Católicos celebram o dia de Nossa Senhora Aparecida com procissão, missa e teatro

Foto: Divulgação / Paróquia Bom Jesus do Bom Fim.
Católicos de Pilar do Sul realizam nesta segunda-feira (12) celebrações em homenagem ao dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira da Igreja Católica no Brasil.

Pela manhã aconteceu uma procissão que partiu da Igreja Matriz as 6h com destino a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Bom Retiro, onde foi celebrada uma missa com  a participação do Coral Bom Jesus, com liturgia da própria comunidade local.

As 19h30 acontecerá uma missa, na Igreja Matriz, e em seguida, as 21h, será encenado o 1º Teatro Musical de Nossa Senhora Aparecida na Praça da Matriz.

Data é celebrada desde 1953

A festa da Padroeira do Brasil já foi celebrada em diversas datas: dia da Imaculada Conceição (08/12). No quinto domingo após a Páscoa. No primeiro domingo de maio (mês de Maria). No dia sete de setembro (Dia da Pátria).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua assembleia geral de 1953, determinou que a festa fosse celebrada, definitivamente, no dia 12 de outubro, pelos seguintes motivos: associação com a data de descobrimento da América, comemoração do Dia da Criança (a Virgem Mãe de Deus e nossa!), e por ser outubro o mês da data em que a imagem milagrosa foi encontrada no Rio Paraíba do Sul, em 1717.

Por ocasião da visita do Papa João Paulo II ao Brasil, o então Presidente da República, General João Batista Figueiredo, promulgou a Lei Nº 6.802, de 30 de junho de 1980, “declarando feriado federal o dia 12 de outubro para o culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida”, conforme consta no Diário Oficial da União de 1º de julho de 1980.

A festa da Padroeira do Brasil tem por objetivo fazer memória da devoção a Nossa Senhora Aparecida; fazer o anúncio queriguimático de que Jesus é o Deus encarnado no seio da Virgem Maria e nosso único Salvador; e reunir o povo católico em oração, comemorando sua Rainha e Padroeira. (Fonte: Santuário Nacional de Aparecida).

No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE