Escolas estaduais de Pilar do Sul passarão por reorganização escolar em 2016

As escolas Cida Rechineli e Cida Lacerda lecionarão apenas ensino médio enquanto que Odilon e Anchieta o ensino fundamental
Odilon apenas ensino fundamental/Foto: Reprodução/Tomio Sekine.

Quatro escolas estaduais de Pilar do Sul, Odilon, Cida Lacerda, Anchieta e Rechineli, passarão pelo processo de reorganização escolar definido pela Secretaria de Estado da Educação.

A informação foi divulgada na quinta-feira (29). O objetivo é tornar as unidades em ciclo único, focadas em apenas uma única faixa etária.

As mudanças e o novo modelo entrarão em vigor a partir do início do ano letivo de 2016 em todo o estado de São Paulo.

Segundo a Secretaria de Educação, a reorganização da rede atende a dois fatores: uma mudança demográfica no Estado, que, desde 1998, teve um declínio de dois milhões de alunos em suas unidades de ensino; e à constatação de que escolas de segmento único, modelo a ser intensificado, têm um rendimento de até 28,4% superior às demais.

O estudo da secretaria estadual de Educação foi discutido regionalmente, levando em consideração a realidade demográfica e especificidades de cada município.

Os critérios para as mudanças incluíam o número máximo de alunos por sala e o deslocamento limite de 1,5 quilômetro da atual escola para a nova unidade.

“O momento é propício para mudanças e elas são necessárias. O roll de prédios construídos nos últimos anos atende a uma população que diminuiu consideravelmente e, por isso, é possível que agora entreguemos escolas melhores, focadas em ações pedagógicas para cada etapa do ensino”, afirmou o secretário estadual da Educação, Herman Voorwald.

Reunião

Para ouvir os responsáveis e esclarecer dúvidas de pais, alunos e da comunidade escolar, a Secretaria da Educação criou o chamado “Dia E”, da Educação, que ocorrerá em 14 de novembro, em todas as escolas do Estado.

Estado

Em todo o Estado mais 754 escolas passarão a ser de ciclo único. Outras unidades já funcionam nesse modelo. Sendo assim, um total de 2.197 escolas (43% do total) passará a funcionar neste modelo a partir de 2016.

Ao todo, 94 escolas da rede estadual serão fechadas, e terão de transferir seus alunos para outras unidades próximas. Destas, 66 ficarão à disposição dos municípios para uso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Centro Educacional Unificado (CEU) ou para creches.

Pilar do Sul

As escolas Odilon, Cida Lacerda, Anchieta e Rechineli, passarão pelo processo de reorganização escolar proposta pela Secretaria Estadual de Educação.

Com as mudanças, os alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) da escola Cida Rechineli serão remanejados, automaticamente, para o Anchieta, enquanto que os alunos do ensino médio (1ª a 3ª série) do Anchieta passarão a estudar no Rechineli.

Os alunos do Odilon e do Cida Lacerda passarão pelo mesmo processo, já que a escola Odilon será apenas para alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e a Cida Lacerda para os do ensino médio.

Veja como era o modelo anterior, até 2015, e como será a partir de 2016: 

Escola Padre Anchieta (Campo Grande)
2015 - Ensino fundamental (anos finais - 6º ao 9º ano) e ensino médio (1ª a 3ª série)
2016 - Ensino fundamental anos finais (6º ao 9º ano)

Escola Profa. Maria Aparecida Rechineli Modanezi (Santa Cecília)
2015 - Ensino fundamental (anos finais - 6º ao 9º ano) e ensino médio (1ª a 3ª série)
2016 - Ensino médio (1ª a 3ª série)

Escola Profa. Maria Apparecida Mendes Silva Lacerda (Jardim Colina)
2015 - Ensino fundamental anos finais (6º ao 9º ano) e ensino médio (1ª a 3ª série)
2016 - Ensino médio (1ª a 3ª série)

Escola Vereador Odilon Batista Jordão
2015 - Ensino fundamental anos finais (6º ao 9º ano) e ensino médio (1ª a 3ª série)
2016 - Ensino fundamental anos finais (6º ao 9º ano)

Veja no site da Secretaria mais informações (clique aqui).
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE