Pilar do Sul participa em Atibaia do IX Festival Revelando São Paulo

A cultura tropeira de Pilar do Sul foi representada no IX Revelando São Paulo, o Festival da Cultura Paulista Tradicional, realizado entre os dias 20 e 24 de janeiro em Atibaia-SP e que reuniu mais de cem municípios paulistas.

Uma das tradições marcantes deste encontro da diversidade e patrimônio imaterial paulista, é o Rancho Tropeiro, onde a atmosfera tropeira é revivida por meio da culinária, das modas de violas, dos fogões a lenha a da hospitalidade destas famílias tradicionais.

Neste espaço um rancho de madeira foi montado pela prefeitura de Pilar do Sul e a paçoca de carne e algumas delícias de milho verde foram apresentadas pela comitiva pilarense formada por: Tere Paiva, Juarez Sandro Ribeiro, Eduardo de Queiroz, Ednéia Brasilio, Jandira Brasílio e Enderson Queiroz, ao grande público presente nos cinco dias do festival.

Marcelo Moraes, produtor de culinária do Revelando São Paulo comenta: “Este ano houve uma novidade no rancho tropeiro, com a participação de mais municípios, engrandecendo e encantando mais o Revelando São Paulo. Pilar do Sul foi um destes municípios representando as iguarias tradicionais derivadas do milho, qual registramos o público visitando o rancho, se apropriando da preparação e degustando os produtos ali produzidos”.

É a terceira edição que Pilar do Sul participa e, além da culinária, grupos artísticos como a Banda Lira Pilarense e o Grupo de Danças Gaúchas Tropeiros da Nascente representaram nosso município em edições anteriores.

Rafael Leitão, assessor de imprensa da Abaçaí Cultura e Arte, organizadora do evento afirmou que “a participação de Pilar do Sul no Revelando São Paulo tem muita sintonia com a proposta do programa de jogar luz na culinária tradicional. A paçoca de carne, iguaria de destaque do município, é uma das marcas do universo tropeiro, que por sinal tem total significância na história da cidade. Trata-se de uma manifestação cultural bem presente e que quando chegou no Festival não só atraiu a atenção de muitos apreciadores, como também trouxe uma grande participação de Pilar do Sul nas Redes do Revelando. Os munícipes de Pilar ou os que tem ligação com a cidade, se viram representados culturalmente. Por exemplo, quando o município de Pilar do Sul estreou na culinária do Revelando Vale do Ribeira, em 2015, sua participação teve uma grande repercussão na cidade e se caracterizou como uma interessante manifestação da culinária tradicional inserida no Revelando. Após o fim do Festival, a cidade ficou um bom tempo como a terceira do Brasil com número de seguidores, com 2.133 pessoas alcançadas”.

O Festival Revelando São Paulo foi criado em 1996 e atualmente há mais de 180 municípios participantes de todas as regiões do estado de São Paulo, apresentando a rica culinária paulista, artesanato e manifestações culturais, como jongos, congos, grupos folclóricos de comunidades de imigrantes, cururus, comunidades indígenas, trança fitas, bandas e fanfarras, irmandades religiosas, quilombolas, violeiros e orquestras de violas, ciganos e fandangos.

Neste ano a Secretaria de Cultura e Turismo de Pilar do Sul (Sectur) pretende expandir a participação do município no festival, inscrevendo mais expositores tanto na culinária, como no artesanato e apresentações artísticas.

Por: Secretaria de Cultura e Turismo / Fotos: Divulgação.





No Google Plus

Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar com Facebook

4 comentários:

Anônimo disse...

o sergião tem dó essa noticia vc tinha que ter dado antes prá que a gente fosse prestigia-los.

Anônimo disse...

Ele sempre é atrasado nas notícias

Cristiano Batista disse...

Parabéns aos envolvidos.

Anônimo disse...

parabéns amigos ,EDUARDO DE QUEIROZ ,JUAREZ SANDRO,E OS DEMAIS PARTICIPANTES DO EVENTO ,PARABENIZO DE CORAÇÃO VÇS

Postar um comentário

PUBLICIDADE