Pilar do Sul participa em Atibaia do IX Festival Revelando São Paulo


A cultura tropeira de Pilar do Sul foi representada no IX Revelando São Paulo, o Festival da Cultura Paulista Tradicional, realizado entre os dias 20 e 24 de janeiro em Atibaia-SP e que reuniu mais de cem municípios paulistas.

Uma das tradições marcantes deste encontro da diversidade e patrimônio imaterial paulista, é o Rancho Tropeiro, onde a atmosfera tropeira é revivida por meio da culinária, das modas de violas, dos fogões a lenha a da hospitalidade destas famílias tradicionais.

Neste espaço um rancho de madeira foi montado pela prefeitura de Pilar do Sul e a paçoca de carne e algumas delícias de milho verde foram apresentadas pela comitiva pilarense formada por: Tere Paiva, Juarez Sandro Ribeiro, Eduardo de Queiroz, Ednéia Brasilio, Jandira Brasílio e Enderson Queiroz, ao grande público presente nos cinco dias do festival.

Marcelo Moraes, produtor de culinária do Revelando São Paulo comenta: “Este ano houve uma novidade no rancho tropeiro, com a participação de mais municípios, engrandecendo e encantando mais o Revelando São Paulo. Pilar do Sul foi um destes municípios representando as iguarias tradicionais derivadas do milho, qual registramos o público visitando o rancho, se apropriando da preparação e degustando os produtos ali produzidos”.

É a terceira edição que Pilar do Sul participa e, além da culinária, grupos artísticos como a Banda Lira Pilarense e o Grupo de Danças Gaúchas Tropeiros da Nascente representaram nosso município em edições anteriores.

Rafael Leitão, assessor de imprensa da Abaçaí Cultura e Arte, organizadora do evento afirmou que “a participação de Pilar do Sul no Revelando São Paulo tem muita sintonia com a proposta do programa de jogar luz na culinária tradicional. A paçoca de carne, iguaria de destaque do município, é uma das marcas do universo tropeiro, que por sinal tem total significância na história da cidade. Trata-se de uma manifestação cultural bem presente e que quando chegou no Festival não só atraiu a atenção de muitos apreciadores, como também trouxe uma grande participação de Pilar do Sul nas Redes do Revelando. Os munícipes de Pilar ou os que tem ligação com a cidade, se viram representados culturalmente. Por exemplo, quando o município de Pilar do Sul estreou na culinária do Revelando Vale do Ribeira, em 2015, sua participação teve uma grande repercussão na cidade e se caracterizou como uma interessante manifestação da culinária tradicional inserida no Revelando. Após o fim do Festival, a cidade ficou um bom tempo como a terceira do Brasil com número de seguidores, com 2.133 pessoas alcançadas”.

O Festival Revelando São Paulo foi criado em 1996 e atualmente há mais de 180 municípios participantes de todas as regiões do estado de São Paulo, apresentando a rica culinária paulista, artesanato e manifestações culturais, como jongos, congos, grupos folclóricos de comunidades de imigrantes, cururus, comunidades indígenas, trança fitas, bandas e fanfarras, irmandades religiosas, quilombolas, violeiros e orquestras de violas, ciganos e fandangos.

Neste ano a Secretaria de Cultura e Turismo de Pilar do Sul (Sectur) pretende expandir a participação do município no festival, inscrevendo mais expositores tanto na culinária, como no artesanato e apresentações artísticas.

Por: Secretaria de Cultura e Turismo / Fotos: Divulgação.





Compartilhar no Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. Editor responsável pelo Blog do Sérgio Santos. Registro de Jornalista MTB 51.754 / SP.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

4 comentários:

  1. o sergião tem dó essa noticia vc tinha que ter dado antes prá que a gente fosse prestigia-los.

    ResponderExcluir
  2. Ele sempre é atrasado nas notícias

    ResponderExcluir
  3. parabéns amigos ,EDUARDO DE QUEIROZ ,JUAREZ SANDRO,E OS DEMAIS PARTICIPANTES DO EVENTO ,PARABENIZO DE CORAÇÃO VÇS

    ResponderExcluir