestras, as exposições, a troca de experiência entre os criadores foram muito boas. Agora é começar a planejar o evento do ano que vem”.

O VI Encontro de Meliponicultores de Pilar do Sul e Região foi organizado pelos apicultores Nilton Brisola, do Meliponário Rei Alpha, e Nivaldo Gomes da Silva, do Meliponário Gomes Pilar, com apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Pilar do Sul e SOS Resgate de Abelhas Sem Ferrão.

Segundo Nivaldo, Pilar do Sul conta com aproximadamente 50 meliponicultores sendo que cerca de 15 deles produzem em escala comercial. Os outros são amantes da apicultura e a desenvolvem para consumo próprio, ou apenas por hobby.

Fotos: Divulgação.






No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE