Moradoras se unem para recolher lixo das ruas e dos terrenos baldios na Nova Pilar

O objetivo é limpar a cidade, combater a dengue e conscientizar as pessoas para o descarte correto de lixo e entulhos
Fotos: Divulgação/Ana Paula.

Cansadas de ver tanto lixo descartado irregularmente o que, além de causar doenças, confere um aspecto ruim ao bairro, um grupo de seis mulheres resolveu recolher, elas mesmas, o lixo das ruas e dos terrenos baldios na região do Jardim Nova Pilar.

O objetivo, conta Marlene, uma das voluntárias, é limpar a cidade, combater o mosquito da dengue e conscientizar as pessoas sobre a importância de se preservar o meio ambiente e de descartar corretamente o lixo e os materiais inservíveis e, assim, evitar a proliferação de insetos e animais peçonhentos e, consequentemente, doenças.

Marlene, 45 anos, estava acompanhada da filha Ana Paula, 28, e da neta Sthephany, 10, e das suas vizinhas e amigas Célia, Lazinha e Ana Paula, esta de apenas 09 anos.

“Primeiro a gente ficou sabendo que tinha rato na vizinhança e ficamos preocupadas, porque só poderia ser por causa do lixo acumulado nos terrenos, ou jogado nas ruas. Depois, uma amiga pegou dengue, daí surgiu à ideia da gente se unir e limpar o bairro”, disse Ana Paula.

O trabalho das voluntárias começou hoje pela manhã na avenida Antonio Lacerda, próximo a escola Hilda Holtz. Elas disseram que surpreenderam com a quantidade de lixo encontrado, já que as pessoas descartam de tudo, desde plástico, papel e latas até sofás, madeiras e restos de construção. “A maioria dos materiais são recicláveis e os catadores passam aqui na Nova Pilar todas as quintas-feiras. Então era só separar que eles levam”.

“Amanhã (15/12) vamos fazer uma limpeza na área de lazer do Jardim Nova Pilar, próximo ao campo de futebol. Quem quiser vir nos ajudar será muito bem vindo. Precisamos conscientizar a população e quanto mais pessoas vier, melhor. Será sempre pela manhã, porque o calor é mais ameno”, disseram. 

Ana Paula, umas das voluntárias, enviou as fotos da ação para a prefeita Janete Carvalho (PSDB), que imediatamente deixou o seu gabinete na prefeitura e foi até a casa da Marlene conversar com elas e as parabenizar pela iniciativa.

“A atitude de vocês é louvável e eu fiz questão de vir aqui parabeniza-las e colocar a Prefeitura à disposição para ajudar no que for preciso”, disse a prefeita.

Janete explicou que a Prefeitura faz o possível para manter a cidade limpa, fazendo a coleta regular de lixo, que incentiva a coleta seletiva, faz campanha de conscientização, mas que alguns ainda insistem em descartar o lixo irregularmente. "Se tivéssemos mais pessoas com atitudes de cidadania, como vocês, a cidade seria melhor", disse Janete.

Durante a visita a prefeita se prontificou a providenciar um veículo para transportar os sacos de lixos recolhidos pelas voluntárias, além de intensificar a coleta e a fiscalização, afim de punir quem descarta irregularmente lixo e materiais inservíveis na rua e em terrenos baldios.

Nota da redação:

A sociedade tem direitos e deveres e a Prefeitura tem a obrigação de recolher o lixo, mas é dever do cidadão jogar o lixo no lixo e manter limpo e cuidado o bairro que reside, afinal é onde todos nós vivemos.

Se cada um sair do discurso fácil, do conforto da crítica pela crítica, e fazer algo de prático, cuidando da nossa rua e do nosso bairro, com certeza teremos uma cidade melhor para todos nós.

Parabéns as voluntárias pela iniciativa e que essa ideia contagiem todas as pessoas.




 Fotos: Divulgação/Ana Paula.

Janete, Ana Paula e Marlene / Foto: Sérgio Santos
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

6 comentários:

Anônimo disse...

PARABÉNS PELA ATITUDADE, SE TODA A POPULAÇÃO TIVESSE A CONSCIENCIA DESTAS MORADORAS NÃO PRECISA O POVO FICAR FAZENDO A TAREFA DA PREFEITURA.

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa, mulheres abençoadas.
Sra. prefeita tenho grande admiração pela pessoa que é mas espero que tenha passado pela esquina perto dos box que da acesso ao bairro Nova Pilar e tenha percebido o cheiro que tem naquele lugar, outra coisa seria muito interessante passar por lá no domingo de manhã onde fica muita sujeira, é muito lixo jogado na rua, sem contar a água fedida e os inúmeros buracos.

Anônimo disse...

Não sou apoiador das atitudes desta administração, mas, tenho que descordar desta reclamação, pois, questão de sujeira jogada na rua o culpado somos nós mesmos, falta de educação de pessoas que resulta nisso, nós mesmos devemos fiscalizar e identificar os culpados e punir. Cá entre nós se sempre que sujarem simplesmente limparmos jamais os infratores vão se conscientizar.

Anônimo disse...

De nós não!
Pois sou morador do bairro e não faço isso.
Basta o dono do bar da esquina recolher o lixo que os clientes dele jogam

Anônimo disse...

Comerciantes deveriam ser responsabilizados por sujeira na calçada, guia e rua de frente ao comercio. Mexa no bolso, aplique-se multas, a prefeitura deveria ficar com sujeira na rua, canteiros e buracos. Com estas penalidades arrecadadas poderiam usa-las em beneficio do próprio povo, com mais cestos de lixo nas praças e logradouros públicos, é um dinheiro destinado para o próprio povo.

Anônimo disse...

Pode-se falar muita coisa desta administração (Prefeitura), mas em relação a limpeza tem sido feito o possível pra melhorar. Basta olhar a quantidade de containers espalhados pela cidade, localizados em lugares estratégicos, perto de restaurantes movimentados...E tem uma: a população tem que ajudar também. Se as pessoas fizessem 1% do que essas mulheres estão fazendo já teríamos uma cidade bem melhor.

Postar um comentário

PUBLICIDADE