Chuva deve continuar até quinta-feira e Defesa Civil alerta para riscos

Região do Beira Rio ficou alagado / Foto: Anderson Luiz.
A chuva voltou a cair com muita intensidade na região e deve continuar até, pelo menos, quinta-feira, segundo previsão divulgada pela Somar Meteorologia.

Diante da chuvarada, o Comdec (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) divulgou um alerta para o risco de ocorrer enchentes, alagamentos, queda de árvores e barreiras e deslizamento de terras e encostas.

Segundo o boletim da Defesa Civil de Pilar do Sul em um período de 24 horas, das 7h de ontem até a manhã de hoje, foi registrado uma precipitação de 54mm de chuva, o que significa 54 litros d’água por metro quadrado, um índice considerado alto para o período.

A Casa da Agricultura informou que o acumulado no final de semana foi de 155mm, mais da metade do esperado para todo o mês de janeiro, que seria de 220mm.

De acordo com a Somar Meteorologia o volume é considerado expressivo, mas dentro do esperado para o período, levando em conta que o verão brasileiro é chuvoso e, este ano, a atuação do 'El Niño' intensifica tal característica.

A Defesa Civil divulgou ocorrências de enchentes ao longo do curso do rio Turvo e seus afluentes. Segundo o órgão, a o rio está cheio e não está conseguindo escoar toda a água que vem caindo nos últimos dias, ocasionando cheias nos seus afluentes.

Nesse domingo (10), as cheias ocorreram no ribeirão do Pilar nos bairros do Sossego, onde a represa de captação d’água da Sabesp não suportou o volume, transbordou e invadiu a estrada, e no Beira Rio, que também ficou alagado.

Previsão para hoje

Segundo o boletim meteorológico divulgado pelo Núcleo de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil estadual, a segunda-feira (11) será de tempo instável com chuvas fracas no sul do estado e em pontos isolados do norte paulista e com chuviscos isolados nas demais regiões. No decorrer do dia o tempo permanece nublado e podem ocorrer chuvas rápidas, com pancadas de chuva generalizadas no período da tarde.

Mais ocorrências no domingo (10)

Na rodovia José de Carvalho (SP-250), entre Pilar do Sul e Piedade, uma árvore não suportou a força do vento, caiu e interrompeu o tráfego nos dois sentidos. Os próprios usuários se uniram e, com uma camionete, arrastaram e desbloquearam a via. Apesar do susto, ninguém se feriu. A internauta Taís Fernanda passava pelo local, fez e publicou as fotos no Facebook.

No Jardim Pinheiro a enxurrada ampliou ainda mais a erosão em um terreno da Prefeitura localizado na rua Sebastião de Toledo, nos fundos do recinto Chico Mineiro. Uma gigantesca cratera se abriu na margem da rua e assustou os moradores e coloca em risco quem trafega ou transita por aquela via. Moradora próximo ao local, Daniele Castanho, fez as fotos. “Gente olha o perigo aqui no Pinheiro, tem crianças brincando aqui nesse buraco... Vai cair tudo”, disse preocupada.
Queda de árvore na rodovia SP-250 / Foto: Taís Fernanda.
No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

3 comentários:

Anônimo disse...

A cratera que abriu no jardim pinheiro é uma vergonha, esperaram chegar neste ponto, quanto tempo vem reclamando sobre aquele local, simplesmente falta de capacidade.

Anônimo disse...

Sergio, cadê a matéria sobre a interdição do trecho onde abriu uma cratera no jardim pinheiro, aquela falta de vergonha na cara, agora vai ficar lá parado dizendo que não tem verba para arrumar e quando era só um probleminha que podiam ter resolvido o tempo estava bom ninguém fez nada, se tiver que tirar dinheiro do bolso do contribuinte para arrumar aquela falta de competência o Pau vai comer.

Anônimo disse...

Sergio, tem que pedir para seu amigo Pedro "novidade" e companhia ver a situação do final da avenida Antônio Lacerda um pouco pra frente da entrada do condomínio de empresas, que o asfalto rachou e esta cedendo com quase meia pista, e é quase imperceptível. Fica ai o recado.

Postar um comentário

PUBLICIDADE