Prefeitura começa na segunda-feira a reconstrução da tubulação da estrada para Tapiraí

A obra será executada em parceria com a Suzano e a previsão de conclusão e liberação para o tráfego é de 15 dias.
Foto: Sérgio Santos.

Em uma reunião realizada nesta terça-feira (12), foi decidido que a Prefeitura vai executar com mão-de-obra própria a tubulação do córrego da Vila São Manoel, sob a estrada vicinal José Waldemar Mazzer, acesso a Tapiraí e ao litoral sul, e que ruiu com as fortes chuvas no dia 02 de janeiro.

O objetivo, explicou a prefeita Janete Carvalho (PSDB), é agilizar o serviço e liberar, o quanto antes, o tráfego naquela estrada. “É uma via importante para a população, para os turistas que acessam o litoral e, principalmente, para os produtores e empresários rurais, sem contar que logo volta as aulas e o transporte de estudantes seria muito prejudicado”, disse Janete. “Se fossemos licitar e contratar uma empresa todo o procedimento levaria até quatro meses. Então decidimos utilizar a própria estrutura da Prefeitura e executar a obra. Se o tempo ajudar e tudo correr bem, a meta é liberar o tráfego em um prazo de até 15 dias”, explicou.

A canalização será feita utilizando três linhas de tubo de concreto armado de 1,5 metro de diâmetro, aumentando em quase três vezes a vasão que existia anteriormente, e pedra rachão. O material já foi comprado e a obra tem início previsto, se não chover, para segunda-feira, 18. Para execução dessa obra, a Prefeitura fechou uma parceria com a companhia Suzano Papel e Celulose, que explora plantações de eucaliptos naquela região, que cederá uma máquina PC - escavadeira hidráulica Poclain, para auxiliar na obra.

Participaram da reunião o vice-prefeito Angelo Paiotti, os secretários Juliana Honda (obras), José Francisco (finanças) e Cristiano Batista (administração), Eduardo Oliveira (engenheiro da prefeitura), Luiz Antonio de Barros (diretor de obras), Raquel Dodopoulos (advogada da prefeitura), Pedro Samuel (Defesa Civil) e o engenheiro Maurício Paes, primeiro cavalheiro do município.

Eles avaliaram os diversos problemas ocasionados pelos temporais e elencaram as prioridades e os locais mais problemáticos, com acessos únicos e pontos de encalhe, recuperação de estradas e pontes.

Além da tubulação do córrego da Vila São Manoel, entre outras essenciais e que serão dada prioridade, está a erosão na rua Sebastião de Toledo, no Jardim Pinheiro. Em decorrência dos temporais, uma cratera que se abriu e a rua está parcialmente interditada em um trecho. Naquele local será feita uma tubulação com bocas-de-lobo, de aproximadamente 280 metros, que levará as águas pluviais até o córrego do Araújo. Para execução dessa obra a Prefeitura vai fornecer o material e licitar a mão-de-obra. O prazo de licitação será de 20 dias e de execução de 25 dias, contados após a expedição da ordem de serviço.

Outra obra que foi apontada como prioridade é a ponte sobre o Rio Turvo no bairro Turvo dos Antunes, na zona rural. Por causa da enchente a ponte foi danificada e o tráfego está parcialmente interditado para veículos leves e proibido para caminhões e veículos pesados. Uma empresa será contratada para executar a obra, com prazo de 30 dias para execução, após o início do serviço.

As outras, pelo menos, oito pontes e tubulações danificadas na zona rural estão sendo consertadas, ou refeitas, pelas equipes próprias da prefeitura, algumas delas em parcerias com os proprietários de sítio nas localidades.

O vice-prefeito Angelo Paiotti, que também responde pela coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sedruma), disse que a Prefeitura já adquiriu 1.200 toneladas de pedra para recuperação das estradas rurais e que, assim que estiar, os serviços serão intensificados.

Na reunião, a prefeita Janete cobrou empenho máximo das secretarias envolvidas, como de obras e de desenvolvimento rural, e dos encarregados dos serviços, para minimizar os prejuízos da população.

Para a execução de obras, como manutenção de estradas rurais, de recuperação de pontes e de manutenção de prédios públicos, a Prefeitura conta com cerca de 36 profissionais, quatro retroescavadeiras, três motoniveladoras (patrol), duas pás-carregadeiras e seis caminhões e todos estão empenhados nos serviços de recuperação dos estragos ocasionados pelos temporais, na cidade e na zona rural.

“Todas as equipes e secretarias estão trabalhando, e muito, para recuperar as estradas rurais, as pontes e solucionar os problemas e peço a população que tenha paciência, porque foram muitas ocorrências, nossa equipe é reduzida e toda contratação e compra de materiais tem que ser precedida de licitação e obedecer os trâmites legais e isso demanda tempo, sem contar que esses gastos não estavam previstos no orçamento, mas estamos solicitando recursos dos governos federal e estadual para nos auxiliar nas despesas”, disse Janete.
Equipe trabalhando no córrego do Peixinho / Foto: Sérgio Santos.
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Sobre Sergio Santos

Jornalista, radialista e publicitário. MTB 51.754/SP.
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3 comentários:

Anônimo disse...

espero que não só este caso seja solucionado mais como tantos outros que existem em nossa cidade, alem do asfalto que falta em grande parte de nossa cidade, buracos e sinalização, e só uma chuva mais forte cair que vemos a deficiência da cidade

Anônimo disse...

Esperamos que resolvam esse grave problema mesmo !! Também quero chamar a atenção das autoridades pra um outro caso que parece que estão deixando de lado que é daquela rodovia que liga pilar à salto de pirapora, aquela cratera que tem lá faz tempo está piorando agora com as chuvas e está ficando oco nas laterais dela, logo algum carro vai ser sugado no buraco, acho que só quando alguma vida se perder é que vão tomar providências, que mundo é esse meu DEUS!!!!!!

Anônimo disse...

Essa cratera entre Salto e Pilar, conforme já foi muito falado (inclusive aqui no blog) é de inteira da responsabilidade do DER (Departamento de Estradas de Rodagem). A Prefeitura não deve, nem pode, tomar providências em relação ao caso, a não ser cobrar os órgãos competentes (o que parece que já foi feito várias vezes), sinalizar o local....rsrs.

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