Secretaria promove formação para os ADEBS e estagiários da educação infantil

Fotos: Divulgação/Secretaria de Educação.
A Secretaria Municipal de Educação de Pilar do Sul valoriza a etapa da educação infantil, pois é nela que tudo começa. Ela é a base para uma boa educação e formação do caráter. Na educação infantil o brincar, educar e cuidar fazem parte da rotina, dessa forma, nada melhor que realizar atividades que proporcionem alegria e prazer, oportunidade de autodomínio, auto expressão e auto realização.

É na educação infantil que inicia o processo de estimulação das percepções visual, espacial, auditiva e tátil da criança, bem como o desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina; nesta fase é oportunizada a construção do conhecimento lógico-matemático, o desenvolvimento das linguagens oral e escrita, musical e artística, a expressão facial e corporal, o ritmo, a agilidade mental, o equilíbrio, a lateralidade, a concentração, a atenção, o reflexo, a prontidão de reação, a criatividade e a autonomia.

Consciente dessas premissas a Secretaria de Educação promoveu varias formações para os estagiários e os Auxiliares de Desenvolvimento da Educação Básica (ADEBS), sendo a primeira formação: “Recreação”, ministrada pelo professor de educação física, Bruno Nascimento Pereira; A segunda: “Estimulo”, ministrada pela terapeuta ocupacional, Thaís Cristiane de Almeida Toledo Caetano; E a terceira: “Primeiros Socorros”, uma parceria com Secretaria de Saúde e Bem Estar ministrada pelo enfermeiro Mauro, responsável pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

A iniciativa buscou orientar e qualificar os funcionários que munidos de informações precisas, poderão beneficiar seus alunos com essas metodologias por meio de atividades lúdicas de recreação livre e dirigida, além de desenvolver a psicomotricidade (processo que envolve a combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais, o que auxilia no desenvolvimento motor e intelectual), facilitando, assim, o processo de ensino-aprendizagem.

Fonte: Equipe da Secretaria de Educação

No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

3 comentários:

Anônimo disse...

Diga-se de passagem que estes cursos ocorrem em horàrio de trabalho ,prejudicando o andamento da escola pois no lugar delas a Secretaria da educação não coloca substituto è a escola tem que se virar atendendo a professora sozinha quase 20 crianças, isso é um absurdo elas tinham que fazer esses cursos fora do horàrio de trabalho como são das professoras e outra, isso tinha que ser feito no começo do ano letivo è não agora ...pois elas estão na escola desde que começou as aulas.

Anônimo disse...

Pelo comentário acima deve ser uma pessoa de escola por que sabe destas informações...e que com certeza só se preocupa com o próprio salário e não com as crianças... já que de certo prefere ver uma criança se afogando com um profissional destreinado ao seu lado....parabéns professora pela sua consciência..

Anônimo disse...

Querida, não sou professora ,mas meu filho e meu sobrinho fica com essas profissionais e no dia em que estavam em curso as mesmas não gostaram...por que estavam preocupadas com as crianças sozinhas só com a professora e alias dona desinformada na escola não tem piscina e nem tomam banho nas escolas , não tem como se afogar ...

Postar um comentário

PUBLICIDADE