Defesa Civil desmente boato sobre rompimento das barragens das represas Batista e Jorda Flor

Represa da usina Batista / Foto: Arquivo / Sérgio Santos.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) de Pilar do Sul divulgou nota para desmentir um boato de que as barragens das represas das usinas hidroelétricas Batista e Jorda Flor estariam com risco de rompimento.

Segundo a nota, publicada na página oficial da Defesa Civil no Facebook (aqui) no início da noite desta quarta-feira (13), o "boato teria o objetivo de disseminar o medo e desestabilizar emocionalmente a população, em um momento que ela já está assustada com as fortes e constantes chuvas dos últimos dias".

Para Pedro Samuel de Camargo, coordenador da Defesa Civil no município, não existe esse risco no momento, mas se viesse a acontecer provocaria muito estrago a população e propriedades ribeirinha ao longo do rio Turvo, mas jamais ao ponto de atingir a altura da torre da Igreja e destruir Pilar do Sul e Itapetininga inteiras, como dissemina o boato nas redes sociais.

“Por precaução, a prefeita Janete Carvalho cobrou da COMDEC e da secretaria de negócios jurídicos que requeiram um laudo com RT (Responsabilidade Técnica) das condições das barragens dessas represas, para que possamos assim, de forma técnica e com responsabilidade, divulgar o laudo e demonstrar a atual situação delas”, disse Camargo.

As usinas hidroelétricas Batista e Jorda Flor ficam localizadas no km 136 da rodovia José de Carvalho (SP-250), que liga Pilar do Sul a Piedade, e ambas pertencem a empresa Amanary Eletricidade Ltda., que produz e comercializa energia elétrica.

Nossa reportagem tentou contato com a direção da empresa pelos os números telefônicos divulgados na internet, mas ninguém atendeu as ligações.

Em 2011 a represa foi esvaziada

Em junho de 2011 a represa da usina Jorda Flor foi completamente esvaziada. A empresa não explicou o motivo, mas boatos davam conta de que haveria uma fissura na barragem e que ela teria sido esvaziada para manutenção (veja aqui).
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE